O Que Eu Aprendi Com Geraldo Rufino

Se tem uma coisa que me inspira demais, são as histórias sobre personalidades que vieram de contextos em que as chances de se obter o sucesso eram muito mais difíceis, mas souberam aproveitar cada oportunidade e utilizar estratégias brilhantes para literalmente conquistar o mundo, como Geraldo Rufino!

Esse com certeza foi o caso dessa figura que tem uma história de vida digna de filme, que nascido e criado na favela do sapé, em São Paulo, hoje é CEO de uma das maiores e mais prestigiadas empresas da América Latina!

Quer conhecer tudo sobre essa personalidade fascinante do mundo dos negócios? Então vem conferir comigo quais foram as maiores lições que eu aprendi com Geraldo Rufino, e um pouco mais da história dessa figura que é realmente surpreendente e inspiradora.

Quem é Geraldo Rufino?

Geraldo Rufino foi criado na favela do Sapé, no estado de São Paulo, mas nasceu em Minas Gerais, onde quando criança recolhia latinhas de aço para vender no ferro velho e complementar a renda de sua família que era muito humilde e passava por grandes dificuldades para ter acesso ao mais básico, como alimentação.

É quase impossível de acreditar que hoje, esse mesmo cara é dono de uma das maiores empresas da América Latina que não fatura nada menos do que 50 milhões de reais bruto! É muita grana!

Geraldo é o tipo de cara que chama a atenção por sua humildade, que pode ser notada claramente no seu jeito de falar em entrevistas que dá frequentemente para canais de televisão. Ele conta que aos 7 anos de idade perdeu sua mãe, e nessa mesma época acabou abandonando a escola, e retornando apenas aos 13 anos de idade.

Aos 15 anos, ele comprou seu primeiro bem pessoal fruto de um trabalho árduo, o item era um fusca, que mais tarde Geraldo Rufino trocou por uma kombi, para que seu irmão pudesse utilizar na prestação de serviços que na época fazia para ajudar a família com a renda.

Quando já completava 25 anos, ele já tinha adquirido dois caminhões que utilizava para que pudesse transportar adubo, mas tudo mudou drasticamente quando em 1985 seus caminhões se envolveram em um acidente, que foi tão intenso que deu perda total em seus dois veículos, que se tornaram inutilizáveis.

E se tem uma coisa que Geraldo Rufino fez bem, foi fazer de uma situação trágica uma oportunidade de mudar de vida. Sem conseguir reparar os caminhões, ele teve a ideia de desmontá-los e vender as peças, o que conseguiu fazer de forma rápida, fazendo-o perceber que tinha um grande vácuo nesse ramo. Foi então que a JR Diesel nasceu. 

A história da JR Diesel

O trabalho desse novo empreendimento começou com um desmanche manual em um galpão localizado em Osasco, que ocupava um grande espaço e ainda contava com uma loja para revender as peças. Após fazer um negócio mal planejado, Geraldo acabou tendo um prejuízo de cerca de 16 milhões.

Não demorou para que ele reestruturasse sua empresa colocando-a em uma trilha de crescimento de cerca de 30% ao ano! E se você pergunta pra ele qual é o segredo desse sucesso todo, ele prontamente responde com um grande sorriso no rosto: o otimismo. 

As lições que Geraldo Rufino me ensinou

Poucas histórias me inspiram como a desse cara, e logo que pesquisei mais sobre Geraldo Rufino, tratei de ler todo o seu material disponível, entrevistas e palestras e com o acúmulo desses conhecimentos, muitas coisas mudaram de perspectiva em minha vida.

Eu decidi separar algumas das lições que mais me marcaram e que tenho certeza que vai ajudar vocês como me ajudou!

  • Não terceirize a sua culpa, e saiba reclamar menos!

    Geraldo com certeza foi um cara que cresceu presenciando o desamparo social por parte do governo, e ele trazia isso em seus ensinamentos, quando dizia que para se obter sucesso, o primeiro passo era parar de depositar a resolução de seus problemas nas mãos alheias, porque dessa forma eles nunca serão resolvidos.

    Foi isso que o motivou a correr atrás de seus objetivos, e como você pode ver, alcançá-los com sucesso, mas não sem antes lutar arduamente.
  • Seu bolso pode quebrar, mas sua credibilidade nunca!

    Geraldo Rufino sabe bem que pelo caminho muita coisa pode dar errado, prova disso é que ele faliu nada menos do que 6 empresas! Da última vez, o empresário ficou devendo na praça mais de 16 milhões de reais! Mas uma coisa que ainda estava intacta era a sua credibilidade.

    O bom relacionamento que tinha com seus fornecedores, clientes e funcionários foi o que permitiu que ele recomeçasse, e pudesse hoje chegar ao patamar de sucesso que atingiu.
  • Trace metas reais

    Trabalhar com metas é fundamental para quem deseja obter sucesso em seus empreendimentos, mas acima de tudo, é preciso saber trabalhar com metas reais!

    Quando você traça uma meta que é completamente inacessível para você, não vai conquistar nada além de frustração, assim fica difícil encorajar e engajar a sua equipe, colocando em risco o sucesso da sua empresa.

As pessoas são a base de tudo

Desde a primeira vez que tive contato com esse cara, percebi o seu cuidado ao lidar com pessoas, e esse sempre foi um fator muito cativante para mim. Geraldo acredita, assim como eu, que as empresas são pessoas, e saber valorizá-las é o caminho para o sucesso.

Ter funcionários que vestem a camisa da empresa para muito além da narrativa, requer um líder que igualmente vista a camisa da equipe, auxiliando, respeitando e valorizando cada um de seus colaboradores, esse para ele era o verdadeiro segredo que todo empreendedor que almeja o sucesso deve conhecer. 

Se assim como eu você se sentiu extremamente inspirado com a história dessa figura chamada Geraldo Rufino, não deixe de conhecer os outros artigos e aprender algumas lições que podem mudar a sua vida tanto nos aspectos profissionais, como nos pessoais!

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário