O que o Mercado Logístico Ainda Não Entende Sobre a Internet?

O mercado logístico está cada vez mais antenado nas atualizações tecnológicas e em melhorias para os seus serviços, entretanto, quando se fala em marketing, existem coisas que o mercado logístico ainda não entende sobre a internet.

O desconhecimento sobre algumas possibilidades do mercado digital coloca em risco as estratégias aplicadas e os resultados obtidos com ações on-line para o negócio.

Conhecer os reais potenciais das campanhas on-line é fundamental para o aumento nos resultados que, no fim, será o aumento no faturamento geral da empresa.

Entretanto, alguns erros são comuns nas ações de marketing para logísticas, o que leva ao não atingimento dos resultados esperados e, muitas vezes, ao abandono das estratégias digitais para o mercado logístico.

A justificativa de boa parte dos empreendedores que desistem da internet para o seu negócio é que “marketing digital não funciona para o meu negócio”, entretanto, na maioria das vezes isso acontece por falha na execução das ações.

Por isso, neste artigo, falaremos um pouco sobre os principais erros cometidos pelas empresas de logística por fatores que o mercado logístico ainda não entende sobre a internet.

Por que fazer marketing digital para o mercado logístico?

Assim como os consumidores finais, os responsáveis pela distribuição dos produtos dentro das empresas também executam buscas, principalmente no Google, para entregar melhores parceiros e fornecedores logísticos.

Entretanto, as empresas de transporte ainda não aproveitam o real potencial da internet para fazer novos negócios. Naturalmente, os maiores players já executam essas tarefas com mais afinco que os concorrentes menores.

Conhecer as técnicas de marketing ou contratar profissionais que as conheçam é fundamental para uma transformação digital dentro da sua empresa e um trabalho de qualidade com os canais disponíveis na internet.

O que o mercado logístico ainda não sabe sobre a internet?

Para responder essa pergunta, vamos elencar os principais erros cometidos pelas empresas e, também, sugerir o que precisa ser feito para resolver os problemas e aumentar o desempenho da sua equipe de vendas.

A execução do que for proposto aqui neste artigo é de responsabilidade da sua empresa de transportes, porém, nada o impede de contratar empresas ou profissionais terceirizados para a execução dos serviços.

Canais digitais desatualizados e nada amigáveis

Se você já navegou pelos sites das empresas de logística do Brasil, provavelmente encontrou alguns sites bons e fáceis de navegar, entretanto, a maioria deles é ultrapassado e nada amigável.

A experiência, tanto do cliente empresarial quanto do consumidor final, precisa ser a melhor possível. Portanto, é imprescindível que o seu site e as suas redes sociais entreguem todas as informações que o visitante busca.

Por falar em site, além das informações sobre a sua empresa e os seus serviços, é importante que o mecanismo de rastreamento de cargas esteja bem visível e tenha uma fácil utilização para os clientes finais.

Foco no serviço e não no cliente

Este é um erro clássico, tanto na comunicação digital quanto nas apresentações comerciais para fechamento de novos negócios. Cada vez mais, os clientes não estão se importando com o seu serviço, mas sim com os problemas que possui.

Para ser mais simples, vamos a um exemplo: quando você vai ao médico, está mais preocupado com a solução que ele dará para os seus problemas ou com as certificações e qualificações que o médico possui?

De nada adianta ter o melhor serviço do mundo se o problema do cliente não for resolvido. Portanto, foque a sua comunicação nos pontos que solucionam problemas ou facilitam a vida do cliente. Estes fatores serão diferenciais.

Desconhecimento do cliente e dos canais

Em uma guerra, conhecer o campo de batalha, ou território, é fundamental para aumentar as suas chances de êxito, não é? Com a internet não é diferente e você pode aplicar esta ideia em dois cenários.

O primeiro é o conhecimento sobre o cliente, o seu cenário atual e o mercado em que o mesmo está inserido. Essas informações são fundamentais para o fornecimento de um serviço de qualidade e a satisfação do cliente.

Por outro lado, quando se investe na internet, é fundamental que se conheça os canais em que a sua marca está inserida. Assim, você aproveitará todo o potencial de cada canal e saberá quais são os locais em que precisa estar.

Quando se investe em canais que não conhece, as chances de desperdício de recursos são muito maiores. Além disso, conhecer o cliente também auxiliará na decisão sobre quais canais são necessários para a sua marca no meio digital.

Trabalho apenas no fundo do funil

Este é um erro mais comum em empresas que não estão habituadas a planejar as ações na internet e acreditam que todas devem gerar clientes. Compreender a jornada de compra do cliente é fundamental para o sucesso do marketing.

Dentro da jornada, temos três etapas principais: topo, meio e fundo do funil. É preciso conhecer cada uma delas e criar conteúdos para as três, aumentando, assim, a geração de leads qualificados e, consequentemente, o número de clientes.

Topo do funil

Esta é a etapa onde o seu cliente está buscando por assuntos relacionados ao seu mercado, porém, ainda não está em fase de busca por soluções. Alguns conteúdos podem ser extremamente úteis nessa etapa, como por exemplo:

  • Os problemas de logística mais comuns em e-commerce;
  • Fatores que fazem o seu produto atrasar na hora de entregar aos clientes.

Meio do funil

Após entender que possui um problema, o prospecto buscará por soluções. É nessa hora que a sua marca entregará as possíveis soluções para o problema, entretanto, nem sempre oferecerá um serviço.

O meio do funil é o responsável por fazer o cliente entender que o seu cenário possui problemas e que as melhores soluções são as descritas no conteúdo consumido pelo prospecto.

Alguns exemplos de conteúdo entregues nesta fase do funil são:

  • O que a sua logística precisa para otimizar os tempos de entrega?
  • Como reduzir custos e melhorar o prazo de entrega dos seus produtos?

Fundo do funil

Esta é a etapa responsável pela conversão do prospecto em cliente. Aqui, a sua missão é mostrar que a sua empresa é a ideal para realizar o serviço que o cliente está procurando.

Nem sempre os conteúdos desta etapa estarão em um blog ou vídeo, você pode direcionar os prospectos para uma página de vendas do eu serviço, onde estão descritos os problemas enfrentados pelo cliente e como o seu serviço os resolve.

O fundo do funil é importante, porém, não é autossuficiente

Produzir conteúdos apenas de venda e mostrando diferenciais dos seus serviços atingirá apenas os clientes que já estão buscando por soluções para problemas previamente encontrados.

Entretanto, o mercado mais amplo e menos atingido pela concorrência está entre as empresas que possuem problemas, mas ainda não os detectaram. Portanto, a sua marca será a responsável por essa orientação.

Após isso, o prospecto começa a confiar na sua empresa como uma fornecedora de conteúdo e, a partir daí, um relacionamento comercial se torna mais fácil e, também, muito mais assertivo.

Marketing digital orgânico é importante, mas não faz milagre

Cada vez mais, as mídias digitais trabalham para que o tráfego pago seja importante. Atualmente, trabalhar apenas com o orgânico não garante sucesso para as suas ações on-line.

Isso porque os seus concorrentes, provavelmente, já investem em mídia paga e os seus conteúdos serão menos visualizados pelo público. 

Além disso, as mídias sociais, por exemplo, entregam o conteúdo orgânico para, no máximo, 10% dos seus seguidores. Logo, a divulgação orgânica não será suficiente para atingir o público desejado.

Mídias pagas como a solução

Para isso, invista em anúncios, tanto nas mídias sociais quanto no Google. Para o marketing B2B, o Google se torna ainda mais importante para o sucesso do seu negócio, já que as buscas por soluções são, geralmente, no buscador.

Com certeza, o tráfego pago está entre as principais coisas que o mercado logístico ainda não entende sobre a internet, portanto, se a sua empresa trabalha-lo da forma correta, as chances de sucesso aumentam e muito.

Ignorar a concorrência

A sensação de autossuficiência e de “serviço completo” que as empresas de logística, muitas vezes, possuem, podem coloca-las em risco no mercado. Constantemente, avalie os seus concorrentes e analise as suas ações.

Isso é importante por dois motivos: você encontra inspiração para futuras ações e se mantém antenado sobre o que as empresas concorrentes estão fazendo no mercado digital.

Tão importante quanto possuir um serviço completo é garantir que o seu cliente perceba que o que você entrega possui maior valor agregado do que o seu concorrente. Isso será um diferencial nos resultados da sua empresa.

Conclusão

É claro que existem muitas coisas que o mercado logístico ainda não entende sobre a internet, porém, o conhecimento das ações básicas que podem ser executadas nos canais digitais já é um passo importante.

Entender o comportamento do consumidor e do mercado também é um fator importante para que você consiga agir de forma condizente com o que o seu cliente precisa e utilizar a internet como um canal de aquisição de clientes.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email