A falácia do Marketing Digital - V4 Company
Artigos

A falácia do Marketing Digital

mkt_digital

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre marketing digital e as suas maravilhosas fórmulas que te fazem sair do absoluto Zero e atingir um faturamento de 7 dígitos em 7 dias.

Na verdade isso não é um mal do nosso tempo, não é uma prática nova perseguir resultados extraordinários aplicando uma fórmula, há séculos a humanidade busca por isso.

Isso mesmo, você não leu errado, essas fórmulas já são perseguidas pela humanidade a séculos.

Na idade média por exemplo, os Alquimistas buscavam criar a Pedra Filosofal, que nada mais era que um objeto capaz de transformar qualquer metal em ouro e se não bastasse, também poderia produzir o elixir da vida, uma substância mágica que prolongaria a vida, ou seja, quem a possuísse iria ter uma longa vida para desfrutar de riqueza infinita, nada mal não?

Infelizmente os alquimistas não conseguiram o seu objetivo, (pelo menos até hoje não vi nenhuma prova social dizendo o contrário), mas esse desejo de se resolver as coisas com uma pílulas e fórmulas mágicas não sai da nossa cabeça.

Ficar rico em uma semana ou emagrecer 30kg comendo bacon todos os dias são sonhos de milhares de pessoas, e não estou julgando ninguém, é o meu sonho também, o problema é que isso mascara a verdade dos fatos.

E a verdade dos fatos é a de que não existe “Fórmula mágica”.

Muitos empresários hoje olham o marketing digital como sendo uma fórmula mágica, capaz de fazer com que atinjam suas metas de vendas em tempo record, mas a outra verdade que quero compartilhar é que o marketing digital nem ao menos é marketing.

Mas pera aí Nelson, marketing digital não é marketing?

Não na essência, o que é vendido hoje como marketing digital nada mais é do que publicidade digital, e a publicidade digital é apenas um canal de marketing.

Você não está fazendo marketing simplesmente impulsionando anúncios no Facebook, você não está fazendo marketing quando constrói um site ou uma landing page, ou anuncia no Google.

Você só faz marketing, quando pesquisa o seu público alvo, entende as suas dores, desejos e necessidades, cria ou adapta produtos e serviços para atendê-los e cria a comunicação correta, nos canais corretos (inclusive o digital) para ajudá-los a satisfazerem os seus desejos e necessidades e consegue lucrar com isso.

O que é preciso ficar claro, é que o Marketing é uma ciência, que precisa estar enraizada em todos os poros de qualquer empresa que queira atingir seus objetivos.

É preciso entender que marketing é o cérebro de qualquer empresa, e que ele não pode ser negligenciado ou simplificado em uma fórmula.

Tem que se entender que não existem resultados milagrosos e sim, um estudo científico sobre todas as variáveis envolvidas, além é claro, de testes, muitas tentativas, erros e acertos é que fazem o bom e velho Marketing levar uma empresa ao sucesso.

marketing-e-vendas

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo