v4 company logo blog marketing digital

COMO MONTAR UM TIME DE MARKETING?

A formação do time de marketing é um ponto crucial dentro da estratégia de qualquer negócio, haja vista que as pessoas selecionadas serão as responsáveis por fazer a operação funcionar e os resultados aparecerem.

Quando uma empresa começa a estabelecer uma operação de marketing bem configurada, é comum que surjam dúvidas sobre os profissionais necessários para executar as tarefas dentro da equipe.

Assim, quando pensamos em equipes há alguns anos, duas figuras se tornam muito presentes na mente de qualquer gestor:

  • Designer gráfico;
  • Redator.

Estas duas personas figuraram, por muito tempo, o estereótipo mais simples de uma equipe de marketing, onde uma pessoa era responsável pela parte textual do trabalho, enquanto a outra ficava com toda a parte gráfica.

Mas será que a formação dos times de marketing ainda se baseia nesse modelo? Quais são as atividades mais comuns dentro das equipes? Que perfil o profissional precisa ter para exercê-las?

Aqui na V4, enxergamos os papéis dentro do time de uma forma simplificada e que vai se adequando ao tamanho da empresa. Portanto, vamos te mostrar como montar a sua equipe desde o menor porte até os patamares mais avançados.

Siga a leitura e entenda exatamente o que um time de marketing precisa para ter a capacidade de extrair o máximo de resultados da sua estratégia.

Quais são as atividades mais comuns dentro de um time de marketing?

Antes de pensarmos em pessoas e em cargos, que tal pensarmos na demanda existente dentro de um time de marketing? A partir da demanda, elencaremos os profissionais ideais para cada função.

Planejamento de ações

Qualquer estratégia de marketing passa por essa etapa, que basicamente definirá o que deverá ser feito, quando, como, onde, por que e quem serão os responsáveis.

A etapa de planejamento coloca na prática tudo que a estratégia deseja e dá nomes aos responsáveis por fazer a máquina girar. Dentro dessa estratégia, é necessária uma pessoa que tenha habilidades de gestão e criação.

Ao mesmo tempo, durante o planejamento também é colocado em pauta um possível retrospecto, com métricas e dados que precisam ser analisados para que decisões sejam tomadas.

Sem dúvidas, o responsável pelo planejamento precisa ser um profissional mais completo, que uma os três pilares deste setor: criação, análise e gestão. Assim se formará o time de marketing perfeito!

Gestão de dados

SEO, tráfego pago e tantas outras informações estão disponíveis para serem gerenciadas, analisadas e servirem como base para criações, otimizações, entre outras ações possíveis.

Para a gestão de dados, é necessária uma pessoa que tenha maior afinidade com números, planilhas, gráficos, relatórios, entre outros documentos que entreguem conclusões que chamamos de data-driven.

O conceito de data-driven é, basicamente, tomadas de decisões baseadas em dados. O gestor de dados precisa estar habituado a trabalhar com uma grande quantidade de números e ter afinidade para interpretá-los.

Criação de roteiros

À medida que os conteúdos vão sendo gerados, novos formatos precisam ser explorados. Somente as publicações estáticas no Instagram e no Facebook não serão suficientes para satisfazerem todos os testes que são necessários.

Sendo assim, será necessário criar vídeos que possam comunicar mensagens diferentes, em momentos diferentes, com tonalidades e objetivos distintos. Para isso, é primordial que roteiros sejam desenvolvidos.

Os roteiros darão um direcionamento para os materiais e guiarão os produtores para o caminho que se deseja e que a estratégia pede. Para tanto, é fundamental que uma pessoa criativa esteja à frente desta tarefa.

Escrita de textos persuasivos

Muito semelhante aos roteiros, os textos persuasivos estarão presentes em todos os canais, buscando convencer o leitor a realizar a ação que você deseja através de palavras.

O redator deve possuir conhecimentos em Copywriting para garantir que as pessoas impactadas pelos seus textos não acharam a escrita chata e se interessarão pelo que estão lendo.

Fundamentalmente, este produtor de conteúdo também será uma pessoa criativa, mas que possua conhecimento de métricas para avaliar se um texto de e-mail, por exemplo, obteve ou não sucesso em determinada campanha.

Aparição em conteúdos visuais

Se vídeos precisam ser produzidos, é necessário que pessoas apareçam nesses vídeos. Eventualmente, outros conteúdos de vídeos serão feitos, com animações e outros artifícios.

No entanto, o formato mais comum e mais fácil de ser produzido ainda é aquele que possui um interlocutor que passa a mensagem e gera a identificação com o público.

Para ser a “estrela” das câmeras, é preciso que o profissional possua uma boa oratória, boa desenvoltura na frente das lentes e que seja criativo o bastante para improvisar se assim for preciso.

Criação de conteúdos gráficos

Por fim, a pessoa que mais se aproxima do “designer gráfico” que citamos o início do texto. O produtor de conteúdos gráficos precisa ser uma pessoa atenta aos detalhes e extremamente criativa.

Naturalmente, a demanda de trabalhos tende a flutuar entre alta e baixa, portanto, é preciso que esta pessoa saiba lidar com a produção em maiores quantidades sem perder a qualidade.

Ao mesmo tempo em que a criatividade precisa estar em alta, também é preciso possuir uma visão aguçada para a resolução de problemas, já que o design está cada vez menos ligado à estética e cada vez mais ligado à soluções.

Compreendendo os perfis dos profissionais para o time de marketing

Analisando as atividades descritas acima, é possível identificar ao menos 3 perfis muito claros de profissionais que são necessários para compor um time de marketing capaz de entregar resultados expressivos.

Dentro desse time, podemos citar os seguintes perfis:

  • Criativo;
  • Analítico;
  • Gestor.

Perfil criativo

Este é o responsável por “sair da caixa” e pensar naquela ideia maluca, que surge no meio da tarde e que resulta em um conteúdo super bacana sobre determinado assunto.

Além disso, esse profissional também precisará ter a disciplina e a constância de produzir conteúdos frequentes com alta qualidade, mesmo que não contenham sempre um toque de genialidade.

Trabalhar com o aspecto criativo é entender que nem sempre estamos nos momentos mais inspirados, porém, que precisamos estar sempre preparados para quando a inspiração aparecer.

O profissional criativo precisa lidar bem com as mais variadas mídias ao mesmo tempo em que consegue construir conexões entre elas, tornando os ambientes integrados. Ele é parte fundamental de um time de marketing.

Perfil analítico

Aqui na V4, costumamos chamar esse perfil de engenheiro, afinal, ele será responsável pela parte de números e cálculos dentro do time de marketing.

O profissional de perfil analítico estará o tempo todo trabalhando com números, métricas, tabelas, KPIs e tentando encontrar melhores formas de reduzir o custo e aumentar a lucratividade do negócio.

Este é um perfil complexo de ser encontrado, principalmente por conta da complexidade das ferramentas, quando se é necessário operá-las buscando a máxima performance.

Na prática, o perfil analítico precisará ter muita disciplina para manter a regularidade nos resultados, ao mesmo tempo que precisará de um toque de criatividade para construir soluções inovadoras para cada campanha. Mas vale a pena tê-lo no time de marketing.

Perfil de gestão

Normalmente, o perfil de gestão inclui profissionais com uma mescla de criativo e analítico, possuindo habilidades para transitar entre os dois mundos e conseguir compreender o que se passa na cabeça de cada profissional.

Na prática, o perfil de gestão ocupará cargos mais altos dentro do time de marketing, ficando responsável por tirar as pedras do caminho ao mesmo tempo que busca novas tendências que possam impulsionar os resultados.

É fato que o perfil de gestão não se encontra facilmente, nem se constrói da noite para o dia. Normalmente, o gestor nasce dentro da equipe, exercendo alguma atividade com maestria e galgando um espaço para adquirir mais responsabilidades.

Como montar o time de marketing na prática

Para imaginarmos o cenário de montagem do time, o primeiro passo é, sem dúvidas, considerar a quantidade de membros da equipe e a demanda que precisará ser atendida.

É sempre importante relembrar que os profissionais não serão robôs que trabalham em uma linha de produção, portanto, o bom senso deve fazer parte da tomada de decisão durante a montagem do time de marketing.

Começando com o time de marketing de pequeno porte

Lembra quando falamos sobre o formato mais antigo de times de marketing, com o redator e o designer gráfico? Este time possui uma constituição muito semelhante, porém, com maior abrangência.

Para equipes de menor porte, onde a demanda será menor, é comum que se trabalhe com 1 ou 2 membros.

No caso de 1, esse deverá possuir um perfil mesclado entre os 3 citados, para que possa unir a criatividade com o poder de análise de dados e, ao mesmo tempo, a capacidade de gerenciar as demandas.

Já quando se pode ter 2 membros, as coisas acabam suavizando um pouco dentro do time. Naturalmente, os 2 membros terão perfis distintos: enquanto um é criativo, o outro precisa ser analítico.

Essa dupla costuma trazer bons frutos, já que se complementam e tornam possível a criação de conteúdos dos mais variados teores.

O que fazer quando o time de marketing e a demanda crescem?

Assim como é o caso da V4, à medida que o time cresce, novas funções vão sendo criadas e estabelecidas. Dessa forma, é natural que, com o tempo, sejam formatos times criativos e times analíticos, por exemplo.

Cabe aos gestores configurar a equipe da forma que melhor entender. O fato é que um time de marketing de resultados trabalha com profissionais criativos e analíticos lado a lado diariamente.

Conclusão

Montar um time de marketing pode não ser uma tarefa fácil, porém, ainda mais difícil é encontrar as pessoas que comprarão a sua ideia e farão de tudo para que os resultados venham.

Com profissionais deste estilo dentro da equipe, o seu negócio tende a crescer cada vez mais.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office e tenha todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário