Thiago Souza

Thiago Souza

22 de março de 2016

Experimentação: uma mudança de mindset para designers

Tenho certeza que você já se sentiu subestimado pelos conhecimentos de um designer (ou publicitário, ou alguém do marketing). o sentimento é uma mistura de burrice e dúvida; você se sente ignorante mas não consegue compreender o por quê. Será que é a música que ele ouve? ou são esses livros que ele lê? A liberdade que ele tem para a experimentação… Tudo que ele faz é tão diferente do que as pessoas normais fazem…

Sempre houve certa mística envolvida na atividade de um designer, independente de sua posição ou área de atuação: parece que seus produtos e insights vêm de outro mundo, como se ele possuísse o superpoder de se isolar, desaparecer por semanas ou meses, e voltar com a solução perfeita para o projeto, sem qualquer possibilidade de crítica pois, se você não entende as decisões tomadas por trás desta solução, muito provavelmente o ignorante é você. Não demonstre sua estupidez, não questione, apenas aceite.

Nem tudo o que brilha é ouro

É comprovado por diversos cases em empresas e dados de pesquisas que nada disso tem a ver com o “bom design”. Não importa quão brilhante seja a ideia e o desenvolvimento, ou quantos anos de experiencia o setor possui. Se ele não estiver aberto à experimentação e a testar seus protótipos da maneira mais rápida e eficiente possível, a epifania de um não irá substituir o processo de iteração desde os estágios iniciais de muitos.

Mudar a maneira de pensar o fluxo de trabalho, principalmente depois de que ela já está sedimentada, é incrivelmente difícil. Não vou me adentrar a respeito desta afirmação, mas fomos programados em nosso sistema educacional a evitar os erros, e é exatamente no erro que esta metodologia se difere das outras. Lembra das provas do colégio? dos exercícios de matemática? das aulas de física? então. É aqui que mora a maior barreira, como o nosso cérebro está acostumado a pensar. Mas, como qualquer atividade que demanda esforço e dedicação, esta mudança irá valer a pena. E a melhor parte é que neste mindset, errar faz parte do processo como um todo! Apenas tenha cuidado apenas como você irá lidar com ele: Irá ignorá-lo e seguirá em direção ao erro seguinte? Culpará o outro por não ter lhe passado informações suficientes? Desistirá de tudo por medo de errar novamente? Pense nisto.

Aprecie o erro legítimo, aquele que ocorre quando se busca acertar.

Esta diferença será sentida no tempo gasto e no bolso. Você verá que validar um modelo em 15 minutos através de alguns rabiscos em um papel é muito mais vantagem do que descobrir meses depois, com uma campanha gigantesca já em andamento. Este mindset de experimentação, muitas vezes atribuído inicialmente ao empreendedorismo, tem muita relação com o design thinking, buscando na prototipação a resposta para alcançar resultados significativos em um período de tempo reduzido. Seja confiante, desenvolva soluções, teste, repita. É garantido que este método te levará a resultados incríveis!

V4 Company – Experimentação

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

logo v4 company blog