Fidelize seus clientes através dos padrões de atendimento!

Os processos são sem dúvida uma lacuna na grande maioria das organizações. Existem empresas com 40, 50 anos de mercado que estão apenas engatinhando para criar processos claros e definidos.

Apesar de parecer burocrático, os processos são excelentes mediadores da cultura de cada organização. Através deles tempos direcionamentos de como proceder nas mais diversas situações. Hoje vamos falar um pouco sobre processos de atendimento!

Vivemos em um mundo onde os consumidores têm cada vez mais opções e mais que isso: voz para idolatrar ou difamar a sua empresa. Se o seu cliente não ficar satisfeito com o seu atendimento, ele nunca mais voltará.

Mas como garantir um esforço mínimo por parte de cada um de meus funcionários?

Através dos processos!

A sua empresa, independente do ramo de atuação, precisa ter processos de atendimento claros e definidos, como uma orientação mínima de, ao atender o telefone, ter um pitch “Empresa X, você fala com Beltrano, em que posso ajudá-lo”?

Você sabe porquê? Porque se não existirem processos, o seu colaborador vai depender unicamente de motivação para atender o seu cliente de forma descente.

Não raras vezes, ligamos para empresas em busca de informações e somos atendidas com “alô”. Esse é um claro exemplo da falta de processos. O seu colaborador não está motivado e também não tem um processo a seguir.

O resultado será um desconforto para o cliente, que na grande maioria das vezes irá buscar uma empresa mais preparada e profissional que a sua.

O mercado, sobretudo em tempos de crise, não tem espaço para o amadorismo! Faça o melhor que puder e crie processos para que todos os seus colaboradores estejam em sintonia!

E você tem processos claros de atendimento? Entende a relevância disso para a satisfação do cliente?

Me conte aqui nos comentários!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email