A Evolução do Marketing Digital: Como o Marketing Digital Difere do Marketing Tradicional - V4 Company
Artigos

A Evolução do Marketing Digital: Como o Marketing Digital Difere do Marketing Tradicional

marketing digital vs marketing tradicional

Você já assistiu Mad Men e desejou trabalhar numa agência de publicidade no anos 1960?

marketing tradicional mad men

Por mais descolado que isso possa parecer, na realidade, não devemos ser tão nostálgicos. Se compararmos os esforços do marketing tradicional com as oportunidades que encontramos hoje, vamos perceber que…

Estamos Vivendo na Era de Ouro do Marketing

Não me entenda mal. Nós ainda nos inspiramos nos clássicos da publicidade, afinal, muitas dessas estratégias ainda funcionam até hoje.

Mas quando olhamos para o marketing digital ao lado do marketing tradicional, não há comparação. A evolução do marketing nos levou à era do marketing digital, e não sei você, mas eu estou feliz que estejamos vivendo na época do Google e do Facebook.

Compilamos aqui as 5 maiores diferenças que vemos do marketing digital para o marketing tradicional.

Então, como é a vida do marqueteiro no século XXI?

Marketing Digital é Mais Rastreável

A possibilidade de rastrear a performance de seus anúncios é uma das maiores vantagens do marketing digital.

Hoje, você pode logar no seu gerenciador de anúncios e ver os custos, cliques, leads, vendas e ROI de qualquer conjunto que você quiser, de qualquer período desejado:

Dependendo da plataforma, você pode inclusive organizar seus resultados por diferentes públicos e locais, para identificar exatamente de onde suas vendas têm vindo e otimizar a performance.

Historicamente, rastrear os resultados era muito mais difícil.

Afinal, como você rastreia os resultados de uma campanha de rádio? Uma campanha na TV? Uma campanha impressa?

Claro, existem formas de mensurar essas campanhas, mas eles dificilmente eram tão precisos ou instantâneos quanto os relatórios gerados pela maioria das plataformas de marketing digital.

A habilidade de rastrear seus resultados de marketing é algo que muitos de nós toma por garantido. Porém, quando você compara a evolução dos relatórios de marketing de 20, 30, ou 40 anos atrás com o que temos agora, você percebe o quanto evoluímos.

Um grande benefício de ser capaz de rastrear seus resultados de marketing é que você pode fazer decisões muitos bem embasadas sobre o que fazer com suas campanhas… e você consegue fazer isso rápido!

Se uma campanha está indo bem, você pode escalá-la. Se nada está funcionando, você pode testar uma nova segmentação, uma nova copy, uma nova oferta… ou apenas pausar a campanha e tentar algo novo.

Essa visibilidade significa que você deve começar a otimizar seus anúncios quase imediatamente depois de lançá-los — ajudando a evitar o tempo perdido e maximizar resultados.

O Marketing Digital é Mais Segmentado

Outra vantagem provinda da evolução do marketing para o mundo digital é a quantidade de informações que você é capaz de obter quando o assunto é segmentar seus anúncios.

Usando redes sociais como Facebook e LinkedIn, você pode criar uma audiência bastante específica para suas campanhas de marketing. Quer mostrar anúncios para homens entre 40 e 60 anos de idade que possuam interesse em luta livre? Você consegue fazer isso!

Ou você precisa atingir mulheres Millenials que fazem trabalho voluntário? Sem problema!

Como o marketing tradicional, por outro lado, a segmentação era muito mais ampla e menos específica.

Ah, claro, você podia segmentar seus anúncios até certo ponto. Você poderia, por exemplo, posicionar um anúncio impresso em revistas específicas, sabendo que seus leitores teriam certas características. Ou você poderia comprar um comercial na TV que aparecesse para sua demografia.

Mas comparado com as plataformas de marketing digital atuais, você não tem nada sequer próximo do nível de ajuste-fino e controle quando o assunto é segmentação de anúncios.

(NOTA: Quer uma ajuda com seus esforços de marketing digital? Não sabe segmentar seus anúncios para o publico certo para vender mais? Conheça nossa assessoria de marketing: 👉 https://www.v4company.com/)

Com Marketing Digital, Você Pode Começar Pequeno e Depois Crescer

Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital permite que você tenha uma barreira de entrada menor e, além disso, ele é mais escalável.

Isso ocorre porque, historicamente, a maioria dos anúncios tinha que ser comprada de antemão. Você pagava certa quantia de dinheiro para rodar um comercial, ou para incluir seu anúncio numa revista ou ou jornal.

Em outras palavras, você tem que se comprometer com um investimento alto já na partida. Antes mesmo de você conhecer como serão os resultados.

Você não tinha como “testar as águas” com um anúncio de R$ 50, antes de se comprometer com um investimento mais alto. Também não era possível melhorar uma campanha que estava indo bem apenas dando alguns cliques.

Mas hoje você PODE fazer essas coisas. Você pode gastar tão pouco quanto RS 5 por dia, em várias plataformas, e partir disso escalar para milhões de investimento ao mês. Você pode limitar seus anúncios para um raio de 10 Km ao redor de sua loja, ou você pode segmentar uma audiência internacional.

Esse tipo de liberdade faz o marketing digital ser altamente acessível a pequenos negócios como baixo orçamento, ao mesmo tempo em que permite campanhas de alto orçamento para grandes corporações.

Marketing Digital Dá Liberdade para Usar Anúncios Mais Criativos

Anúncios tradicionais estavam limitados à mídia em que apareciam. Por exemplo: um anúncio de rádio deveria ser apenas em áudio. Um anúncio impresso estava limitado a texto e imagens. Um anúncio de TV era apenas vídeo.

Porém, com a evolução digital dos anúncios, muitas vezes você tem liberdade para escolher qualquer um desses formatos. E, em vários casos, você pode combiná-los — como a Nomatic faz com esse anúncio de vídeo no Facebook:

Embora seja um anúncio de vídeo, ele ainda contém bastante texto para acompanhar as mensagens no vídeo. Ele inclusive usa texto no próprio vídeo, para o caso do usuário assistir o vídeo sem áudio.

Além disso, marqueteiros, hoje, possuem todo tipo de opções que marqueteiros tradicionais não possuíam. Podemos criar listas de e-mail e listas de Messenger. Podemos embedar vídeos, imagens e até jogos em nossa site.

Pense no quão mais difícil o marketing seria se você não tivesse um site para onde dirigir as pessoas!

Em resumo, hoje em dia marqueteiros possuem mais liberdade, flexibilidade, e controle do que nunca sobre como apresentar sua marca para o mundo. E isso é algo bom para os negócios.

Marketing Digital Tem Mais Competição

Ok, a esta altura você deve estar pensando que essa publicação é uma carta de amor ao marketing digital. E é verdade: o marketing digital tem muitas vantagens em relação ao marketing digital.

Mas e as desvantagens? Existe alguma coisa sobre a evolução do marketing que deixa nós, marqueteiros, em maus lençóis?

Sim. Há uma desvantagem inegável que os marqueteiros enfrentam atualmente:

A enorme competição que existe online.

A internet está cheia de empresas rivalizando para atingir seu público, o que significa que está mais difícil conseguir a atenção do consumidor. Então, apesar de todos os benefícios da evolução do marketing que descrevemos nessa publicação, você ainda assim precisa se sair muito bem caso deseje se destacar do barulho e ser notado pelas pessoas.

É um grande desafio, mas estamos à altura dele.

E você, está?

(Se você está precisando de ajuda com o marketing de sua empresa, você PRECISA conhecer nossa assessoria de marketing digital: https://www.v4company.com/).

marketing-e-vendas

Rumenig Pires

Editor de vídeo e redator na V4 Company. Mestre em Comunicação, formado em Comunicação Digital.

Mais posts

Follow Me:
LinkedIn

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na V4 Company nos consideramos cientistas do marketing, pesquisamos e testamos as melhor hipóteses do Marketing Digital com o objetivo de vender online.

Nesse portal você vai saber tudo sobre o mundo do Marketing Digital.

Facebook

MAIS LIDOS

© V4 Company LTDA - Rua Frei Orlando, 33 - Sala 201 - Canoas/RS | CNPJ 16.961.448/0001-01

Topo