Ainda vale a pena vender nas redes sociais?

Pra começar, eu já posso te responder essa pergunta facilmente: sim, ainda vale a pena vender nas redes sociais. Mas por que? 

Atualmente, o Brasil é o 3º país que mais faz uso de redes sociais no mundo. São mais de 150 milhões de usuários com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia online nas principais redes. 

Esse número representa 70,3% da população brasileira como usuário diário de alguma rede de contato online. Todos esses dados foram levantados pela Hootsuite e WeAreSocial em outubro de 2021 para entender melhor o uso de redes sociais no Brasil e no mundo.

Motivos para continuar investindo nas redes sociais

Mas vamos parar com os números por enquanto, já que existem outras diversas razões para você seguir com suas estratégias de vendas nas redes sociais. O engajamento e o contato direto com o público são só alguns exemplos, como veremos mais adiante.

Esteja onde seu público está 

Fonte: Unsplash

Essa ideia é um pouco lógica, não é mesmo? Afinal, se você quer vender algo, é preciso que esse produto apareça para potenciais consumidores. 

Agora, esquecendo qualquer estratégia de segmentação e marketing digital, se você tem a possibilidade de expor seu produto onde todo mundo pode encontrá-lo, por que não fazê-lo? 

Claro que direcionando para seu público alvo e personas, sua taxa de conversão será muito maior. Entretanto, só o fato de estar onde essas pessoas estão, facilita muito mais a chance de você ser encontrado. 

Comunicação em diferentes formatos 

Outra grande vantagem de investir nas redes para vender mais é a possibilidade de usar diferentes formatos de comunicação. Vídeos, textos, artigos, stories, podcasts, posts. São inúmeras as possibilidades de conversar com seu público. 

Essa estratégia possibilita que você atinja diferentes nichos, que possuem seu próprio comportamento de consumo. Ou seja, variar formatos nessas redes, resumidamente, é falar com mais pessoas em diferentes linguagens e atingindo nichos variados. 

Facilidade de entender o comportamento do consumidor

Outra vantagem de estar onde todo mundo também está, é a possibilidade de observar padrões de comportamento. Como usuários das redes reagem a vídeos? Quantos clicaram em links que levam para páginas externas? Quantos comentam e recomendam produtos que já consumiram? 

Dessa forma, é muito mais fácil entender como os usuários reagem a aquilo que aparece na sua própria timeline. Se ele compartilha suas experiências, ou até se busca e comenta experiências de outros usuários. 

Criar uma comunicação mais linear e direta 

Uma das principais vantagens de colocar suas estratégias de vendas nas redes sociais está na comunicação com os consumidores. Nesse tipo de rede, é possível interagir de diferentes maneiras com seu público, e ainda, tornando a comunicação mais íntima e precisa. 

Afinal, qual empresa nunca sonhou em conseguir sanar uma dúvida do consumidor e converter uma compra de forma simples? As redes sociais oferecem essa solução através de mensagens diretas, comentários, áudios e até ligações. 

Aproveitar tendências de momento

Fonte: Unsplash

Por último, essa é uma rede que vive de tendências. Ou seja, você tem a possibilidade de ver o que está em alta, entender se faz sentido para o seu negócio e trabalhar estratégias de divulgação relacionadas a isso. 

Assim, além de estar onde seu público está, você também estará falando a mesma língua que ele, através de assuntos que para ele são relevantes. 

Então… ainda vale a pena vender nas redes sociais? 

Certamente que sim! E entender se essa estratégia é relevante para o seu negócio é o principal diferencial de uma assessoria de marketing, como a V4 Company. 

As redes sociais trazem diversas vantagens que antes eram barreiras para o marketing mais tradicional, principalmente ao se tratar da comunicação prática e efetiva com os consumidores.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email