Como Aumentar a Performance do Comercial Logístico?

O setor comercial é, como as pessoas costumam chamar, o coração de qualquer negócio. Isso porque é este o setor responsável por trazer dinheiro para dentro de casa. Entretanto, como aumentar a performance do comercial logístico?

Essa é uma pergunta comum em empresas relacionadas a este segmento, como transportadoras. Isso porque a atividade comercial deste nicho parece simples: você aborda o prospecto, mostra os serviços e espera um parecer positivo.

Simples e fácil, não é? Na verdade, não. Há muito tempo o comportamento comercial de equipes de alto desempenho vai muito além de apresentar um serviço a um possível cliente.

O time de vendas deve estar preparado para ofertar a transformação de um negócio, uma solução que deve, realmente, fazer a diferença nos resultados da empresa. São fatores como esse que fazem um prospecto se tornar cliente.

Entretanto, ainda existe a dúvida de como executar isso, ou seja, como aumentar a performance do comercial logístico, tendo em vista que a equipe ainda não possui habilidade para impactar os clientes de verdade.

Tudo começa dentro de casa

Se o seu serviço não é executado da melhor forma possível e os seus clientes não estão extremamente satisfeitos com o que recebem, fica muito mais difícil conquistar novos consumidores.

É natural que qualquer empresa, ao se deparar com uma proposta de serviço, busque referências no mercado. Provavelmente o seu prospecto acessará o seu site e buscará por outras empresas que você já atende.

Possivelmente, se você atender algum negócio que o prospecto tenha contato, ele solicitará um feedback, visando entender de forma concreta a eficiência dos serviços prestados pela sua empresa.

Portanto, antes de buscar novos clientes e aumentar a performance do comercial logístico, tenha a certeza que está entregando um serviço de qualidade e altamente competitivo para o mercado.

Lembre-se, sempre, que o marketing “boca a boca” é o maior responsável pelo crescimento das empresas. Se o seu cliente não vende o seu negócio como algo incrível, suas chances de expansão diminuem bastante.

Invista em tecnologia

A pandemia veio para colocar em xeque o potencial de feedback das empresas de transporte para o cliente final. Isso porque o consumo de produtos on-line aumentou e a exigência dos clientes também.

Com as pessoas em casa, a ansiedade pelo recebimento dos produtos ficou ainda maior e, consequentemente, o cliente precisa de informações constantes sobre o trajeto do produto até a sua casa.

Um sistema de monitoramento é fundamental nesse caso, assim, o cliente poderá ter ciência das movimentações das cargas, de onde o seu produto está e comparar o andamento com o prazo de entrega.

Atendimento é essencial

Mesmo com todo o feedback possível, tanto o cliente final quanto a empresa parceira podem solicitar alguns contatos durante o processo. Por isso, sua equipe de atendimento precisa ser qualificada e ágil.

Assim como o atendimento conquista, ele também pode afastar os clientes, portanto, garanta que as experiências de qualquer pessoa, ao efetuar contato com a sua empresa, sejam as melhores.

Para entregar o melhor atendimento, é necessário que a equipe seja capacitada, as técnicas de relacionamento com o cliente sejam ensinadas e um monitoramento de padrão de qualidade seja executado.

Assim como é comum em call centers, auditorias rotineiras são interessantes para verificar como os clientes estão sendo atendidos e em quais fatores a equipe precisa de aprimoramento.

Invista em marketing digital

Quando se fala em aumentar a performance do comercial logístico, esse é o principal fator lembrado pelas empresas. Entretanto, todos os anteriores influenciarão no sucesso das ações de marketing.

No entanto, é óbvia a importância do marketing digital, nos dias atuais, para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado. Quando se trata de um negócio B2B, a necessidade aumenta ainda mais.

Isso porque as vendas B2B são consideradas vendas complexas e, vendas complexas combinam muito bem com marketing digital, afinal, esta é a ferramenta perfeita para se relacionar com o cliente antes de uma venda.

Porém, investir em marketing digital exige conhecimentos específicos que nem toda empresa possui, por isso, é fundamental ter ao menos um responsável pelo marketing dentro da empresa.

Tenha ao menos um profissional de marketing

Mesmo que a sua alternativa para as ações de marketing seja a contratação de uma empresa que ficará responsável pela execução dos serviços, é necessário que uma pessoa dentro da equipe esteja responsável pela gestão do marketing.

Isso porque esta pessoa estará imersa no seu negócio e no seu mercado, ela será a responsável pela garantia de que as ações estão sendo executadas de forma alinhada com os objetivos da empresa.

Além disso, ela precisa ter conhecimento de marketing para debater o planejamento e as execuções previstas para as campanhas. Desta forma, o seu negócio fica menos dependente de uma empresa terceira.

Faça o básico muito bem feito

Antes de pensar em campanhas mirabolantes, que o mercado nunca viu e que você julga como inovadoras, tenha a certeza que todos os canais estão com o básico rodando de forma perfeita.

Campanhas incríveis são responsáveis por bons resultados temporários, porém, quando o básico é bem feito, constrói-se uma base forte, com estabilidade e constância nas vendas.

Para fazer o básico, você deverá se atentar aos seguintes itens.

SEO para o seu site

Possuir um site responsivo e amigável para o público é um pré-requisito que não precisa ganhar destaque, haja visto que é a primeira coisa que qualquer empresa precisa fazer para ter um bom posicionamento digital.

Entretanto, ter um site neste formato não é suficiente. É preciso prepara-lo para ser encontrado nas buscas dos seus possíveis clientes no Google. Se você não for encontrado, as pessoas não chegarão até a sua marca e você venderá menos.

Para se ter uma ideia da importância do SEO, segundo o Search Engine Journal, cerca de 93% das experiências digitais se iniciam com uma pesquisa em um buscador.

Além disso, é importante que você esteja na primeira página do Google, afinal, você se lembra da última vez que visitou a segunda página de resultados? Pois é, quase ninguém chega até ela, os resultados clicados estão sempre na 1ª página.

Esteja presente nas redes sociais

Nem sempre elas serão o seu canal principal de vendas, porém, um posicionamento digital que permite que o usuário encontre o seu negócio nas mídias sociais é fundamental.

Lembre-se que as pessoas passam boa parte do seu dia no Facebook ou no Instagram. Estas ferramentas também se tornaram um mecanismo de busca, portanto, é primordial que você também esteja por lá.

Possua um atendimento rápido em todos os canais

Além de estar presente, é preciso possuir um poder de resposta rápido. A maioria das dúvidas dos seus clientes virão através do site ou das mídias sociais. A experiência do cliente com o seu negócio depende de uma resposta rápida.

Para isso, designe a tarefa de atendimento para uma ou mais pessoas específicas, que tenham ciência do que precisa ser feito e disponibilidade para responder o mais rápido possível.

Execute estratégias digitais completas

Aumentar a performance do comercial logístico passa pelo trabalho de gerar leads qualificados (potenciais clientes) para que o time comercial trabalhe. Por isso, as estratégias precisam ser completas e atingirem os resultados esperados.

Independentemente de o trabalho ser realizado por uma empresa terceirizada ou por uma equipe interna, os resultados do marketing precisam ser medidos e melhorados constantemente.

Esta é a vantagem do marketing digital. Com ele, você consegue verificar a eficácia de cada ação e, com isso, otimizar os resultados com base no investimento despendido para as campanhas.

Capacite a sua equipe

Por fim, porém, com importância igual, é fundamental que a sua equipe comercial possua uma grande capacidade de persuasão e negociação com os clientes.

O modelo de negócio B2B exige que os profissionais comerciais entendam da realidade de cada cliente, suas principais dificuldades e como a sua empresa pode impactar o prospecto.

Treinamento sobre o funcionamento logístico

Parece óbvio, mas precisa ser ressaltado. Uma equipe comercial de alto desempenho deve conhecer o serviço oferecido por completo, inclusive as suas deficiências. Desta forma, seu poder de negociação aumenta e muito.

Além disso, ao conhecer de verdade o serviço oferecido, o time de vendas conseguirá filtrar melhor os prospectos visando atender àqueles que se enquadram melhor no perfil de cliente desejado.

Filtrar os possíveis clientes é indispensável para que o tempo da equipe seja otimizado e os recursos sejam despendidos para aqueles que possuem o maior potencial de se tornarem clientes.

Treinamento comercial específico

Além do conhecimento sobre os serviços oferecidos, a equipe de vendas precisa conhecer as técnicas de persuasão para negociar de forma incisiva com os clientes. Contornar as possíveis objeções do prospecto é fundamental.

Para isso, diversas técnicas são ensinadas pelos grandes players de vendas do mercado digital em forma de cursos, palestras e, até mesmo, vídeos no Youtube com um conteúdo relevante para a melhoria do desempenho comercial.

Conclusão

Aumentar a performance do comercial logístico não é apenas uma tarefa da equipe de vendas. Toda a empresa deve trabalhar em prol de proporcionar conforto e “munição” para que as vendas aconteçam.

Tanto o time de marketing quanto a operação principal da sua empresa precisam estar fazendo o seu melhor trabalho para que a conversão dos clientes seja facilitada e o faturamento da sua empresa possa crescer cada vez mais.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email