Como guiar o usuário em sua campanha utilizando o conceito de Attention Ratio

Imagine você andando na rua mais movimentada do centro comercial de sua cidade. Muitas pessoas indo e vindo, infinitos estímulos visuais (compre aqui! Desconto! Promoção! Só hoje! 50% OFF!), as lojas exalando aquele perfume de produtos novos, música, pessoas falando, …

É difícil prestarmos atenção em apenas uma coisa por vez neste tipo de ambiente, onde todos querem chamar sua atenção. Na internet não é diferente. Tráfego é um dos maiores commodities no mundo digital, e chamar a atenção do usuário é um objeto de estudo por si só.

Digamos que você colocou um anúncio para sua campanha de vendas, conseguiu chamar a atenção do usuário através dos Ads e ele chegou em sua landing page. Parabéns, você tem a atenção dele! Ele quer absorver o que você tem para falar! Ótimo! Mas espere, por que você colocou este botão para a sua página do Facebook? Qual a necessidade de explicar os benefícios em outra URL? Seus contatos estão em um link? FAQ em outro link? Não, espere. Não clique aí, vá até o formulário e clique no botão para enviar seus dados. Não aí! Do outro lado! NÃO! NÃÃÃÃOOO….

…E lá se foi um possível cliente.

Attention Ratio, ou índice de atenção em tradução livre se refere a quantidade de links (ou interações) possíveis de um site em relação ao objetivo principal desta mesma página. Se você necessita que o usuário clique em um devido botão para, digamos, fazer o download de um eBook ou se cadastrar para receber mais informações sobre um empreendimento imobiliário, seu desempenho será melhor se este usuário não possuir muitas opções para fugir do objetivo pré estabelecido. Simples assim. Então, quando mais próximo de 1:1 for este indicador, melhor. Correto?

Sim e não. Fácil de falar, difícil de fazer. Não é difícil de encontrar uma página de campanha de vendas que possui 15+ links que te levarão para outras URLs. Entenda que, mesmo se o clique levar o usuário para outro lugar dentro do mesmo domínio, ainda será um ponto negativo, sua atenção estará sendo desviada, além de criar a necessidade de carregar esta outra página, afetando a navegabilidade do usuário (principalmente em celulares/3G). Lembre-se: O índice de atenção não é para o seu site como um todo, mas sim para a página da campanha que o user foi direcionado.

Dê uma olhada neste exemplo abaixo:

Leading_Page_Anotacoes2

No exemplo acima, é visível a quantidade de chances do usuário terá para escapar. São no total 71 links destacados em rosa, gerando um índice de 71:1. Para uma home page talvez este valor seja considerado aceitável (eu ainda acho um exagero), mas se o objetivo aqui é fazer o usuário preencher o formulário (indicado pela flecha), algo está errado. As informações que a página quer passar estão de acordo com o que o usuário procura: Perguntas frequentes, certificados de segurança, garantia, provas sociais, o pacote completo. Mas infelizmente elas estão localizadas em diferentes URLs, dificultando o processo e desviando a atenção do objetivo principal. Por isso você deve buscar o attention ratio mais baixo possível.

Acredite: tudo pode ser otimizado.

E agora, esta página do exemplo é inútil? Eles terão que criar outra do zero? Claro que não! No exemplo acima, o mais complexo neste processo de criação da campanha é conhecer seu usuário e criar um copywriting que esteja alinhado com o público, e ela tem. Para o problema de índice de atenção – Attention Ratio, existem muitas soluções possíveis: utilização de lightboxes, dividir a página por seções, organizar o conteúdo e manter apenas o necessário. Pense: Você não quer que, depois de todo o trabalho de geração de tráfego para trazer este usuário para sua página, ele fuja porque você não o direcionou da maneira correta, não é? Então, cuide deste indicador e faça com que a jornada dos usuários em sua página seja simples, intuitiva e sem distrações.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email