Thiago Souza

Thiago Souza

31 de março de 2020

Mentira sobre o Coronavírus | V4 News

Nos últimos dias acredito que você tenha notado ou faça parte de um alarde social que está acontecendo sobre coronavírus, muito em função dos esforços e medidas que estão sendo impostas relacionadas ao isolamento social.

O objetivo do conteúdo de hoje é mostrar para você, que independente do cenário ou postura que você e suas referências defendam, se eles te garantiram que essa é a melhor solução, então eles mentiram para você.

Vale destacarmos aqui também a respeito do alarde social mencionado anteriormente no início do texto, é que embora ele não seja benéfico, ele é extremamente compreensível, uma vez que muito desse alarde vem em função de existirem uma série de discordâncias entre as nossas referências, como por exemplo, governo federal e estaduais.

Outro ponto que vale ressaltar é que o foco aqui não será de defender um lado ou outro, mas sim explorar as particularidades de cada uma delas, para mostrar o quão complexa cada abordagem é, e o quão não óbvia é essa decisão no final das contas.

Inclusive se avaliarmos o nível de complexidade e a quantidade de variáveis envolvidas na decisão de cada abordagem escolher, é como independente da escolha, estivéssemos vivendo um possível efeito borboleta, já que entendemos que de pouco do que está acontecendo no âmbito de um cenário macro, e a partir de uma das decisões que tomarmos, muitas coisas podem acontecer.

O que é o efeito borboleta?

Para quem não sabe, o efeito borboleta é um dos conceitos da teoria do caos, que diz que pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas, podem causar grandes alterações e resultados dentro deles mesmos.

Em resumo, são acontecimentos que desencadeiam outros acontecimentos, que não necessariamente exista uma ligação óbvia entre eles, mas que são sim consequência um dos outros.

E quando trazemos o contexto para um cenário de macroeconomia como esse, é perfeitamente possível estabelecer este tipo de paralelo.

Mas afinal, quais são essas duas possíveis abordagens indicadas para podermos lidar com a quarentena durante a pandemia do COVID-19?

A primeira é mais conhecida como conservadora e está sendo chamada de lockdown horizontal, que basicamente visa manter as pessoas dentro de suas casa, mantendo o isolamento social, até que a velocidade de contágio e transmissão do vírus diminua.

A segunda abordagem defendida é o lockdown vertical, onde o isolamento social ficaria restrito aos grupos de risco, como idosos por exemplo. Fazendo com que parte da população que não se encaixa nesses critérios, vá e cumpra as suas atividades de trabalho normalmente, fazendo com que a economia continue girando.

Existem diversos argumentos elencados por cada uma das partes, tantos os que defendem o lockdown horizontal quanto o vertical. Pensando nisso, resolvemos gravar um vídeo sobre o assunto para nosso canal do youtube, onde nosso Equity Partner Gabriel Robiati aborda ambas vertentes e explica cada uma delas.

Se você quer entender qual a nossa opinião e saber mais sobre o assunto, não deixe de assistir o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

Veja também: 

logo v4 company blog