9 de agosto de 2020

Estão te MENTINDO sobre o PIB? | V4 News

Se você acompanha as notícias sobre economia, sobretudo sobre política, deve ter visto que foi publicado recentemente o resultado do PIB 2019, que traz um indicador de 1,1% de crescimento em relação ao ano anterior.

 

Este assunto tem sido foco, principalmente pelo momento econômico em que o país vive. E quem acompanha as mídias mais tradicionais de conteúdo, deve estar preocupado ou no mínimo desapontado com este indicador de crescimento.

 

Entretanto, muito desta carga negativa, que é vista deste resultado, ela vem da maneira de como o indicador está sendo divulgado e não necessariamente do resultado em si. Pois, see você fizer uma rápida pesquisa, irá ver questões relacionadas a desaceleração do mercado e má gestão do governo atual. Mas afinal, o que esse indicador de crescimento de 1,1% do PIB 2019 de fato mostra?

 

Em resumo, infelizmente, nada muito claro e exato. Na prática, queremos falar, sobre o quanto este resultado é negativo e impacta realmente na vida de um indivíduo hoje.

 

PIB (Produto Interno Bruto) ele é um indicador que apresenta a soma da produção de bens e serviços, em uma área geográfica e um determinado período de tempo. É importante compreender, que o cálculo deste indicador, ele leva em consideração quatro grandes componentes: consumo privado, o consumo público, investimento (formação bruta de capital fixo mais inventário) e o saldo da balança comercial (importação versos exportação).

 

Para além da definição técnica, a concepção do cálculo do PIB, visava medir o bem estar de uma nação em um âmbito coletivo, mas também o bem estar do indivíduo. Neste sentido, os aspectos quantitativos são importantes sim, porém nos aspectos qualitativos, eles têm uma participação especial perante o indicador.

 

Em linhas gerais, o crescimento do PIB por si só não indica quase nada. É uma média que não deixa claro se o crescimento de um país vai bem ou não e o quanto ele está crescimento de fato. A natureza de cada gasto, ditos anteriormente, faz com que esse resultado final do PIB não seja assertivo.

 

Uma das grandes insistências da V4, é que o impacto deste pequeno crescimento do PIB, precisa ser avaliado de maneira mais profunda e criteriosa. No melhor cenário, para avaliar a qualidade do crescimento de uma economia, vários indicadores, de fato precisam ser avaliados e não apenas um.

 

Se você olhar para a composição deste indicador, você irá concluir que a complexidade para dar um veredito, será bem maior que olhar apenas para o 1,1% que as mídias sugerem.

 

Quem discorda desta visão, normalmente se apoiam em dois tipos de argumentos:

 

O PIB público impulsiona o PIB privado.

 

Neste ponto sugerimos um raciocínio de lógica: de onde vem o dinheiro que o estado gasta? dos impostos. De onde vem o dinheiro dos impostos? do setor privado. Por este motivo, não faz sentido falar deste impulsionamento, porque todo impulso que o estado dá é menor do que os que ele mesmo impõe.

 

O PIB público vem executando corretamente seu papel.

 

Neste ponto, é essencial que você entenda, que o estado não atua em condições reais de mercado, a locação destes investimentos e gastos que ele faz não são baseados necessária em valores do mercado operante.

 

Sim, os investimentos são feitos, entretanto, são de longe, considerados os melhores. Isso resulta em investimentos que não são funcionais e em sua grande maioria, não proporcionam o bem estar devido para a população.

 

O crescimento de 1,1% do PIB, de fato, é um indicador baixo, mas para te mostrar que este resultado não tão ruim como a mídia está impondo, gravamos um vídeo para o quadro V4 News, com o nosso Equity Partner Gabriel Rubiati explicando cada tópico sobre o assunto.

 

Confira o vídeo completo clicando neste link:

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA?Então acesse: 👉 http://bit.ly/2vJMwCC

⭕ Obtenha o LABORATÓRIO DO MARKETING: 👉 http://bit.ly/3aHjsdM Nele você vai ter acesso ao grupo do Telegram de Consultores de Marketing Digital mais engajado do Brasil! Você também ganha acesso as ferramentas que irão auxiliar na estrutura do seu negócio, como: Planilha de projeção de resultado, modelo de relatório, modelo padrão de qualidade, nosso manual de conduta, além de entregas mensais!

⭕ Conheça a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse: 👉 http://bit.ly/2TQTHRl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *