fracassos marketing

Thiago Souza

Thiago Souza

27 de abril de 2020

3 Grandes Fracassos do Marketing

Evidenciar cases de sucessos de marketing e seus pontos fortes, é de fato, o que profissionais marketeiros gostam de fazer. Entretanto, quando na verdade, o que eles não falam, é que na maior parte do seu tempo, o que existem são fracassos em suas histórias.

Mas antes de falarmos sobre os 03 grandes fracassos do Marketing que boa parte dos profissionais desconhecem, queremos salientar que essa concepção de “fracasso” vai depender da sua visão sobre o marketing e qual o seu objetivo.

Para nós da V4 Company, o objetivo do marketing é vender. E trazendo este contexto para os 03 exemplos que iremos mencionar aqui hoje, por mais que para muitos eles possam se camuflar como acertos, na nossa visão eles são fracassos e vamos te explicar o porque.

Para publicitário e marketeiros, em linhas gerais, podemos constatar que o mercado e a faculdade trazem o objetivo de ganhar prêmios como o auge da carreira de qualquer profissional.

Esta sendo uma visão totalmente dispare e contrária da V4 Company. Pois, acreditamos que o profissional marketeiro é um cientista do marketing, ele faz testes para encontrar as melhores respostas. E por natureza, todo cientista erra muito até encontrar a forma ideal de como fazer.

Fracassos do Marketing

Dito isso, podemos citar o primeiro erro que envolve uma grande marca. E aqui vale um adendo, onde ressaltamos que a população e muitos profissionais colocam grandes marcas no altar, como se elas só tivessem os melhores profissionais, sempre acertando e trazendo bons cases de sucesso, o que não é uma verdade.

O primeiro exemplo é a campanha What’s Up? da Budweiser. Uma campanha que ganhou vários prêmios, super reconhecida no meio publicitário como um grande case de sucesso, entretanto, na verdade, a campanha derrubou o número de vendas da marca.

Sendo assim, entendemos que essas premiações foram feitas mais pelo viés artístico, do que necessariamente pelos resultados que ela obteve. Em média a marca perdeu 8,3% do seu marketshare.

O segundo case, que se você é publicitário deve conhecer, é o Think Different da Apple. Extremamente premiada, um dos maiores cases da história da publicidade, porém, a mesma desmoronou as vendas da Apple por três semestres seguidos, ou seja, o que parece muito bonito, por detrás não é bem sucedido.

E baseado neste conceito, trazemos em pauta o fracasso da campanha da Coca-Cola a New Coke. Sergio Zyman o então Diretor de Marketing da Coca Cola, em uma pequena pesquisa, entendeu que muitos consumidores da marca acreditavam que o sabor da Coca Cola era inferior ao da Pepsi.

O mesmo então, resolveu mudar dentro da empresa a fórmula da bebida para relançar a The New Coke. O que gerou grandes protestos de fãs e consumidores da marca, que não aprovaram o seu novo sabor e fizeram assim, o Diretor retirar a the new coke do mercado em 40 dias, fazendo o relançamento da Coca Cola tradicional.

Este é mais um grande erro de uma grande marca, que sem ao mesmo testar em um pequeno grupo o novo sabor, por acreditar e tomar decisões baseadas em “achismo”, fez com que a marca passasse por uma pequena crise.

E isso foi aprendido pelas grandes marcas. Hoje cada vez mais campanhas são focadas em performance, com o conceito de que marketing precisa vender. Cada vez mais se faz mais necessário tomar decisões baseadas em indicadores de performance.

E vendo estes erros anteriores, fica aqui a lição para os atuais profissionais, de olharem para o que realmente irá trazer resultado como performance e não pela estética. Se grandes marcas como a Apple comentem erros, o que dirá para nós meros mortais.

O erro faz parte da aprendizagem, um cientista do marketing está sempre testando novas maneiras de performar cada vez melhor.

Para entender e ouvir mais argumentos sobre o que citamos acima, gravamos um vídeo para nosso canal do youtube com o nosso CEO Dener Lippert e o nosso Equity Partner Grabriel Robiati, no quadro Verdade Nua e Crua.

Assista o vídeo completo clicando no link abaixo:

 

logo v4 company blog