Como ser reconhecido como autoridade no meu mercado? O 4 passo é o meu preferido

Ser reconhecido como alguém que domina o seu nicho e conhece completamente o assunto pode ser um grande trunfo para a sua marca. Mas como fazer para ser reconhecido como autoridade?

Isso não é só uma vantagem, mas sim uma grande necessidade. Em tempos de alta concorrência, você precisa ter algum ponto de destaque para conseguir mais clientes.

E ser reconhecido como autoridade no mercado é uma das formas de ter esse retorno tão positivo. Mas se você não sabe como fazer isso, vamos lhe dar algumas dicas valiosas a respeito.

Descubra a resposta para a pergunta: como ser reconhecido como autoridade em seu mercado?

Temos que admitir: uma pessoa que é reconhecida como autoridade no assunto que trata tem o poder de incentivar outras ao consumo daquilo.

Por exemplo: se um grande músico diz que determinada banda é boa, todo mundo corre para conhecer aquele grupo. Certo? E o mesmo acontece em qualquer outro setor.

Por isso mesmo, conquistar reconhecimento e desenvolver a fama de “especialista” pode ser muito bom para o seu negócio, tanto para conter a concorrência quanto para conseguir conquistar mais e mais clientes.

Mas, como ser reconhecido como autoridade em seu mercado?

Você não precisa desenvolver o caráter de autoridade em você, mas sim em sua marca. A ideia aqui é fazer com que a sua EMPRESA seja lembrada pelos clientes.

É o que acontece com a Coca-Cola quando o assunto é refrigerante, ou com a Apple quando o assunto é dispositivo tecnológico.

1. Traga soluções:

A primeira coisa que você precisa fazer para ser reconhecido como autoridade em seu mercado é propor soluções para problemas que as pessoas ainda nem sabem que possuem.

Entender as necessidades e os interesses de seu público é fundamental nesse processo. Somente travando um diálogo direto com a sua audiência é que você conseguirá obter todo esse reconhecimento.

2. Frequente eventos:

Frequente fóruns, workshops e eventos a respeito do seu mercado. E sempre que estiver nesses locais, apresente-se, converse com as outras pessoas, e faça com que todos saibam quem é você.

Aos poucos as pessoas começarão a ligar o seu nome ao da sua empresa, e com isso, os dois vão conquistando a fama de “autoridade”.

A importância das parcerias nesse caminho até autoridade em seu mercado

Outra coisa que vai lhe ajudar muito nesse processo é firmar parcerias com nomes fortes do mercado. Como dissemos antes, cada vez que uma autoridade indica alguma coisa, aquilo ganha notoriedade entre o público.

Sendo assim, se um nome forte de seu nicho lhe citar ou indicar em algum anúncio, você automaticamente subirá no conceito do público daquela outra pessoa.

Por isso, trabalhar o networking quando for a eventos e workshops é fundamental. É a maneira de se apresentar, e assim as pessoas conhecerão você e se sentirão seguras por te indicar.

3. Conteúdo relevante:

Produza conteúdo relevante que demonstre todo o seu conhecimento a respeito dos assuntos relacionados ao seu nicho de atuação.

É muito importante que esse conteúdo seja não somente com o intuito de vender, mas também de instruir e educar o seu público.

Prove que voes está a par de tudo o que acontece em seu mercado, conhece as novidades e acompanha todas as atualizações. Sempre que um assunto estiver muito popular, crie um conteúdo a respeito.

Seja ativo nas redes sociais, e compartilhe informações úteis e relevantes!

É praticamente impossível imaginar um líder de mercado ou uma grande autoridade em algum assunto que não mantenha um perfil em pelo menos 2 redes sociais.

Ser reconhecido como autoridade requer que você mantenha um perfil dedicado a sua marca, e nele poste os conteúdos relevantes que citamos anteriormente.

Também use esse canal para se comunicar com o seu público. Tire dúvidas e responda as solicitações de forma gentil. Se tiver alguma dúvida a respeito de algum assunto, não se manifeste até ter absoluta certeza do que está dizendo.

4. Antecipe-se e traga novidades:

A melhor maneira de se tornar uma verdadeira autoridade é trazendo novidades para o seu público. Faça isso oferecendo soluções inéditas. Não tenha medo de inovar e arriscar.

Leia muito, converse com outras pessoas e estude o seu mercado profundamente. Se você quer ser reconhecido como autoridade, precisa ter bagagem para isso.

Decore essas duas palavras: know how!

Com certeza você já se deparou com esse termo por aí. Ele diz respeito a pessoas que adquirem conhecimento profundo a respeito de alguma coisa, seja ele técnico ou através de experiências.

Know how significa, literalmente, “saber como”, e refere-se, portanto, ao seu nível de conhecimento a respeito de alguma coisa que lhe confere algumas vantagens competitivas.

Ou seja, você detém conhecimento que poderá lhe trazer benefícios. Uma empresa que domina o mercado, e desponta como liderança, possui “know how” naquele assunto.

E é isso também que você precisa adquirir para conseguir ter maior destaque em seu mercado de atuação!

Hoje em dia, criou-se também um termo derivado que é o “know why”, que, traduzindo para o português, significa “saber porque”. Nesse caso, a empresa não só detém conhecimento sobre como fazer aquilo, mas também entende o “PORQUE” de tal atividade.

Dominar essas duas questões é a melhor forma de ser reconhecido como autoridade.

Sabendo como fazer e porque fazer determinada coisa em sua empresa, você com certeza tomará decisões muito mais assertivas, e irá rapidamente se destacar no mercado.

O reconhecimento de autoridade em seu mercado não deve ser só para o público, mas para todos os funcionários também!

Existem duas questões que podem ser confundidas, mas que são completamente diferentes: autoridade e visibilidade.

Aquilo que você faz apenas para que o seu público te reconheça e reconheça a sua empresa é o que chamamos de visibilidade. Conquistar autoridade significa que TODAS as pessoas devem entender que a sua marca é a principal nesse mercado.

Ou seja, mesmo pessoas que trabalhem na empresa, seus pais, seus amigos mais próximos. Todo mundo deve reconhecer que a sua empresa é a maior referência no assunto que você trata.

Ser reconhecido como autoridade no mercado é possível com muita dedicação, conhecimento e disciplina. Descubra também “Como fazer um pitch de vendas irresistível de ser recusado”.

http://www.comuniquefirst.com.br/blog/como-construir-sua-autoridade-online/

http://blog.gazinatacado.com.br/como-sua-loja-pode-se-tornar-uma-autoridade-no-seu-mercado/

http://sigu.com.br/blog-do-pinguim/artigo/227-4-dicas-para-sua-empresa-se-tornar-autoridade-no-mercado#.WqGLK-jwbIU

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email