5 de agosto de 2020

Como vender diariamente através das redes sociais.

Neste exato momento você pode estar perdendo uma venda caso ainda não esteja presente nas redes sociais. Facebook, Instagram e Whatsapp são as principais redes sociais e mais utilizadas pelo público brasileiro para comprar e tirar dúvidas em relação a produtos e serviços.

Mensagens por inbox, por DM no direct do instagram e também nos comentários de suas publicações. São várias as possibilidades que hoje o consumidor pode entrar em contato com você. Diferentes canais abertos via internet, que possibilitam a conexão e aproximação entre consumidores e suas marcas favoritas.

E para criar esta conexão entre ambos os lados, é necessário que você não apenas esteja presente nas redes sociais, mas também que se relacione com o seu prospecto.

Relacionamento + Atenção + Experiênciação = Vendas.

Inclusive, temos um podcast com a nossa embaixadora Núbia Mota, onde falamos sobre a importância de empresas terem canais omnichannel e estarem atentos a experiência do cliente em toda a sua jornada. Escute neste link aqui: Omnichannel: Como criar uma experiência para o usuário.

Muitos profissionais ainda não perceberam que ao se relacionar, a venda acaba ocorrendo por consequência desta ótima experiência do cliente. E quando eu digo relacionamento, é realmente se importar em compreender o problema ou a dor desse cliente para poder oferecer a sua melhor solução para sanar de vez esta demanda do consumidor.

Quando você simplesmente oferece o seu produto de maneira genérica, você não se torna um profissional diferenciado e sim mais um no meio de uma grande manada.

É claro que é necessário técnica, pois vender é prática. Vender é uma ciência e não se nasce com o dom, como muitos dizem por aí. Na verdade, uma pessoa pode nascer mais desenvolta e comunicativa, esta é uma habilidade comportamental, mas não significa que você que é mais introvertido não consiga ter ótimos resultados.

Para você, profissional mais introvertido ou você gestor que deseja saber mais sobre como vender de forma estratégica, nós gravamos um podcast com o Thiago Concer, uma das grandes autoridades em vendas do Brasil. Escute o podcast completo aqui: Empresa que não vende quebra! 

Pensando em agregar ainda mais valor na sua jornada, preparei 07 etapas essenciais para você aprender a vender diariamente através das redes sociais. Vamos lá?

  1. Produza conteúdo de valor.

Parece óbvio, mas muitos ainda não fazem. Entregar valor através do conteúdo diário, faz com que você crie autoridade perante a sua audiência. E não é sobre sair vendendo em todos os post não, é necessário balancear seus CTAs.

Geralmente se recomenda a regra de 80/20, ou seja, 80 das suas publicações devem ser de conteúdo de valor e apenas 20% de vendas. (mesmo sabendo que intrinsecamente, através dos 80% de conteúdos, você também está vendendo para seu público-alvo).

  1. Tenha um script de vendas.

Ter um padrão de perguntas a serem feitas é um caminho que facilita o processo de venda na hora do atendimento. Mas sempre tome cuidado para que não fique parecendo um robô e um questionário, o script de vendas serve como um guia para sua conversa com o seu futuro cliente.

  1. Retorne o quanto antes.

Para se tornar um profissional ou marca diferenciada, ofereça um atendimento de qualidade. Isso implica no retorno rápido e eficaz aos contatos recebidos. A cada minuto perdido, maiores são as chances de você perder uma venda.

  1. Ouça e entenda a dor/problema.

Quando alguém lhe procura, com toda a certeza, ela quer ajuda para sanar um problema ou necessidade dela. Escute ativamente, pois depois você poderá usar este pontos, antes expostos, como argumentos de venda para o seu produto a ser oferecido.

  1. Tire as dúvidas.

Tente se mostrar aberto(a) para todas as dúvidas que possam vir a serem colocadas. Principalmente se a sua venda está sendo feita através de mensagens nas redes sociais. É muito fácil o prospecto interpretar de forma diferente daquilo que você fala, o mesmo pode acontecer com você também.

O que eu recomendo além de tomar cuidado na forma em que você escreve, é também fazer o uso dos emojis durante a sua jornada de vendas. Mas não exagere, certo?

  1. Saiba negociar.

Depois que o cliente já sinalizou que deseja fazer a compra, não é você que vai tornar isso mais complicado, não é? Saiba negociar e ofereça mais de uma possibilidade de pagamento. Não torne o processo de compra muito longo e burocrático, isso desestimula o cliente a comprar de você.

  1. Dê suporte pós-venda.

Aqui o prospecto já é seu cliente, mas ele precisa entender que não foi apenas mais um, que você poderia estar apenas preocupado(a) em bater a sua meta. Mostre a importância de continuar ajudando no que for necessário.

“O que as pessoas mais desejam neste momento é ter a sua atenção, lembre-se disso. Thiago Souza – Head of Marketing V4 Company”

 

Eu considero um super diferencial oferecer suporte pós venda. Muitas empresas ainda não estão fazendo e por consequência não sabem os benefícios que podem colher deste serviço. Principalmente quando estamos falando em reter e fidelizar a sua base de clientes.

Já falamos sobre isso aqui em outro post: “é mais caro você prospectar novos clientes do que reter e manter a base dos clientes que você já tem.”  Por isso, invista em utilizar suas redes sociais como uma ferramenta também de pós venda.

Quer saber mais sobre como reter e fidelizar a sua base de clientes?

Então não deixe de escutar o podcast que gravamos com o Bruno Nardon, uma das maiores referências do Brasil em retenção de clientes e growth. Bruno é Co-Founder da Rappi Brasil e Kanui e um dos Fundadores do Gestão 4.0. Escute o podcast completo aqui: Planejamento, Growth, Gestão e Métricas.

Estas foram às 06 etapas essenciais para você conseguir vender através das redes sociais. Precisa de ajuda para implementar soluções digitais para o seu negócio? Não deixe de contatar a V4 Company. Temos uma equipe pronta para fazer a sua empresa decolar. Quero ter a assessoria da V4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *