Assessoria de Marketing: Tudo Que Você Precisa Saber

Chegou a hora de contratar uma empresa para alavancar os resultados do seu negócio por meio do marketing digital. A assessoria de marketing é uma opção de contratação, mas você sabe o que exatamente esse negócio faz?

O posicionamento digital é uma necessidade evidente para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Todavia, inserir um negócio no mercado digital e obter resultados não é algo tão simples.

Mesmo com a democratização do marketing e a disponibilização de muito conteúdo de forma gratuita na internet, gerar retorno e escalar um negócio com o auxílio da internet é uma tarefa que exige a atuação de profissionais.

É exatamente por isso que existe a assessoria de marketing, um serviço prestado por uma empresa que estará habilitada para transformar o seu negócio e fazê-lo vender cada vez mais com o auxílio dos canais digitais.

Mas antes de buscar por alternativas no mercado, é importante que você saiba o que é uma assessoria, quais são as vantagens e em quais circunstâncias a sua empresa pode precisar desse tipo de serviço.

Assessoria de marketing é o mesmo que agência?

Essa é uma dúvida comum no mercado, afinal, dentro do nicho de empresas que trabalham prestando serviços de marketing digital, o termo “agência” se popularizou acabou sendo generalizado.

Entretanto, é preciso identificar as diferenças entre assessoria de marketing e agência de marketing para que você entenda que o mercado de agência já não é uma opção para as empresas que querem crescer de verdade.

O que faz uma agência de marketing?

Atualmente, as agências de marketing estão no meio do caminho entre as produtoras de conteúdo e as antigas agências de publicidade. Geralmente, as agências trabalham com serviços de marketing e produção de sites.

Na prática, este tipo de empresa atua como uma agenciadora de mídias, ou seja, presta o serviço de inserir a sua empresa nas mídias, porém, nem sempre esse serviço é tão personalizado quanto parece.

Agências de marketing possuem, geralmente, parcerias com produtoras, gráficas e outras empresas. Desta forma, quando indicam clientes para estes parceiros, ganham comissão e lucram com o agenciamento do serviço.

Por isso, é comum que as agências trabalhem com determinadas plataformas fixas, desde serviços de e-commerce, automação de marketing e atendimento ao cliente, até empresas terceiras para produção de materiais impressos.

Estes vínculos fazem com que a agência tenha uma melhor lucratividade e as empresas parceiras também, mas em nenhum momento os interesses do cliente foram postos em prática.

E o serviço de marketing?

No geral, pacotes fechados de marketing são ofertados pelas agências, com uma determinada quantidade de publicações nas mídias sociais e alguns serviços adicionais, adjacentes.

Entretanto, os pacotes fechados nem sempre se adequam às necessidades do cliente, assim como as soluções que a agência trabalha nem sempre são as ideais para o modelo de negócio, portanto, o serviço acaba sendo um pouco engessado.

E a assessoria de marketing?

O papel da assessoria de marketing, acima de tudo, é gerar resultado para os clientes através do marketing digital. Dentro da assessoria não existe comissionamento ou parcerias exclusivas com determinadas plataformas.

O papel do assessor será diagnosticar o seu negócio, o mercado em que está inserido e identificar as melhores soluções para que os resultados comecem a ser coletados.

Assim como a agência, a assessoria também faz a execução de campanhas, porém, em um conceito mais estratégico, planejado e focado em resultados. O assessor se torna quase um sócio, preocupado em fazer a sua empresa crescer.

Todavia, uma ciência que toda empresa precisa ter é que não existe trabalho de marketing terceirizado, sem a participação da própria empresa, que funcione e dê resultados de verdade.

O marketing é um setor que não pode se desvincular da empresa, portanto, a participação de pessoas chave é essencial para o acompanhamento das ações e para as tomadas de decisão dentro das estratégias.

Em suma, a assessoria de marketing trabalhará como um setor de inteligência para executar as campanhas de marketing do seu negócio, trabalhando em conjunto com a sua empresa para obter resultados.

E onde a consultoria de marketing entra nisso?

O modelo de consultoria está mais próximo da assessoria, porém, possui diferenças significativas na hora de colocar a mão na massa e fazer as campanhas rodarem.

Enquanto a assessoria prestará o serviço de inteligência e trabalhará em conjunto na execução das campanhas, o consultor ficará apenas na parte de planejamento e acompanhamento.

Na prática, o consultor ditará o que precisa ser feito para alcançar os resultados, enquanto a assessoria fará este serviço e, também, colocará a mão na massa para fazer tudo funcionar.

A diferença dos dois negócios para a agência é que, normalmente, a agência realiza apenas a execução, tornando o planejamento (parte mais importante do marketing) menos visado no processo.

Por que contratar uma assessoria de marketing?

A operação de marketing é complexa e exige pessoas realmente qualificadas para este trabalho. A assessoria de marketing atua como um setor dentro da sua empresa, entretanto, com um custo muito menor do que uma equipe inteira.

Modelo de negócio baseado em sucesso

Aqui na V4, nosso lema é que “o nosso negócio é vender o seu” e é exatamente isso que uma assessoria de marketing faz: utilizar todos os artifícios do marketing digital para fazer a sua empresa crescer.

Enquanto as agências trabalham com mensalidades fixas, uma assessoria trabalhará com custos baseados nos seus resultados, como um verdadeiro sócio do seu negócio.

Se as ações executadas não surtirem efeito e os resultados forem baixos, a empresa de assessoria também perde, afinal, ela está ali para te entregar resultados, não por uma mensalidade.

Especialistas no assunto

Geralmente, uma empresa de assessoria possui know how em todas as áreas do marketing, desde o diagnóstico da empresa até a análise dos resultados. Dessa forma, tudo o que a sua empresa precisa para obter resultados será entregue.

Em um trabalho de assessoria, você trabalhará 3 pilares que transformarão o seu negócio e possibilitarão a escalada nas suas vendas.

Solução personalizada para as necessidades do seu negócio

Ao invés de sugerir parcerias já formadas com determinadas plataformas ou canais de mídia, a assessoria de marketing promoverá ações personalizadas, utilizando as soluções que mais se encaixam para o seu negócio.

Os estudos de persona, mercado, entre outros, que são realizados durante o trabalho, visam identificar, também, os melhores canais e as melhores soluções para obter resultados expressivos através do marketing.

O que a assessoria pode te entregar?

Cada empresa de assessoria trabalha de uma forma, fornecendo serviços diferentes para os clientes, entretanto, as ações que fazem parte do núcleo do marketing digital são uma constante.

Estudos e diagnósticos

Antes de sair executando campanhas, é necessário entender como a sua empresa está situada no mercado, quem são as suas personas (se não estiverem definidas) e como os seus concorrentes estão atuando.

Dessa forma, os próximos passos terão um embasamento maior para manter a competitividade, atingir as pessoas certas e trazer o retorno para o investimento que for definido.

Inteligência de marketing

O serviço de inteligência envolve o planejamento, o monitoramento e a análise de resultados, avaliando todas as ações, os efeitos do que está sendo executado e as definições para os próximos passos.

Este é, sem dúvidas, o ponto mais importante de qualquer estratégia dentro da assessoria de marketing, afinal, o marketing digital é uma ciência baseada em dados e planejamento, sem estes fatores, o resultado se torna mais difícil.

Tráfego

Toda e qualquer campanha de marketing precisa alcançar pessoas e gerar tráfego para os seus canais de mídia ou de venda, afinal, assim como no mercado físico, se ninguém passa pela sua marca, você não vende.

O trabalho de tráfego utilizará as mídias pagas e orgânicas para gerar público para as suas campanhas, dessa forma, novos leads serão gerados e as vendas terão maior probabilidade de aumentarem o seu volume.

Conversão

O objetivo principal de grande parte das campanhas de marketing digital é a venda, transformar o visitante em cliente. A assessoria atuará ativamente junto aos canais de venda para potencializar as conversões.

Se esta etapa não acontece, todo o trabalho corre o risco de falhar. Portanto, é fundamental que o setor de vendas esteja funcionando e os leads que chegam estejam na qualidade ideal para serem convertidos.

Retenção

Melhor do que vender, é vender mais. Diversos estudos já provaram que vender para clientes que já estão na carteira é cerca de 50% mais barato. Por isso, a assessoria de marketing dedicará parte dos esforços para a retenção.

Aumentar o tempo de vida de um cliente é importante e torna o seu negócio cada vez mais saudável. Despender menos recursos para vender quer dizer otimizar o tempo e o dinheiro.

Desta forma, fica ainda mais fácil converter os clientes e ainda sobram recursos para serem utilizados em outras áreas no setor de vendas ou nas próprias ações de marketing.

Conclusão

De acordo com o que o mercado digital atual pede, a assessoria de marketing é a melhor opção para qualquer tipo de negócio, principalmente por entregar soluções que vão além da criação de campanhas.

Quando se trabalha junto a uma empresa de assessoria, o seu negócio ganha um sócio que está o tempo todo pensando nas melhores formas de entregar resultados significativos e que gerem retorno para o seu investimento.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

Posts que você vai gostar

O que a V4 faz?

V4 Company é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Através de um método testado com mais de 1000 clientes, e em quase 10 anos de história, nós chegamos num sistema que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio.

Com mais de 130 escritórios pelo país e em plena expansão, 2021 promete ser o ano em que vamos bater o nosso recorde de mídia investido: R$ 24 milhões de reais.

Você pode ser mais um dos nossos clientes satisfeitos. Não importa qual o seu negócio, a V4 Company tem o método que funciona pra você. Faça como nossos grandes ou pequenos clientes (Spotify, academias de bairro, padarias…): confie no método de assessoria de marketing da V4 e veja seu negócio explodir em vendas.