O que eu aprendi com Marcelo Toledo?

Se você, assim como eu, está ligado na criação das startups, precisa conhecer a história e os ensinamentos de Marcelo Toledo, o empreendedor que já se tornou referência no tema em muito pouco tempo!

Confira tudo o que eu aprendi com Marcelo Toledo e que também vou ensinar para você que segue meu blog e me acompanha em todas as minhas histórias sobre pessoas de sucesso! Mais um texto meu, Max Satiro, para você que me segue!

Quem é Marcelo Toledo?

Marcelo Toledo é engenheiro de softwares, e como todo grande empreendedor, sua carreira não para por aí e extrapola os limites de sua própria profissão, entrando com força no mundo das startups!

Por incrível que pareça, Marcelo foi profissional do esporte até os dezoito anos de idade, sendo um reconhecido nadador. Só depois dessa idade é que foi trabalhar em uma empresa de computação na Bahia, se apaixonando pela área e fazendo sua graduação em seguida.

Após vinte anos de carreira, Marcelo Toledo se tornou especialista em startups da área da tecnologia. Um de seus maiores sucessos é sua Startup Klivo que é focada no segmento healthtech, que são as tecnologias desenvolvidas para o setor da saúde.

Um dos pontos mais altos de sua carreira foi quando trabalhou na Nubank, uma das empresas que mais crescem no mundo e que oferecem uma verdadeira inovação no mundo dos cartões de crédito e bancos digitais, tornando esses serviços muito mais acessíveis para diversos perfis de clientes.

O que são as startups?

Marcelo Toledo se tornou um especialista na criação e na consultoria sobre startups, mas se você ainda tem dúvidas sobre o que são essas empresas, veja um dos principais aprendizados que tive com Marcelo.

Ele me ensinou que as startups são empresas especializadas em inovação tecnológica. O termo foi cunhado pela primeira vez nos Estados Unidos, no Vale do Silício.

Podemos não perceber que estamos cercados de startups, embora nem todas as pessoas conheçam esse termo e o que ele significa. O Uber que revolucionou o mundo das corridas de carro é um grande exemplo de startup, assim como a Apple, a AirBnb e a própria Nubank!

Assim, se a empresa é inovadora e trabalha com tecnologia, aí está uma startup e aí está também um dos segmentos da economia que mais crescem e que mais tendem a seguir aumentando em importância de mercado nos próximos anos, portanto, uma excelente área para se investir!

Como fazer uma startup de sucesso como Marcelo Toledo?

Infelizmente, nem todas as startups que são abertas têm tanto sucesso quanto as que citamos logo acima e o Marcelo me ensinou muito sobre os motivos para que isso ocorra.

Acontece que como fazem parte de um segmento diferenciado e específico do mercado, sua gestão também precisa considerar todas essas especificidades, assim como o investimento em marketing digital é importante para levar a empresa adiante.

Para auxiliar quem pensa em abrir uma startup, Marcelo Toledo escreveu um livro chamado “dono”, onde ele ressalta sua própria experiência de criação e gestão não de uma, mas das cinco startups que possui atualmente!

Esse é um ponto sobre o qual podemos nos debruçar: uma história de sucesso traz outras histórias de sucesso, afinal, após o crescimento de uma empresa, Marcelo decidiu criar outras com o mesmo mecanismo de gestão, embora não sejam idênticas na área de atuação.

Uma das empresas do Marcelo Toledo, a Payleven é considerada uma das maiores incubadoras startups do mundo todo, por isso eu sempre indico a leitura de sua obra para quem é encantado por empresas do setor de tecnologia.

A importância das Startups para o mercado

Uma lição preciosa que aprendi com Marcelo Toledo é que as startups não são apenas inovações do mercado financeiro e do empreendedorismo, elas possuem grande importância para a economia na atualidade e isso envolve o cenário brasileiro.

Ele aposta que esse tipo de empresa é a maior promessa em termos de gigantes do mercado, sendo parte do que Marcelo chama de nova economia. Além de importantes, o empresário diz ainda que a existência das startups é algo inevitável.

Inevitável porque se elas não existissem nós teríamos de inventar. Não é mais possível pensar em empresas e serviços no mundo de hoje sem o auxílio das tecnologias que temos à nossa disposição.

Na área da saúde, onde também atua, Marcelo Toledo explica que todo o trabalho não pode mais ser feito manualmente. Imagine não ter tecnologia inovadora para os atendimentos médicos e cirúrgicos na atualidade? Isso não seria um recuo que implicaria na saúde de toda população?

As pequenas ideias tecnológicas podem se tornar gigantes

Marcelo Toledo também me ensinou o quanto as ideias pequenas podem se tornar gigantes da tecnologia. Ele sempre cita como as maiores empresas que temos atualmente e que são exemplos de startup começaram como algo muito simples, com pouco investimento.

Alguns exemplos são a Apple e o Facebook. Os empresários que atualmente são considerados os maiores do mundo começaram algo baseado em inovação, mas a partir de uma ideia simples, que se tornou algo gigante sem o qual hoje nem podemos nos imaginar.

Assim como outros empreendedores, Marcelo Toledo me ensinou que é preciso confiar em suas ideias, por mais simples que elas possam parecer. No mundo das inovações costuma ser assim.

As maiores startups surgiram dessa forma. Por exemplo, o IFood foi criado a partir da junção de diversas opções de restaurantes em um cardápio digital, que posteriormente se tornou o maior aplicativo do setor alimentício do qual temos notícias hoje!

Como ter uma startup atrativa?

Nem toda boa ideia consegue atrair investidores logo de cara e esse é um problema que Marcelo Toledo também nos ensina a lidar.

Ele nos ensina que criando uma empresa com o investimento necessário para atrair os primeiros clientes podemos chamar atenção de investidores em um segundo momento. 

Provar a viabilidade do negócio é fundamental para atrair pessoas dispostas a investir. Não se esqueça dessa importante fala que aprendi com Marcelo Toledo e continue me seguindo para mais textos como esse no blog da V4 Company!

Deixe seu Comentário