Relatório básico de marketing digital | KNOW HOW

Você começou a criar campanhas de marketing há pouco tempo? Acha difícil fazer um relatório para mostrar ao seu cliente? Então, continue lendo este artigo e aprenda como fazer um relatório básico de marketing digital em 5min.

Dentro do marketing digital existem centenas de métricas e indicadores que devem ser analisados. Para apresentá-los de forma eficiente ao seu cliente é muito interessante construir um relatório.

Contudo, apesar de existirem vários indicadores e métricas, aqui na V4 Company, nós damos prioridade para 3 dados muito importantes.

Estes 3 dados são imprescindíveis em qualquer relatório básico ou completo de marketing digital:

  • investimento em mídia
  • conversão 1
  • conversão 2

 Agora que você já sabe quais são os 3 elementos mais importantes de um relatório básico, que tal estudar um pouquinho mais a fundo cada um deles? Vamos lá?

INVESTIMENTO EM MÍDIA:

Este é o primeiro ponto que você deve ter clareza na hora de montar o seu relatório: o quanto você irá investir em advertising para rodar suas campanhas.

Seja investimento em Google, Instagram, Facebook, LinkedIn, Taboola e etc… Aqui você deve somar todo valor investido para criar anúncios nestas mídias.

A proporção de investimento em cada uma delas será diferente, e por isso, muitas vezes esse ítem acaba se desdobrando em outros vários.

Eventualmente, para alguns projetos, não será necessário investir em todas elas, ou, também pode acontecer de já na primeira análise você perceber que uma das mídias performou melhor que as demais e merece um valor maior.

Logo, como especialista em marketing, é importante que você saiba identificar tudo isso e pensar as melhores soluções para oferecer ao seu cliente.

 

CONVERSÃO 1:

O objetivo aqui é você relatar o seu primeiro ponto de contato com o seu cliente.

Na maioria das empresas, o primeiro ponto de conversão é um lead. Entretanto, também pode ser o número de downloads de um e-book ou então a geração de um carrinho no e-commerce.

Por este motivo, é essencial que você saiba qual será a sua primeira métrica de conversão. Pois teremos por volta de três níveis a serem analisados neste relatório básico de marketing digital.

Exemplo: Digamos que o seu investimento total feito em mídia é de R$ 2.300,00 reais e que a primeira métrica de “conversão 1”  foram de 123 leads.

Para calcular qual foi o seu custo para converter esses 123 leads, você irá dividir o seu investimento total em mídia pelo número de leads que converteram. Acompanhe abaixo o exemplo:

2300 (investimento em mídia) / 123 (conversão 1) = R$ 18,69 reais de custo por conversão.

Ainda está com dúvidas? Neste artigo aqui você pode aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

CONVERSÃO 2:

Este será, então, o segundo nível de conversões que você irá analisar para a construção do seu relatório básico.

Vamos continuar falando dos leads, neste segundo nível, você precisa metrificar o quanto dos 123 leads vieram a marcar uma reunião com você ou então visitaram seu ponto de venda.

Supondo que das 123 pessoas que converteram no início, 73 delas vieram a marcar uma conversa com você. O próximo número a ser calculado neste relatório, então, será a sua taxa de conversão (%) entre a conversão 1 e 2.

Mas não se assuste, a conta é simples de fazer, acompanhe abaixo, então:

73 (conversão 2) / 123 (conversão 1) x 100 = 59% de taxa de conversão 01 para 02.

Existem outros pontos a serem analisados dentro deste relatório básico de marketing digital. E você pode ter o acesso completo a este material assistindo nosso novo vídeo do canal da V4 Company no Youtube.

Aprenda a fazer um relatório básico na prática

Nele o nosso Equity Partner, Guilherme Lippert, vai mostrar o passo a passo de como calcular estes indicadores.

Para você acabar de vez com o medo de não saber como fazer um relatório de marketing digital e apresentar para o seu cliente com segurança!

Então, assista o vídeo completo clicando na imagem abaixo.

E para se aprofundar ainda mais, leia este artigo sobre o melhor processo apra gerar relatórios.  

Em conclusão, independente do nível de desenvolvimento onde você está no marketing digital, é importante saber criar um relatório básico para apresentar ao seu cliente.

Quer mais dicas de como criar bons relatórios? Então acompanhe as redes sociais da V4 Company!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email