Como Funciona o Marketing Digital? Ganhar Dinheiro na Internet

Provavelmente você já passou por algum anúncio no Instagram, Facebook ou Youtube onde uma pessoa falava algo como “esse é o meu faturamento depois de 6 meses trabalhando com marketing digital”.

Geralmente, este faturamento é maior que R$ 100.000,00 e a chamada é para você clicar no link e aprender como fazer isso utilizando apenas o celular. Mas é fácil mesmo ganhar dinheiro assim? Como funciona o marketing digital?

Para nós, que trabalhamos diariamente com a entrega de resultados para empresas de todos os portes em todo o território nacional, esta venda do marketing digital como algo fácil é enganosa.

Imagine que grande parte destes produtos que são prometidos na internet, prometendo dinheiro rápido com marketing, são na verdade pessoas te ensinando a fazer algo que elas nunca fizeram: resultados.

O objetivo deste artigo é te mostrar como funciona o marketing digital de verdade e por que ele não é tão fácil assim.

Por outro lado, mostrarei como pode ser lucrativo e duradouro quando utilizado da forma correta, com as ferramentas corretas e, principalmente, entregando algo de valor para as pessoas.

O que é marketing digital?

Começamos pelo conceito mais básico. Marketing digital é um conjunto de técnicas que é utilizado para fazer a comunicação de uma empresa ou pessoa com os seus potenciais clientes e/ou seguidores através da internet.

Na prática, é o que as empresas fazem na internet para captar clientes e vender os seus produtos ou serviços. 

Imagine um cenário onde você visualizou um anúncio de um tênis, acessou o site da loja, buscou pelo tênis no Google, voltou no site da loja e efetuou a compra. 

Todos esses locais que você visitou são canais de marketing digital e eles trabalham em conjunto para trazer retorno para as empresas em troca de investimentos, sejam eles em dinheiro ou tempo, por exemplo.

Podemos encontrar ramificações do marketing digital em vários locais da internet, como:

  • Anúncios em mídias como Google, Youtube, Facebook, Instagram, aplicativos de celular, entre outros;
  • Conteúdos em páginas de empresas nas redes sociais;
  • Abordagens diretas das equipes de vendas através dos canais on-line ou por e-mail;
  • E-mail marketing;
  • Publicações em blogs.

Enfim, o número de canais de marketing só aumenta a cada dia e nós estamos sempre rodeados por eles, mesmo que não sejamos usuários assíduos das ferramentas on-line.

Como funciona o marketing digital?

Em suma, o marketing funciona através do relacionamento que pessoas e marcas criam com os seus clientes e é norteado por uma estrutura que chamamos de funil de vendas.

Como Funciona o Marketing Digital? Ganhar Dinheiro na Internet

Como você pôde perceber, a estrutura do funil é dividida em três etapas: topo, meio e fundo. Estas etapas representam o grau de proximidade que o possível cliente está da marca e qual a sua probabilidade de compra.

No topo do funil, estão as pessoas que recém conheceram a sua empresa, visitaram o seu site ou a sua página do Instagram. Estas pessoas não estão prontas para a compra, estão em uma fase de descoberta.

Descendo para o meio do funil, encontramos pessoas que já possuem uma certa vivência com a sua marca, conhecem o seu negócio e possuem problemas que você pode resolver com seus produtos/serviços.

Já no fundo do funil estão clientes com potencial mais alto de compra. Normalmente, essas pessoas já efetuaram algum contato com a sua empresa falando sobre valores ou solicitando mais informações sobre o seu produto.

A estrutura é um funil pois, naturalmente, uma marca terá mais seguidores do que clientes. É normal que uma estratégia de marketing atraia uma grande quantidade de pessoas, porém, só parte delas desça pelo funil e efetue uma compra.

Dessa forma, parece algo complexo e demorado

Nem sempre. Cada cliente em potencial possui um comportamento diferente. Existe uma grande quantidade de casos de pessoas que conhecem uma marca e, no mesmo momento, solicitam um orçamento ou efetuam uma compra.

Durante um período de 20 minutos ela conheceu a empresa, encontrou uma solução que fazia sentido pra ela e efetuou a compra. Esta pessoa percorreu por todos os estágios do funil rapidamente.

Em uma comparação simples, o marketing digital pode ser comparado a um casamento: cliente e marca se conhecem, iniciam um relacionamento, vão se aproximando e se casam (ocorre a venda).

Ferramentas comuns no marketing digital

Para trabalhar esse relacionamento, existem diversos canais de comunicação com o cliente que as empresas utilizam para tentar atingi-lo. A quantidade de canais também é muito grande, mas os principais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Google;
  • Youtube.

Com qualquer um destes canais (ou um conjunto deles) é possível montar uma estratégia de marketing digital e iniciar a captação de clientes para a sua empresa.

Como funciona o marketing digital?

Diariamente, empresas fazem publicações nas suas mídias sociais, envia e-mails para seus clientes e fazem ofertas de produtos. Esta prática é um exemplo de trabalho de marketing digital.

Cada negócio possui a sua forma de comunicação e trabalha com a sua audiência da forma que encontra os melhores resultados. Todavia, este é um trabalho de longo prazo e que exige consistência e disciplina.

A rotina de uma campanha de marketing digital

No geral, as campanhas de marketing digital se baseiam nas etapas do ciclo que chamamos de PDCA:

Como Funciona o Marketing Digital? Ganhar Dinheiro na Internet

Estas etapas são cíclicas, ou seja, são executadas repetidas vezes até o fim da campanha. Cada ciclo gera dados que são utilizados para tomadas de decisões futuras.

Explicar esta rotina é muito mais fácil por meio de exemplos:

Imagine uma empresa que fará uma campanha de Black Friday. Durante o planejamento, todas as diretrizes da campanha serão definidas, como produtos, descontos, canais de comunicação, prazo, etc.

Tendo o planejamento pronto, inicia-se o desenvolvimento dos materiais de divulgação, a preparação da loja virtual (ou física) para receber os clientes e estar com tudo pronto, assim como a comunicação da equipe de vendas.

Após isso, é chegada a hora de colocar a campanha para rodar. Posts são feitos nas mídias sociais, anúncios no Google e no Youtube e os resultados começam a aparecer.

Rotineiramente, a equipe de marketing fará análises para saber se as ações estão dando certo, quais precisam de melhorias e como as melhorias devem ser executadas.

Perceba que o ciclo é realizado novamente em cada melhoria. A análise é feita, a ação é planejada, executada e, posteriormente, uma nova análise será feita.

As publicações no Instagram estão surtindo efeito? Quantas pessoas foram alcançadas? Quantas clicaram no link? Será necessário fazer novas publicações? Todas estas perguntas são respondidas a cada análise.

Efeitos do marketing digital

Além das vendas, as ações de marketing geram diversos benefícios para uma empresa. É através do marketing que uma empresa se torna conhecida no mercado, fortalece a sua marca e, consequentemente, cresce.

Este trabalho, quando bem executado, é duradouro e os frutos são colhidos durante muito tempo. Obviamente, o trabalho deve ser feito sempre, com consistência, para que a recompensa também seja consistente.

Então é fácil ganhar dinheiro com a internet?

Não exatamente. O marketing digital é democrático, ou seja, qualquer pessoa pode começar a se profissionalizar e transformá-lo em uma fonte de renda. Entretanto, gerar resultados através do marketing exige esforço.

Diversos anunciantes propõem o marketing como uma renda fácil e rápida. Provavelmente esta forma de receita é de curto prazo e não muito segura, devido à imprevisibilidade de ganhos.

Quando utilizado de forma séria e profissional, o marketing digital possui um comportamento crescente, com ganhos menores a curto prazo, porém, maiores no longo prazo.

Tome cuidado com as promessas milagrosas

Se você pretende começar a investir em marketing digital para a sua empresa ou quer se tornar um profissional do segmento, procure investigar como funcionam os métodos de enriquecimento rápido.

O ideal é adotar estratégias bem planejadas, que visualizam o crescimento a longo prazo com profissionais experientes e que já geram resultados para outras empresas.

Grandes marcas do mercado mundial e empresas de menor porte que alcançam um crescimento efetivo possuem um fator em comum: ações profissionais de marketing executadas com planejamento, sem milagres.

Conclusão

É fato que o marketing digital é uma oportunidade para qualquer negócio obter o seu crescimento na internet e aumentar a sua lucratividade. Tudo isso é possível através dos canais de comunicação on-line.

A principal forma de atingir êxito é através do relacionamento com o cliente, que o levará pelas etapas do funil de marketing e o aproximará da ação de compra ou contratação de um serviço.

Este processo pode levar minutos, horas, dias ou até meses, tudo dependerá da sua estratégia, do seu produto e do seu cliente. O mais importante é ter tudo isso mapeado na fase de planejamento.

Por fim, é importante compreender que este é um mercado profissional e o trabalho é executado com ações planejadas e consistentes, sem a existência de fórmulas mágicas e métodos que entregam dinheiro rápido.

Estude, entenda como o marketing digital funciona, execute as suas campanhas, aprenda com elas e implemente melhorias contínuas. Assim, o seu negócio terá um crescimento de longo prazo, que é o sonho de qualquer empreendedor.

V4 Company

Copy Cientista: Quer saber como se tornar um verdadeiro profissional de Marketing?

Aprenda com os melhores profissionais conceitos como:
Fundamentos de negócios,
Fundamentos de marketing,
Como atender seus clientes,
Como vender o seu serviço
E diversos outros módulos que formam um verdadeiro cientista do Marketing.

Não perca a chance de transformar sua carreira com o domínio destes conhecimentos

Clique aqui e conheça a nossa formação em Marketing.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email