Inbound Marketing: 10 motivos para você investir!

Em suas buscas por estratégias de marketing você já deve ter se deparado com sugestões que envolvem o relacionamento e a nutrição de contados. No entanto, é comum pensarmos se vale a pena investir em inbound marketing.

Esta metodologia, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo, ganhou espaço com um propósito diferente do que vinha sendo praticado anteriormente, mas por que esse crescimento exponencial?

A verdade é que o inbound marketing é uma realidade para as empresas que buscam se estabelecer no mercado como referência e que visam os resultados além do curto prazo e do imediatismo.

Marcas que objetivam um crescimento duradouro e uma manutenção no topo dos seus segmentos costumam investir em inbound marketing por terem a ciência dos seus reais benefícios.

Mas e você, sabe exatamente de que forma esta metodologia de captação de clientes e relacionamento com a audiência pode realmente influenciar nos resultados do seu negócio?

Se a sua resposta foi não, ou ainda um sim com dúvidas, este artigo é perfeito para esclarecer os seus questionamentos e deixar claro que você precisa entender e começar a aplicar o inbound marketing na sua empresa.

O que é inbound marketing

Antes de falarmos sobre os benefícios dele, é interessante que esclareçamos, de forma resumida, o que significa este termo tão popular e de que forma ele aparece dentro das ações de marketing na prática.

Basicamente, o Inbound Marketing prega que todo consumidor passa por algumas etapas antes de efetuar uma compra. Estas etapas são constantes e sempre estarão presentes, ora mais visíveis, ora menos. São elas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Estas etapas são chamadas de “jornada de compra” e caracterizam o que chamamos de funil de marketing, começando pelo topo (aprendizado e descoberta) e indo até o fundo (decisão de compra).

O inbound marketing é aplicado justamente para fazer os usuários fluírem em direção ao fundo do funil de forma sutil e menos agressiva, sem a necessidade de contatos telefônicos ou ofertas explícitas.

Tudo acontece com base em conteúdos relevantes, que são acessados pelos visitantes de forma espontânea e que os vão guiando pela jornada de compra até os estágios mais profundos do funil.

Por que investir em inbound marketing?

Se o objetivo real desta metodologia é realizar vendas, por que investir em inbound marketing, que parece ser mais complexo e mais lento, e não contratar vendedores para ligar para a base de leads e realizar ofertas?

É exatamente essa pergunta que os próximos tópicos responderão. Atacar leads em estágios inapropriados pode ocasionar em perda de oportunidades e uma queda na taxa de conversão da equipe de vendas.

Portanto, leia com atenção cada um dos motivos e procure aplica-los ao seu segmento de mercado, seja ele qual for.

1.              Aumente o seu ROI

Um dos principais objetivos de qualquer ação de marketing e vendas é aumentar o ROI, ou seja, aumentar o retorno sobre os investimentos aplicados. No inbound marketing isso é possível de forma muito mais evidente.

Isso porque o trabalho nesta metodologia não envolve apenas custos diretos de oferta, como anúncios, ou horas trabalhadas dos vendedores. A utilização dos conteúdos relevantes como engajadores é mais útil e mais barata.

Desta forma, ao invés de realizar ofertas, a sua marca produzirá conteúdos que serão relevantes para o usuário. No curto prazo, pode ser que esse conteúdo não gere a mesma quantidade de vendas que um vendedor.

No entanto, entenda que os conteúdos produzidos, se possuírem qualidade, permanecerão sendo acessados por muito mais tempo, sem custo algum, gerando relacionamento com a audiência e aumentando as chances de venda.

Sendo assim, o relacionamento com os prospectos através de e-mails, blog posts e conteúdos de mídias sociais é mais barato e costuma ser mais recompensador quando utilizado da forma correta e analisado no tempo certo.

2.             Torne-se autoridade no seu segmento

Você já parou para pensar em como uma pessoa ou marca se torna autoridade no seu segmento? Basicamente, isso acontece porque uma grande quantidade de pessoas consome o seu conteúdo e confia nele.

Isso acontece, por exemplo, com o Dr. Drauzio Varella, que atua de forma constante em programas de televisão e entrega o seu conhecimento em grande escala para a audiência de uma grande emissora de TV.

Com o seu segmento de mercado, o mesmo pode acontecer, desde que você gere conteúdo relevante e mostre ao seu público que possui conhecimento e relevância para fazer com que eles confiem na sua marca.

Assim, você conseguirá conquistar uma audiência mais fiel, que confiará naquilo que você comunica e que estarão mais propensas a consumirem os seus produtos ou serviços.

3.             Gere mais leads qualificados

Esse também é um excelente motivo para você investir em inbound marketing. Para te auxiliar a tender isso, vou utilizar um outro exemplo:

Imagine que você possui 2 leads na sua base de contatos e ambos estão na mesma segmentação. No entanto, a forma de interação dos dois é um pouco diferente.

Enquanto o lead A não costuma abrir os seus e-mails e não visita o seu blog, o lead B se mostra um consumidor assíduo do seu conteúdo. Dessa forma, em uma possível oferta, o lead B estará muito mais propenso a efetuar a conversão.

O inbound marketing faz exatamente isso. Um trabalho bem realizado fará com que leads do tipo B sejam separados do grupo de leads do tipo A. Desta forma, a sua equipe de vendas terá mais assertividade nas suas abordagens.

4.             Aborde os leads no momento certo

Seguindo o exemplo do tópico 3, vamos continuar considerando os leads dos tipos A e B. Depois de uma sequência de conteúdos, você conseguiu perceber que o tipo B está mais maduro, enquanto o tipo A precisa de mais nutrição.

Essa separação guiará a sua equipe de vendas, que não perderá tempo abordando os leads A, já que estes ainda não estão no momento de compra. Já os leads B possuem maior chance de conversão, desta forma, podem ser abordados.

Assim, você conseguirá manter a sua base por mais tempo girando e sendo qualificada, assim como perderá menos oportunidades por conta de uma abordagem no momento errado.

Acredite, este erro é muito comum e muitas empresas acabam excelentes clientes em potencial por conta de abordagens no momento errado, seja ele precoce ou tardio.

5.             Aumente a sua taxa de conversão

Esta é uma consequência do item anterior. Para analisar este cenário, vamos seguir no exemplo dos leads A e B, porém, consideraremos que os seus vendedores iniciarão um trabalho de prospecção nessa base de leads.

Abordar os leads do tipo A representa um esforço com pouco potencial de venda, já que estes contatos não manifestaram uma maturidade para a conversão.

Isso não significa que eles não possam comprar, porém, as chances serão menores. Com mais leads abordados e menos vendas, a taxa de conversão da sua equipe cairá e a produtividade também.

Taxas de conversão baixas podem ocasionar em outros problemas, como desgaste e desmotivação do time, que passa a ter a impressão de baixo rendimento, causado pela falta de qualidade nos leads abordados.

6.             Reduza o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Sabendo que as ações do Inbound como e-mails, blog posts e publicações em mídias sociais são mais baratas (longo prazo) do que anúncios e abordagens frias, a tendência é que o CAC das suas ações reduza com esse investimento.

Isso acontece porque você precisará investir menos em campanhas patrocinadas, por exemplo, se possuir uma audiência fiel nos seus canais orgânicos aliada a um bom trabalho de relacionamento.

7.              Aumente o LTV

Criando conteúdo de qualidade e garantindo um bom relacionamento com a sua audiência, as chances de este público consumir mais da sua empresa aumentam consideravelmente.

A prova disso é o comportamento de compra do consumidor em geral, que costuma adquirir produtos e serviços com maior frequência de empresas que possuem bom relacionamento e bom retrospecto de experiências.

Dessa forma, o investimento dos seus adeptos na sua marca aumenta e o Lifetime Value (LTV) do seu negócio também, tornando-o cada vez mais lucrativo.

8.            Metrifique as ações com maior facilidade

Tendo os canais de marketing bem configurados, com as ferramentas certas instaladas, como Google Analytics e uma boa ferramenta de automação de marketing, será possível metrificar todas as ações dentro do Inbound.

Desta forma, você conseguirá medir quantos visitantes os seus conteúdos atraíram, quantos leads foram captados e quantos leads se tornaram clientes. Assim, o trabalho de marketing ganha ainda mais credibilidade.

9.             Potencialize os resultados de longo prazo

Já tivemos um spoiler deste tópico ainda no item 1, já que no longo prazo o ROI do investimento em inbound marketing tende a ser cada vez maior.

Com conteúdos de qualidade e uma audiência bem nutrida, com um relacionamento de qualidade, a fidelização de clientes se torna mais fácil e os resultados do longo prazo são cultivados.

Afinal, que empresa não quer ter uma maior previsibilidade de receitas e melhorar cada vez mais a sua retenção de clientes ativos?

10.      Gere uma audiência apaixonada

Essa é uma consequência de um pouco de cada um dos itens anteriores. Bom relacionamento, conteúdo relevante e boas experiências de compra geram uma audiência apaixonada.

É exatamente essa audiência que comprará diversas vezes os seus produtos e tornará o seu negócio mais lucrativo. Portanto, despenda esforços para cria-la e procure sempre investir em inbound marketing.

Conclusão

Os esforços para captação e retenção e clientes no marketing digital devem ser constantes, no entanto, investir em inbound marketing se mostra, cada vez mais, uma alternativa necessária para a grande maioria das marcas.

Empresas que buscam se manter no topo e um constante crescimento de faturamento e lucratividade devem sempre valorizar essas ações e tornar os seus adeptos cada vez mais apaixonados pela sua marca.

Cientista do Marketing

Quer saber como se tornar um verdadeiro profissional de Marketing?

Aprenda com os melhores profissionais conceitos como:
Fundamentos de negócios,
Fundamentos de marketing,
Como atender seus clientes,
Como vender o seu serviço
E diversos outros módulos que formam um verdadeiro cientista do Marketing.

Não perca a chance de transformar sua carreira com o domínio destes conhecimentos

Clique aqui e conheça a nossa formação em Marketing.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email