Voice commerce: tendências de E-commerce para 2022

Em nossa série de conteúdos sobre as tendências de e-commerce para 2022 já falamos sobre vendas omnichannel, inteligência artificial, realidade aumentada e o Metaverso. Seguindo essa lógica, chegou o momento de falar de outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço: o voice commerce.

Além disso, vamos entender o papel do marketing digital  para que essa estratégia seja efetiva no seu negócio. Afinal, esse é o papel da maior assessoria de marketing digital do Brasil: fazer você vender mais com a estratégia certa

Para começar… o que é voice commerce? 

O voice commerce é a parte do processo de busca e compra de produtos ou serviços por meio da voz. Ou seja, o usuário não tem mais a necessidade de procurar algo em seu navegador da internet por meio da digitação.

Tal busca é feita no ambiente digital ativado inteiramente ou parcialmente pela voz, e em diferentes dispositivos. Ou seja, quando você faz pesquisas usando a Siri no seu Iphone, ou até mesmo a Alexa, a assistente virtual da Amazon. 

Por que utilizar o voice commerce? 

Certo, mas por que utilizar o voice commerce e não um método de pesquisa por digitação? Bom, existem alguns motivos que dizem respeito às vantagens que esse tipo de pesquisa traz ao usuário, como por exemplo: 

Agilidade na busca por produtos e serviços

Os novos hábitos dos consumidores apontam que o tempo é muito relevante para eles. Logo, não seria um benefício poder comprar algo por voz enquanto estão digitando um e-mail do trabalho ou trocando de roupa? Certamente sim!

Além disso, a tecnologia facilita a busca de produtos. Ao invés de ter que digitar uma frase completa que pode demorar, o usuário deve somente falar o que precisa. Isso, além de propiciar a melhora na experiência do cliente, também aumenta o tempo total de busca/compra dos e-commerces.

Encontrar serviços por geolocalização 

Fonte: Unsplash

O fato de encontrar produtos e serviços próximos pela sua localização não é nenhuma novidade. Entretanto, a ação fica muito mais prática se ao invés de digitar, nós pudermos falar somente parte do que procuramos, não é? 

Assim, essa tecnologia também integra o mecanismo de busca a sua geolocalização. E com isso, é possível indicar lugares que te interessam de forma mais rápida e prática, enquanto caminha na rua, sem precisar digitar, por exemplo. 

Obter insights 

Às vezes estamos buscando por algo que nem sabemos ao certo o que é. E pensar em uma forma de se expressar com a digitação é mais difícil do que parece. Por isso, ao falarmos com a inteligência artificial o que pensamos estar buscando, é possível criar diversos insights. 

Ou seja, ao relatar um problema para a IA, ela pode apontar soluções que talvez você nem soubesse que existissem. Assim, te apresentando um serviço ou produto a partir do entendimento do que você precisa. 

Mas como aplicar o voice commerce no meu negócio? 

Existem diversas formas para que isso aconteça, mas o mais importante é: organização. Mas como assim? Organizar o que? O seu e-commerce para que a IA faça pesquisas por voz levarem até você. E para isso, temos 3 dicas principais: 

Entenda a importância do SEO

Entender as estratégias que posicionam melhor suas páginas em mecanismos de busca é essencial. Principalmente se estamos falando de um método que agiliza a busca do usuário pela voz. 

Assim, se sua página está bem alinhada com que mecanismos como o Google pedem, há mais chances de você ser a página a ser encontrada pelo usuário. Ou seja, ter um bom SEO torna mais prático o consumidor chegar até você. 

Tenha uma linguagem bem definida

Outro aspecto importante diz respeito à linguagem. Assim como o SEO bem alinhado, contar com uma linguagem correta e bem definida é indispensável. 

Afinal, se sua linguagem está bem alinhada, há mais chances de a IA direcionar pela voz a pesquisa para sua página. Caso contrário, a chance de um ruído de informações é muito grande.

Assim, você pode até ter o melhor produto e serviço, mas não será encontrado por quem deseja essas soluções. 

Esteja tecnicamente pronto

Essa dica aborda um pouco das duas últimas e um pouco mais. Estar tecnicamente pronto passa também pelo SEO e pela linguagem, mas indo um pouco mais além 

Ou seja, você deve ter total compreensão de como os consumidores chegaram até seu e-commerce. A partir daí, ele deve estar otimizado para oferecer uma experiência de compra tão ágil quanto a sua busca

Qualquer e-commerce pode usar da tendência? 

Fonte: Intelbras

Em tese, sim. Entretanto, como tudo no mundo digital, depende se você está pronto para isso. Como vimos, o voice commerce necessita de um investimento principalmente na otimização do seu e-commerce para ser funcional. 

Então se eu não estou alinhado com essas dicas, devo desistir? Não! Mas cabe a você entender o momento certo de começar a investir nisso. 

Como a V4 entende o voice commerce no seu negócio

E qual é o momento certo para investir em diferentes técnicas de marketing digital no seu e-commerce? É nesse momento que é necessário contar com uma assessoria de marketing digital, como a V4 Company

Afinal, hoje entendemos a importância de estar alinhado com diversas frentes para que tendências como o voice commerce sejam eficazes no seu negócio. Mas e você? Quer entender melhor como fazer seu negócio vender mais? Então entre em contato com um dos nossos consultores e comece agora mesmo! 

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email