Thiago Souza

Thiago Souza

21 de junho de 2016

Top 6 gatilhos mentais para você começar a vender muito hoje! [PARTE 1]

Os gatilhos mentais em marketing podem ser definidos como “atalhos” que o cérebro utiliza para tomar decisões com maior facilidade e são, portanto, excelentes estratégias de persuasão! Eles auxiliam na quebra de objeções que podem atrapalhar as vendas e influenciam na decisão de compra!

Para ilustrar, podemos citar um dos principais exemplos de gatilho mental aplicado à mídia tradicional: são as propagandas de creme dental, que mostram um dentista (gatilho mental de autoridade) indicando o produto!

Se formos um pouco mais além, podemos citar os comerciais da marca brasileira Polishop, conhecidos por apresentar produtos praticamente mágicos capazes de quebrar todas as objeções de compra do produto!

Em Internet Marketing, o uso dos gatilhos mentais merece uma atenção ainda mais especial porque o ambiente digital não permite a experiência sensorial! Não é possível sentir, tocar o produto, portanto as estratégias de persuasão precisam ser ainda mais agressivas!

Se você ainda não ouviu falar sobre gatilhos mentais, está mais do que na hora de conhecê-los! Confira o top #06 gatilhos que separamos para você começar a usar hoje e sentir os resultados na sua empresa:

#1 Prova Social

O gatilho mental de prova social é um dos mais importantes para influenciar a decisão final! É influenciar através da experiência do outro. Filas em restaurantes podem indicar que o restaurante é bom, por exemplo! Abuse dos contrastes “antes e depois” e depoimentos de clientes em seu site e seus futuros clientes ficarão muito mais seguros em tomar uma decisão de compra.

#2 Reciprocidade

O gatilho mental de reciprocidade é o mais utilizado em estratégias de Inbound Marketing, onde você desperta o interesse do consumidor. Trata-se de oferecer algo em troca para que o usuário sinta-se “em dívida com você”. Você pode, Por exemplo, enviar 4 e-mails com conteúdo relevante e um de venda. O usuário vai estar mais propenso a compra porque “deve” muito a você.

#3 Especificidade.

Seja específico em suas headlines e os seus clientes confiarão mais em você. Se você desenvolveu um método que gerou 2.437 vendas em um mês, utilize esse número a seu favor. Não diga “O método que gerou mais de 2.000 vendas por mês”. Quanto mais específico você for, mais assertivo será o seu marketing.

#4 Comunidade

O gatilho mental de comunidade é na verdade muito antigo. Podemos citar as igrejas lá no século XIV por exemplo. Trata-se de trazer a sensação de pertencimento, fazer parte! Os clubes de futebol fazem isso de forma excelente. Crie relação com os seus clientes, faça com que eles queiram se relacionar com a sua marca através de clube de vantagens, eventos ou grupos!

#5 História

O gatilho mental de história é ótimo para engajar o usuário! É o que chamamos de jornada do herói! O ser humano gosta de ouvir histórias, portanto faça o possível para envolver o consumidor e prender a sua atenção. É sempre mais fácil vender para         quem confia em você, por isso abuse desse gatilho!

6# Compromisso

O gatilho mental do compromisso funciona como firmar um “acordo” com o usuário. É excelente porque acaba comprometendo o potencial cliente com você ou com a sua oferta! Se você tem um blog ou uma página no Facebook, convide os usuários a interagirem, peça para que enviem fotos utilizando o seu produto, que comentem. Combine um dia para ele ir até a sua empresa, crie um “compromisso”.

Esses são só alguns dos gatilhos mentais que você pode se apropriar para ajudar a aumentar suas taxas de conversão de vendas! Criamos a parte 2 dessa série, você pode visualizar aqui!

Se você começar a utilizá-los, tenho absoluta certeza que a sua comunicação será muito mais assertiva e suas vendas irão crescer muito!

Você já utiliza alguns desses gatilhos? Entende a importância da escrita persuasiva?

Me conte aqui nos comentários!

logo v4 company blog