Entenda B2B e B2C | GLOSSÁRIO DO MARKETING

Hoje iremos falar sobre dois conceitos que são muitas vezes mal compreendidos, são eles: o B2B e B2C. Mas o que significa essas siglas?
  • B2B – Business to Business
  • B2C – Business to Consumer
Vamos começar falando sobre o B2C (Business to Cosumer). A ideia do B2C é que você venda direto para pessoas que irão consumir o seu produto ou serviço. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, você tem um negócio B2C, porque você está vendendo para pessoas que experimentam seus produtos, vestem e usam os mesmos. Entretanto, o que é importante entendermos, é que na maioria das vezes as empresas acreditam que apenas negócios B2C conseguem fazer grandes anúncios. O que não é verdade, pois o B2B também pode utilizar destas estratégias para venderem mais. A ideia do B2B (Business to Business), é que você seja uma empresa que vende seu produto ou serviço para outra empresa e não para o consumidor final. Porém, todo negócio acontece de pessoa para outra pessoa, e aí temos a sigla H2H (Human to Human), onde acreditamos que lá na ponta, na verdade, você está vendendo o seu produto para outra pessoa que representa essa outra empresa. Então, você pode muitas vezes, pensar o seu negócio como se fosse um B2C. O raciocínio é entender que mesmo no B2B, você está vendendo a sua solução para alguém (Stakeholder/tomador de decisão) que vai comprar o seu produto. A diferença estará no momento da negociação, nos argumentos pelos quais você vai utilizar. Quando você fala com o consumidor final, você tem de falar com palavras mais pessoais, mostrar que você tem a solução para a dor daquele cliente. Já quando você negocia com Stakeholder no B2B, as argumentações estarão voltadas para o negócio em si. Os argumentos utilizados na negociação serão nas dores do negócio, no quanto o seu produto poderá somar neste negócio e trazer novos resultados para o mesmo. Independente do seu negócio ser B2B e B2C, você deve pensar que a sua solução pode ser multimercado, ou seja, fazendo algumas modificações e alterações no seu produto, talvez você consiga adaptar ele para estar nas duas vertentes de mercado. Dessa forma, é possível escalar ainda mais o seu negócio, aumentando muitas vezes a sua margem e trazendo novos resultados para sua empresa. Para falarmos mais sobre isso, nosso Traffic Specialist e Equity Partner Guilherme Lippert, gravou um vídeo para o canal da V4 Company no quadro glossário do marketing. Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

V4 Company – B2B e B2C

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company. ⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company. ⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email