Thiago Souza

Thiago Souza

27 de fevereiro de 2020

Existe CULTURA RUIM?! | Looking Ahead

Cultura organizacional é entendida como o conjunto de valores e crenças que define uma organização, orienta o comportamento das pessoas, é expressa em símbolos e se desdobra em seus sistemas. Cultura é o que determina as ações e decisões de uma empresa. Existe Cultura ruim?

Para você que utiliza a internet buscando conteúdo para se desenvolver profissionalmente, provavelmente tem encontrado na rede muitos conteúdos produzidos, porém vários deles superficiais.

Um exemplo que podemos utilizar aqui é o termo CULTURA. Essa palavra está em alta dentro de conteúdos corporativos, entretanto, queremos chamar a sua atenção para que compreenda que nem todo tipo de cultura foi feita para o seu negócio.

Muito se fala da importância de ter uma cultura forte dentro do seu negócio, mas pouco se fala do que é uma boa cultura e como construí-la dentro da sua empresa.

O que é ter uma boa cultura organizacional?

Quando nos questionamos sobre o assunto, chegamos a vários tipos reflexões sobre o que é a definição de uma boa cultura. Qual é a melhor cultura, ocidental ou oriental dentro do âmbito social? O que define qual é a correta a ser seguida?

É muito difícil chegar a uma fórmula certa, mas podemos concordar que existem culturas ruins, lógicas culturais que não estão propensas ao progresso da sociedade. Mas como saber se sua organização está cultivando uma cultura na qual está levando a sua empresa a progredir e não o contrário?

Este tipo de reflexão poucos gestores fazem, e por experiência própria, aqui na V4 Company, vemos na maioria das vezes, muitos negócios explorando culturas internas ruins, pelas quais contaminam mais negativamente o ambiente da organização do que positivamente.

Um exemplo clássico e que gera muitas dúvidas, são culturas dentro de empresas familiares. Trazer a ligação familiar para dentro do ambiente corporativo, na maioria das vezes, impacta negativamente nos resultados do negócio. Visto que, ela tende a criar uma cultura de favorecimento e não meritocrático.

Além disso, geralmente para funcionários que são da família, não existem delegações de tarefas ou exigências iguais aos demais colaboradores internos da organização. E internamente, dentro das suas equipes, isso ecoa e impacta de forma negativa.

Quer ver mais exemplos sobre o assunto, confira o nosso novo vídeo do canal no quadro Looking a Head, com o nosso CEO Dener Lippert. Clique na imagem abaixo e confira:

 

logo v4 company blog