Thiago Souza

Thiago Souza

19 de julho de 2016

Remarketing Automation: Otimize sua maquina de vendas

Já falamos muito aqui sobre a importância de utilizar todos os investimentos em mídia para captar leads! Isso porque nosso objetivo não deve ser apenas para gerar vendas imediatas, mas sim construir audiência para então oferecer outros produtos e serviços em outros momentos.

Campanhas de remarketing são excelentes porque trazem um custo por lead muito baixo. Você já gastou em um outro momento para captar esses leads, essa audiência já é sua. Agora é a hora de usufruir desse tráfego qualificado.

Nesse sentido, o “remarketing automation” vem como uma tendência super forte para otimizar ainda mais as nossas campanhas! É o tipo de remarketing que torna o nosso trabalho muito mais simples e automatizado. Ter processos claros é fundamental para que possamos automatizar situações recorrentes e focar nas demais atividades estratégicas essenciais para o bom andamento do nosso trabalho.

O termo remarketing automation é uma forma de remarketing automatizada, como o próprio nome diz. O usuário, por exemplo, entra em seu site e vê os seus anúncios! O remarketing automation vai muito mais além desse ciclo, automatizando os seus anúncios para os interesses do usuário.

Imagine que cada usuário que entra em seu site percorre “caminhos distintos”. Suponhamos que o usuário A tenha entrado em seu site, visto um anúncio de vídeo, mas que não tenha o assistido. O usuário B, entretanto, entrou no site e clicou em um dos anúncios do Youtube. O usuário C entrou na sua página, assistiu o vídeo o virou um lead (deixou o seu e-mail). O usuário D, entretanto, entrou na sua página, viu o seu vídeo e concretizou uma compra.

Na pratica, a técnica consiste em criar funis de venda supondo todos os caminhos possíveis que o usuário pode percorrer dentro do nosso site. Com todas as informações, você consegue automatizar todos esses processos para que cada pessoa veja o seu anúncio baseado no nível de consciência com seu produto. Ou seja, baseada nas ações que ela fez no seu site.

Imagine a pessoa do caminho A, nos primeiros 7 dias você apresenta um tipo de conteúdo para ela. A partir do 8 dia, você começa a inserir outros tipos de remarketing. Se ela não voltar para o site, você dá um tempo de pausa e, quando lançar um produto novo, apresenta o mesmo para ela. Você irá automatizar todo o processo para todos os tipos de usuário, baseado em cada possibilidade de ação que a pessoa pode tomar.

Em tese, o remarketing automation consiste em você fazer a campanha uma só vez, e a própria campanha vai se otimizando de acordo com o comportamento dos usuários. É excelente porque leva em consideração o nível de consciência do seu consumidor/usuário. Nesse sentido a campanha tende a gerar muito mais repor (identificação com o público) e será, portanto, mais eficaz.

logo v4 company blog