v4company

Max Satiro

Max Satiro

25 de novembro de 2020

Comunicação Síncrona e Assíncrona – como atender melhor seu cliente

Você sabe a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona?

A comunicação síncrona é, em outras palavras, aquela que acontece ao vivo. Aulas presenciais, reuniões via zoom, ligações telefônicas etc são exemplos de comunicação síncrona.

Apesar de parecerem, WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Direct messages, e-mail etc… são aplicativos que não caracterizam comunicação síncrona, mas sim ASSÍNCRONA, uma vez que o emissor precisa aguardar o retorno do receptor para dar andamento ao assunto.

A comunicação assíncrona assumiu grande parte da nossa troca de mensagens hoje em dia, principalmente quando o home office foi implantado na maioria das empresas. Esse modelo de comunicação pode ajudar muito no dia-a-dia do escritório, mas usado da forma errada também consegue ser problemático, ou, pelo menos, se tornar um fator de ansiedade nas empresas.

Como a comunicação assíncrona pode me ajudar no diálogo com meu cliente?

Quem nunca recebeu aquele “oi, tudo bom?” no WhatsApp que não adiantava o teor da conversa e gerava ansiedade pelo pedido que poderia vir posteriormente? Além de atravancar uma comunicação que poderia ser ágil e gerar um retorno mais incisivo essas pausas são desnecessárias e contraproducentes. Ser assertivo(a) economiza tempo e reduz o tempo de execução de tarefas.

O mesmo vale para a diálogo com clientes. Ser direto ao mesmo tempo que respeitoso é essencial. Na comunicação assíncrona a paciência pela resposta do interlocutor é a chave para uma boa transmissão de informação. Não pressione o cliente questionando se ele viu o e-mail ou se gostou do relatório enviado. Aguarde o tempo de resposta de cada pessoa.

Caso você esteja e pleno começo de negociação com um cliente e ainda não conheça bem o perfil dele uma alternativa é disponibilizar outros meios de comunicação: caso você prefira pode entrar em contato comigo via telefone, ou aguardo seu contato quando for mais conveniente para você. Essa atitude passa a bola para o cliente ao mesmo tempo em que respeita o espaço e o tempo dele na comunicação.

Disponibilize vários meios de comunicação para que o cliente escolha aquele que for mais conveniente para ele.

O tipo de diálogo que você estabelece com seu cliente pode ser tão importante quanto os resultados obtidos, pois ela transmite segurança, agilidade e confiança de uma parte para outra. Faça com que seu cliente se sinta sempre valorizado e bem atendido melhorando a qualidade da sua comunicação!

logo v4 company blog