Inside Sales Marketing: vantagens da integração entre os times

Você já ouviu falar em Inside Sales Marketing? O termo faz referência à união de dois times diferentes de uma empresa, o de Inside Sales, ou seja, o de vendas, e o de marketing.

Em uma organização, cada uma dessas unidades tem as próprias demandas e a sua maneira de funcionar. 

Entretanto, os times de Inside Sales e Marketing compartilham entre si um objetivo em comum: ouvir o ‘’sim’’ do cliente e fechar o negócio. 

Quer saber quais são as vantagens da conexão Inside Sales Marketing para um negócio? Acompanhe esse conteúdo até o final.

Como funcionam os times de Inside Sales e Marketing?

Os times de Inside Sales e Marketing trabalham em etapas diferentes do processo de vendas. Em resumo, as atividades desempenhadas por esses profissionais são complementares. 

Entenda o papel e a relevância de cada uma dessas equipes: 

Inside Sales

O time de Inside Sales é a interface responsável por entender a jornada de compra do cliente e conduzir a venda

Os profissionais dessa equipe serão responsáveis por buscar novas oportunidades de negócios, realizar prospecções, qualificar os leads e os contatos pré e pós-venda. 

Desse modo, uma equipe de Inside Sales será formada por profissionais que se envolvem em diferentes momentos de uma negociação, como por exemplo LDRs, SDRs, BDRs e vendedores em si. 

Marketing

O time de marketing é a unidade de uma empresa responsável por conduzir as ações de comunicação e divulgação dos produtos e serviços de uma marca. 

Imagine que você se interessou por um conteúdo postado por uma empresa, como por exemplo um e-book, e cadastrou os seus dados para fazer download do material. 

Esse é um exemplo de uma ação planejada e executada por um time de marketing para obter leads, ou seja, oportunidades de vendas.

Para que todas as demandas sejam atendidas, um time de marketing digital é composto por profissionais com diferentes habilidades, como por exemplo: 

  • Copywriter
  • Diretor de Arte
  • Analista de SEO 
  • Social Media 
  • Gestor de Tráfego

Em empreendimentos maiores, outros profissionais como, por exemplo,  Desenvolvedores Front-End, Desenvolvedores Back-End, UX Designers e Cientista de Dados são integrantes de um time de marketing. 

A conexão Inside Sales Marketing

Unsplash

Seja no digital ou no offline, o objetivo do marketing é atender as demandas do cliente e gerar receita, ou seja, vendas. 

Desse modo, a conexão entre as áreas de marketing e vendas é algo que já existe pela natureza das áreas. Assim sendo, as estratégias de marketing são uma ferramenta usada para impulsionar as negociações comerciais. 

Em síntese, no modelo Inside Sales Marketing, a equipe de marketing será responsável por planejar e executar ações para atrair um maior número de leads, e encaminhar os contatos para o time de vendas. 

Com os leads em mãos, os profissionais responsáveis pelas vendas têm o desafio de identificar onde estão os leads no funil de conversão e qualificálos, com o intuito de efetivar a compra. 

Os porquês do Inside Sales Marketing

Uma empresa tem muito a ganhar ao estimular uma conexão entre os times de Inside Sales e Marketing. Os profissionais que compõem ambos os times também.

Um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2020 aponta que 87% dos líderes de marketing e de vendas acreditam que a colaboração entre as duas áreas faz bem para o negócio

Outro ponto de destaque é a qualidade dos leads. Entre os vendedores de melhor desempenho que responderam a pesquisa, 94% classificaram como ‘’bons’’ ou ”excelentes” os leads obtidos através das estratégias de marketing digital.

Os resultados pelo LinkedIn demonstram o quanto a união faz a força quando o assunto é Inside Sales Marketing. 

As vantagens do Inside Sales Marketing

Além de leads mais qualificados, quais são os outros benefícios da conexão entre os times de Inside Sales e Marketing?

Uma visão única de público alvo

Com os times de vendas e marketing atuando em conjunto, a tendência é que os ruídos sejam mínimos ao interpretar quem é a persona

Cooperação entra, competição sai

Algumas vezes, times de vendas e marketing possuem rivalidades entre si, o que não é algo bom para a empresa. 

Cada time possui as suas atribuições e responsabilidades, e todas são importantes. 

Combinar as habilidades é também uma forma de promover a empatia entre os times, o que pode melhorar o relacionamento entre os profissionais.

Maiores taxas de conversão

Quanto maior a qualidade dos leads obtidos através das estratégias de marketing digital, maior a probabilidade do vendedor fechar o negócio.

Agilidade

Trabalhando em conjunto, profissionais de Inside Sales Marketing vão conseguir trocar informações com mais frequência.

Desse modo, a condução dos leads no funil ocorre de maneira mais fluida, e o tempo investido na venda.

Como promover o Inside Sales Marketing?

Apesar da separação em squads, uma empresa é um grande time, de tal forma que nenhum setor é mais ou menos importante que outro. 

Para que times de marketing e vendas trabalhem juntos e entreguem mais resultados, confira as dicas que preparamos. 

1- Elabore metas em conjunto 

Os trabalhos das equipes de vendas e marketing se complementam.  Para que o time de vendas realize mais negócios com um determinado público, as ações de marketing precisam estar direcionadas para ele. 

Antes de começar, alinhe as expectativas com os envolvidos nas equipes de Inside Sales Marketing.

2- Implemente um SLA 

A sigla SLA significa Service Level Agreement. Em potuguês, o termo significa Acordo de Nível de Serviço

O SLA consiste em um acordo com os combinados entre os envolvidos, ou seja, os times marketing e vendas. A partir desse documento, as equipes vão conseguir enxergar com uma maior clareza o trabalho que está sendo realizado.

As metas, as responsabilidades e como os leads serão encaminhados são pontos importantes de inserir em um SLA.

Uma vez que alguma nova ferramenta seja inserida no processo ou mudanças aconteçam, revise e atualize o documento. E lembre-se de encaminhá-lo para quem está chegando na empresa. 

4- Aposte na comunicação interna 

Uma boa comunicação entre os times de marketing e vendas é essencial para melhores resultados comerciais. Afinal, um não cresce sem o outro.

Assim, para que os times trabalhem mais conectados, promova reuniões regulares entre as equipes, e também entre as lideranças de Inside Sales Marketing.

Além de serem uma oportunidade para aproximar os times, conversas periódicas também são um momento de reforçar combinados. 

5- Escolha um CRM integrado

Setores de vendas e marketing usam softwares de CRM para diferentes tarefas. Assim, ao invés de cada equipe usar um, opte pelo mesmo serviço para os dois times. 

Desse modo, as informações cadastradas estarão disponíveis para ambas as equipes, e em um único lugar. Assim, todos conseguiram ter a mesma visão do funil de vendas. 

A nossa opinião sobre Inside Sales Marketing

Em nossa assessoria de marketing digital, o Inside Sales Marketing é uma realidade. 

Para nós, a colaboração entre as equipes de marketing e vendas é essencial para que mais vendas sejam realizadas por um negócio. 

Além disso, a empresa inteira sai ganhando quando os times mantêm um bom relacionamento entre si e também reconhecem o valor do trabalho em equipe.

Que tal colocar as nossas dicas em prática e fazer o Inside Sales Marketing acontecer no seu negócio? 
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Acesse o nosso conteúdo especial sobre o que é Inside Sales!

Deixe seu Comentário