Desenvolver estratégias de marketing necessitam de estímulos emocionais e cognitivos que agências vêm utilizando desde o início da era da publicidade. Aqui vamos lhes mostrar 5 dicas de gatilhos cognitivos que irão auxiliar a converter ainda mais! Não esqueça de adequar estas estratégias para seus possíveis clientes, saiba como eles irão se comportar com base em nossos exemplos e adapte-os para seu público! Vamos para o primeiro deles:
Escassez
Nós, humanos, somos inclinados a responder quando alguém nos apresenta algo exclusivo ou que estará em falta. Estudos mostram que estamos dispostos a pagar até 50% mais do que o valor padrão se ele estiver comercializado como “exclusivo” ou “edição limitada”. Associamos a escassez deses itens com raridade, valor.
Este gatilho pode lhe ser útil para dar prosseguimento aos diferentes ciclos de merchandising de seus produtos/serviços, se utilizando desta técnica para acelerar a decisão de compra e iniciar o próximo período.
Ou também quando seu produto é realmente diferenciado.
Reciprocidade
Nada é de graça neste mundo. Estamos tão condicionados a esta máxima que quando o acesso a algo é fácil demais, começamos a duvidar das intenções do anunciante.
Por isso é comum trocarmos nosso nome e email por um eBook ou o teste grátis de um novo software, invocando este sentimento de reciprocidade.

Autoridade
Quando falamos em autoridade, não é apenas se auto proclamar “o melhor gerenciador de projetos do ano” ou “a melhor pizzaria da cidade”. Basear estas afirmações com dados relevantes e provas é o que realmente conta no final. Até aquelas políticas de privacidade que (eu assumo) ninguém lê, também é uma estratégia para demonstrar o quão sério você está levando seu trabalho em cima de seu produto.
Outra estratégia é a transferência de autoridade. Nunca vi uma corrida com o Fittipaldi, mas toda vez que ele fala que as baterias Moura são as melhores, eu acredito.
Hierarquia
Aonde os elementos estão em uma página fazem toda a diferença para o usuário durante sua navegação. Mais que isso, suas cores e tamanho também influenciam aonde ele irá prestar mais (ou menos) atenção.
Por este motivo CTAs (Call to Actions), ou seja, elementos em que o usuário pode se relacionar se destacam visualmente, e às vezes até interagem ao piscar ou mudar de tamanho; É ali aonde o visitante deverá concentrar sua atenção, aonde ele irá ter uma ação.
Prova Social
Diferente de uma transferência de autoridade, aqui são clientes sendo inspirados por clientes. Nós somos criaturas sociais, precisamos olhar, entender o que outros estão fazendo à nossa volta, Por este motivo este tipo de gatilho funciona tão bem.
Esta prova poderá vir ser através de um depoimento, vídeo, avaliação, o que comunicar melhor e quebrar o máximo de objeções de seu público.
Estas são as 5 dicas de gatilhos para você aplicar em sua landing page! Mas antes de colocá-las em prática, não esqueça da máxima: “Confiança: anos para se ganhar, segundos para perder”. Tentar ludibriar seus clientes com gatilhos e pressões que não fazem jus a sua oferta poderá repercutir muito negativamente em seu business. Preocupe-se em desenvolver algo que agregue valor ao invés de apenas focar em como você irá tirar dinheiro dos outros. Façam eles terem prazer em lhe pagar.
E, para lhe ajudar a convencê-lo a comprar, lembre-se destas 5 dicas de gatilhos!