Twitch e a evolução das estratégias omnichannel

Estar atento às tendências do marketing digital é essencial para planejar efetivamente o seu e-commerce ou se desenvolver como um profissional da área. É por isso que conhecer a Twitch e entender seu papel na evolução das estratégias omnichannel é indispensável. 

Mas depois de conhecer a Twitch, como usá-la a favor do seu negócio ou serviço? Calma, é aqui que você vai entender como inserir essa plataforma na sua estratégia de marketing digital. Além disso, vai compreender porque é importante contar com uma assessoria de marketing na hora de pensar estrategicamente em como vender seu produto.

Primeiramente, o que é Twitch?

A Twitch é um serviço de streaming de vídeo ao vivo, que ganhou força pelo seu foco em transmissões de jogos de videogame e competições de esportes eletrônicos. Além disso, a plataforma oferece transmissões de música, conteúdo criativo e streams que não focam mais só no virtual, mas também na vida real. 

Celular com logo da Twitch. Fonte: The Clutch

Fundada em 2011, a plataforma já possuía mais de 100 milhões de espectadores por mês em 2015. Em fevereiro de 2020 a Twitch já tinha 3 milhões de emissoras mensais e 15 milhões de usuários ativos diários. Além disso, contava com 1,4 milhões de usuários simultâneos médios.

Agora já dá pra começar a entender o por que ela é tão importante, né? Afinal, quem não quer que seu produto ou serviço apareça para milhões de usuários diariamente? Mas antes vamos entender qual a relevância da plataforma na evolução das estratégias omnichannel.

E as estratégias omnichannel, o que são? 

Resumidamente, Omnichannel é uma estratégia que utiliza todos os canais de comunicação de uma empresa de modo integrado e sincrônico. Ela tem como objetivo fortalecer a relação cliente empresa. Para isso, busca oferecer uma  vivência consistente em todos os canais

Mas como o omnichannel funciona na prática? 

Vamos pensar em um cenário hipotético em que o cliente chega até você por um canal específico, como o site do seu e-commerce. Lá, ele faz uma busca rápida e encontra o produto desejado em uma página com design otimizado e boa navegabilidade

Entretanto, mesmo considerando a compra, ele decide tirar algumas dúvidas sobre a usabilidade deste produto. Nisso, ele recorre ao chat ou telefone disponível no site e consegue conversar com um representante do e-commerce para esclarecer todas suas dúvidas. 

Fonte: Unsplash

Tomando sua decisão de compra, esse cliente encontra variadas formas de pagamento e opta pela que tem preferência. Indo agora para opção de entrega, ele percebe que o tempo até seu endereço é maior que o imaginado. Dessa forma, opta por retirar o produto na loja em até 48 horas. 

Ao dirigir-se a loja, o cliente consegue retirar seu produto de forma ágil usando apenas o código referente ao produto comprado. Além disso, no pós-venda, recebe uma ligação para entender se sua experiência de compra foi satisfatória e ainda ganha um desconto para adquirir outros produtos em até 90 dias. 

Assim, o cliente teve uma experiência integrada e consistente tanto no ambiente online como físico, em todos os canais que acessou. Ou seja, viveu uma experiência omnichannel. 

O fenômeno Casimiro e o marketing de influência

Certo, mas como a Twitch está ligada a tudo isso? Justamente por ser mais um canal explorável em suas estratégias de marketing omnichannel. 

Para exemplificar isso, vamos falar sobre o fenômeno Casimiro e o marketing de influência. Mas antes, quem é Casimiro? 

[Imagem] Fonte: Reprodução/Instagram

Streamer e influenciador carioca Casimiro Miguel, de 28 anos. Fonte: Reprodução/Instagram

Líder de audiência do entretenimento

Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, Casimiro – ou apenas Cazé – é um comunicador considerado um dos mais influentes na Twitch, com mais de 1,7 milhões de seguidores. O influenciador aborda assuntos  diversos, como jogos, futebol e até Big Brother Brasil.

Vascaíno fanático, Casimiro começou suas transmissões falando principalmente sobre futebol. Contudo, durante a pandemia de Covid-19 que o streamer resolveu furar a própria bolha, comentando sobre qualquer assunto em seus vídeos e lives.

Foi justamente isso que fez com que as reações e falas do streamer começassem a chegar a todos os cantos e nichos da internet brasileira. Assim, foi possível atingir públicos diversos, e não somente os interessados por futebol ou esportes.

Case live do Neymar

O influenciador atingiu níveis tão altos que chegou a ter um bate-papo com Neymar. Ele foi o responsável por apresentar antecipadamente o primeiro episódio da série do brasileiro na Netflix: “Neymar: o caos perfeito”. 

Sua live de pré-estreia do seriado bateu recorde de maior quantidade de público presente, com cerca de 510 mil espectadores

Fonte: Cortes do Casimito

E onde entra o omnichannel nesse caso? Simplesmente no fato do influenciador fazer com que diferentes plataformas de diversas empresas trabalhassem juntas. No caso, para o lançamento da série no canal do Cazé estavam envolvidos a Twitch, o Facebook, a Netflix e o Youtube

Como vender mais através dessas estratégias? 

Agora já fica um pouco mais clara a resposta para esse questionamento, não é mesmo? Estar alinhado às tendências de mercado é uma estratégia essencial para quem quer trabalhar com um marketing mais assertivo

Afinal, queremos que nosso produto esteja relacionado com tudo que gere engajamento positivo, não é mesmo? Com isso, é possível pensar em estratégias que envolvam diferentes canais que conversem entre si, e assim, se envolvendo melhor com o seu público alvo

V4 Company, Twitch e a evolução das estratégias omnichannel

Você conseguiu visualizar melhor como a Twitch contribuiu para a evolução das estratégias omnichannel? Usando além de diferentes plataformas, empresas concorrentes que usaram da estratégia e do marketing de influência para realizar o lançamento de um produto que interessava a todos comumente. 

Mas como a V4 se relaciona com esses conceitos e estratégias? A V4 Company é uma assessoria de marketing desenvolvida para aprimorar os processos de vendas da sua empresa.

Assim, nós entendemos a realidade do seu negócio e apresentamos quais as melhores estratégias executáveis para que você venda seu produto, para mais pessoas, mais vezes e pelo maior preço. 

Dessa forma, é possível estudar se as tendências de mercado estão alinhadas com sua realidade. E assim, analisar se faz sentido investir, por exemplo, na Twitch e estratégias omnichannel para o seu e-commerce.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email