A Cultura do Imediatismo no Marketing - V4 Company
Artigos

A Cultura do Imediatismo no Marketing

A grande maioria das empresas brasileiras ainda não sabem qual é realmente a função das ações marketing e quais são seus benefícios no longo prazo.

Falo isso com muita propriedade pois já atendi várias empresas que estavam com problemas de fluxo de caixa e até problemas na concepção do seu produto mas contratavam serviços de marketing “desesperadamente” com a esperança de tentar “salvar” o seu negócio, como neste caso abaixo:

Certa vez estava atendendo um novo cliente e com duas semanas de campanha, eu enviei 98 leads qualificados para eles mas seu sócio não atendeu a demanda comercial no prazo determinado, os leads esfriaram e isso prejudicou muito nosso projeto. Na terceira semana de campanha o cartão cadastrado na conta de anúncios foi expirado, a campanha foi cancelada e eles não tinham outro cartão.

O QUE ACONTECEU?

marketing-e-vendas

Eles pediram para congelar o contrato na TERCEIRA semana de campanha! Tudo bem sem problemas, fomos fazer o distrato conforme o procedimento e eles disseram que não tinham como pagar porque haviam “contratado o marketing pra tentar salvar a empresa” e não tinham mais caixa para continuar com o projeto.

CONCLUSÃO?

Eles fizeram um empréstimo pra contratar nossos serviços com a falsa esperança de que em UM MÊS iriam vender “horrores” e assim teriam caixa para honrar seus compromissos e seguir vendendo feito o Magazine Luiza.

VOCÊS QUEREM SABER REALMENTE O QUE ACONTECEU?

Eu entendo e respeito perfeitamente a situação deste cliente, mas o que aconteceu é muito mais comum do você imagina, a grande maioria das empresas ainda possuem aquele sentimento imediatista e acreditam que terão resultados astronômicos no curto prazo. E quando isso não acontece, eles colocam a culpa na empresa contratada é claro.

É A VELHA CULTURA DO BRASILEIRO DE SÓ CONTRATAR O MARKETING QUANDO ESTÁ DESESPERADO PARA VENDER!

Mas você sabe qual é a melhor hora para se contratar serviços de marketing?

É justamente quando sua empresa está indo bem, quando está vendendo bem! Pois é nessa hora que a empresa tem fluxo de caixa para investir. Mas lembre-se, isso é passageiro é preciso se mover pois tudo no mercado tem prazo de validade, e se a empresa não fizer ações de marketing pensando no longo prazo suas vendas vão cair novamente, aí vai bater o desespero de contratar o marketing para “salvar” a empresa.

As pequenas e médias empresas no Brasil precisam entender que o marketing só “salva” se for pensado no longo prazo!

Não adianta contratar o marketing para querer vender amanhã se ninguém te conhece hoje, pois é necessário conquistar o público antes de vender, as empresas que estão vendendo bem agora são aquelas que já pensaram no longo prazo e no minimo já investem nisso a pelo menos um ano.

Se a Coca-Cola ficar um dia sem investir em marketing, a Pepsi irá ultrapassá-la em número de vendas!

Não importa o tamanho da empresa, é necessário investir sempre! Pois o mercado são as pessoas e as pessoas estão em constante mudança e evolução, quem não está fresco na memória do consumidor perde mercado facilmente.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo