Inteligência de mercado: 5 passos para vender mais

As estratégias de marketing sempre se dão a partir dos dados sobre determinado público. Inteligência de mercado é a utilização desses dados para, a partir deles, ter novas ideias.

Decidir quais estratégias de marketing uma empresa vai adotar impacta diretamente no futuro desse negócio. Ou seja, essa tomada de decisão deve ser baseada e centrada em dados, aumentando os critérios e resultando em maior sucesso da estratégia. 

Assim, para entender melhor o que é esse conceito e como essa estratégia pode complementar seu Inside Sales, preparamos dicas e ferramentas que você precisa conhecer.

Afinal, o que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é o conhecimento acumulado das principais informações para a estratégia de marketing de uma empresa.  A coleta e aplicação desses dados tem como finalidade aumentar vendas e/ou ajudar na tomada de decisões do negócio.

Afinal, em um mundo muito dinâmico, é fundamental conhecer muito bem o mercado em que se está atuando. Assim, é possível ter insights mais certeiros, que vão resultar no sucesso de uma estratégia.

Quais os principais benefícios da inteligência de mercado?

inside-sales-e-inteligencia-de-mercado

Você só tem a ganhar ao investir na inteligência de mercado para o seu negócio. Afinal, entre os principais benefícios de aplicar esse conhecimento aos seus processos, podemos citar: 

  • Vantagem competitiva frente a concorrência;
  • Olhar atento às novas oportunidades de negócio;
  • Agilidade nas rotinas internas;
  • Inovação, uma vez que se obtém novos insights a partir da observação frequente dos dados.

5 passos para aplicar inteligência de mercado em vendas

Primeiramente, você precisa ter em mente que esse conceito é um conjunto de práticas que precisam de um certo tempo para dar resultado. 

Abaixo, listamos cinco passos para te ajudar a implementar melhor essse conceito no seu negócio.

1 – Atenção aos dados 

Dados são como um diamante bruto. Ou seja, na sua forma natural, eles possuem um certo valor. No entanto, quando lapidados e na vitrine de uma joalheria, essa pedra se torna bem mais valiosa. 

Diante disso, o primeiro passo para que você coloque a estratégia em prática é pensar em como você pretende coletar dados, sejam eles sobre o seu cliente ou a concorrência, e organizá-los. 

Hoje, toda e qualquer atividade que realizamos gera dados. Desde uma busca no Google à inscrição em uma lista de e-mail. Portanto, mais importante do que ter essas informações é saber como usá-las.

2 – Invista nos profissionais certos

Se o seu negócio já possui uma certa maturidade, cabe contratar profissionais com habilidades específicas para pensar a sua inteligência de mercado. Quem trabalha muito bem com essa área são os Analistas de Business Intelligence, ou Analistas de BI. 

Profissionais de BI costumam fazer parte de equipes de marketing, área que exerce um trabalho fundamental para que um time de vendas alcance os resultados desejados.

3- Conheça o seu produto

O que diferencia o seu produto ou serviço da concorrência? Qual é o maior valor em relação às soluções oferecidas por outras empresas? 

Para vender de forma mais inteligente, você precisa conhecer o seu produto de trás pra frente. Uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo é a construção de uma matriz SWOT. 

Uma matriz ou análise SWOT consiste em você saber as seguintes informações sobre o seu negócio: 

  • S – Strengths. Em português: Forças 
  • W – Weakness. Em português: Fraquezas 
  • O – Opportunities. Em português: Oportunidades
  • T: Threats. Em português: Ameaças

Em resumo, busque coletar dados e informações tanto internas como externas, assim você terá ainda mais para agregar nessa estratégia.

4 – Estude o seu mercado

Conhecimento é a base da inteligência de mercado. Por isso, é importante buscar se atualizar sempre sobre o que está acontecendo e pode vir a impactar o seu mercado.

Além disso, direcione os seus estudos para a sua concorrência. Olhe o mercado ao seu redor, e questione-se sobre quem são os seus principais adversários, no que vocês são parecidos, no que são diferentes, por exemplo.

Estar alinhado com essa estratégia é sobre você conhecer ao máximo o que está ao seu redor, e assim tomar as decisões mais estratégicas. 

5- Treine a sua equipe

Ao aplicar a estratégia de inteligência de mercado, você passará a ter uma outra visão da sua empresa através dos dados obtidos. Além disso, esse conhecimento vai permitir que você tenha novos insights sobre as suas ações de marketing digital e vendas. 

Assim, a nossa dica é que você comunique o seu planejamento e resultados com a sua equipe de vendas. Uma ferramenta muito importante para a estratégia e usada por vendedores, por exemplo, é o CRM. Por isso, reforce com o seu time a importância de colocar as informações corretamente nesse software. 

Dessa forma, para que você consiga aproveitar ao máximo desse conceito, é importante que a sua empresa como um todo esteja alinhada e auxilie na coleta de dados e informações.

Ferramentas de inteligência de mercado

Você pode começar a aplicar a inteligência de mercado ao seu processo comercial incorporando algumas ferramentas ao seu dia a dia. 

Por isso, listamos cinco plataformas que vão te auxiliar a obter informações sobre a sua concorrência, bem como dados sobre a sua performance on-line. Confira! 

CRM 

Softwares de Customer Relationship Management, ou seja CRM, são uma ferramenta importante para o controle do processo comercial. Afinal, é nesta plataforma que uma equipe de vendas armazena informações sobre os leads e movimenta o funil de vendas. 

Google Analytics

O Analytics é uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais de marketing digital. Seja no seu site ou e-commerce, através dele você pode obter informações como: o número de visitantes, como eles chegaram ao site, a frequência de acessos e as taxas de conversão. 

Feedly

O conceito dessa inteligência é baseado em informação. Por isso, uma equipe comercial precisa estar antenada nos principais acontecimentos e em fatores que podem mexer com o mercado. 

Para ficar por dentro de tudo que acontece, nós te recomendamos um agregador de notícias chamado Feedly. Através dele, você pode seguir diversos veículos de comunicação e ficar sabendo das novidades, além de monitorar os blogs da concorrência.

Microsoft Power BI

Você já ouviu falar em Business Intelligence ou BI? Também conhecido como inteligência de negócios, essa área trabalha com a coleta e análise de dados. 

Assim, o Microsoft Power BI é um serviço criado pela norte-americana Microsoft em 2015. Essa ferramenta consiste em um moderno software que permite você organizar informações de diversas fontes em um único lugar. 

Owletter

O Owletter é uma ferramenta que permite que você rastreie e colete informações dos e-mails enviados pela concorrência. Ou seja, através de recursos de inteligência artificial, a plataforma realiza a captura de e-mails, além de fazer uma análise e enviar alertas.

O serviço apresenta três opções de assinatura,  com valores entre $19 a $79 dólares por mês.

Como os profissionais da V4 Company usam a inteligência de mercado?

A inteligência de mercado faz parte da rotina da nossa assessoria de marketing como um todo, em especial nas atividades de vendas e marketing. Afinal, buscamos estar antenados em tudo que está acontecendo e pode impactar o nosso mercado e os nossos serviços. 

Quer saber mais sobre como implementar o modelo Inside Sales na sua empresa e obter os melhores resultados? Baixe agora o nosso Playbook de Execução de Inside Sales.

Deixe seu Comentário