Como Metrificar Conversão Offline

Rastrear a conversão de clientes não é uma tarefa fácil. Porém, a conversão online se torna mais acessível devido aos incontáveis mecanismos e ferramentas que o meio digital oferece para este fim. 

No offline, a tarefa é mais complicada. Diante disto, surge a seguinte questão: Dentro de um negócio, onde as vendas são físicas, quais são as maneiras de mensurar a conversão offline?

Neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre conversão offline e como rastreá-la. A intenção é obter os dados necessários para administrar com mais precisão o seu negócio.

Com essas informações, é possível saber quantas pessoas estão tendo acesso as suas campanhas e direcionar o seu foco para as demandas mais importantes.

Essas respostas podem ser encontradas no decorrer deste artigo. Por isso, te convido a continuar aqui com a gente.

A conversão offline

Com a expansão do e-commerce e o aumento significativo das vendas feitas pela internet, rastrear a conversão não é uma tarefa fácil, contudo é mais fácil do que mensurar a conversão em um negócio físico.

Aproximadamente, 76% das pessoas pesquisam online antes de comprar offline.  Mesmo assim, a maior porcentagem de vendas ainda continua sendo de forma física. 

Isso se deve a muitos fatores, alguns deles são a falta de confiança em comprar pela internet ou a falta de crédito, por exemplo.

O objetivo da conversão é saber quantas pessoas tiveram acesso as suas campanhas e anúncios. Isso ajuda ter uma ideia melhor de onde direcionar seus esforços de forma mais precisa.

Indústria, serviço e varejo: como aplicar a conversão offline em cada um desses casos

É preciso encontrar formas mais eficientes de mensurar a conversão. A maior dor dos gestores é saber se isso está funcionando ou não.  

Para uma indústria ainda é mais difícil, pois vendem por meio de terceiros, o que torna ainda mais complicado mensurar as conversões.

No serviço e varejo, o ideal é encontrar uma forma mecânica de mensuração. Pode ser até mesmo por algum tipo de feedback de forma manual. 

Pode ser ali mesmo em seu sistema, o que também não é tarefa fácil já que em muitos casos o sistema da empresa não consegue ser alterado para executar essas funções. 

Mas, pode ser por uma planilha do Google Forms ou até mesmo em um papel. O importante é saber se a pessoas que chegam até a sua loja estão realmente vendo que as campanhas da sua marca estão sendo lançadas.

Então, é gerada uma demanda e o time de vendas é orientado a coletar esses dados, para no final poder mensurar a conversão offline daquele negócio.

Esta forma está longe de ser a melhor do mundo, porém é a mais rápida de ser implementada. 

Se você deseja um sistema, precisa de um programador e isso irá fazer com que se perca muito tempo treinando seu pessoal, além de gerar gastos.

Vendas residuais

Muitas pessoas no Brasil ainda não têm contato direto com à internet. Dados de 2020 mostram que 30% da população brasileira não têm acesso ao meio digital. 

Quando se faz uma campanha na internet por meio dos mecanismos de busca ou pelas redes sociais, muitas pessoas irão ver essa campanha e interagir com o vendedor ao clicar no seu anúncio.

Mas, não se pode saber se elas irão mais a fundo, como entrar em um grupo do whatsapp, por exemplo.

Em um feedback manual, você irá instruir o seu time de vendas a questionar se os consumidores estão vendo algo referente a sua marca na internet.  Dessa forma, entram outras maneiras de mensuração. 

Uma dessas maneiras é pegar um CSV de todos que compraram no ponto de venda.

O maior desafio, portanto, não é realizar o cadastro dos clientes. Mas sim, não tem os dados dos clientes para executar esta ação.

 Essa lista que deverá conter alguns dados como nome, e-mail, telefone, valor de venda e data da venda, deverá ser aplicada a uma plataforma de conversão offline, como a do Facebook. 

O Facebook é uma ferramenta valiosa para este trabalho. Ele irá encontrar essas pessoas dentro da plataforma, fazendo um match dessas pessoas com as suas campanhas.

Assim, é possível mostrar quais anúncios tiveram impacto sobre essas pessoas, fazendo a mensuração da conversão offline.

Já que o Facebook não estipula um número mínimo para mensurar essas conversões, esta ferramenta só funciona a partir do momento que as conversões foram criadas. 

Se você quiser mensurar as conversões da semana passada, por exemplo, não irá funcionar.

É preciso que haja uma periodicidade de upload. Se você realiza vendas toda semana, terá os resultados do mês acumulados.

Como mensurar a conversão offline?

A diferença entre conversão online e conversão offline não é apenas digital ou não digital. No lado comercial, eles se distinguem principalmente por ferramentas de medição de resultados. 

De modo geral, embora a precisão seja maior na mídia online, tudo na mídia offline é mais disperso devido a recursos como programadores e planilhas manuais. 

Assim, as estratégias de comunicação e marketing serão pautadas por um público menor. 

Para medir a conversão offline, é preciso definir claramente quais tipos de indicadores-chave de desempenho (KPIs) serão usados. 

Pode ser taxa de conversão, público ou outras coisas que indicam o sucesso da campanha de marketing.

Na conversão online, os métodos usados para medir o sucesso dos esforços de marketing serão mais diretos e mais rápidos de se conseguir. 

É o caso de ferramentas como Google Analytics e Search Console, que podem identificar quem visitou seu site, de onde ele é acessado, quais dispositivos são usados com mais frequência, entre outros.

Quer dizer que não há vantagem no formato offline? Claro que sim, especialmente se o seu negócio está se expandindo, visando novos mercados e precisando ganhar reconhecimento rapidamente. 

Alguns exemplos de indicadores para a conversão offline são as chamadas classificações alvo (TRP), que é uma medida dos telespectadores, com base nas classificações brutas (GRP).

Comunicação integrada

Considerando a abrangência que oferece, existe um terceiro método com alto potencial de retorno. Isso é impulsionado pelo chamado marketing integrado de comunicações 360°.

Este método é impulsionado pela ascensão de consumidores omnicanal (perfis de clientes que se comunicam por meio de múltiplos canais). Com ele, o grau de demanda é muito maior.

O consumidor omnishopper (comprador multicanal) pesquisa sobre marcas, compara os preços e pergunta a muitas pessoas sobre um determinado produto antes de comprá-lo, utilizando mais de um canal.

Você está ciente do uso de mídia online e offline no processo de compra e comunicação? É essa sinergia entre as mídias que torna a comunicação integrada tão valiosa. 

Quando sua empresa está pronta para mensurar suas conversões online ou offline, ela também se ajustará às necessidades dos clientes modernos.

Integrando os canais de comunicação

É altamente recomendável que você invista em um software que integre seus canais de atendimento, mesmo que seja um processo mais demorado.

 Nesse caso, sua empresa precisará de ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

Ao importar eventos de conversão offline, você pode obter uma compreensão mais completa de quais palavras-chave e critérios de segmentação (por exemplo, região geográfica ou hora do dia) geraram as conversões mais econômicas. 

Esses dados podem ajudá-lo a segmentar e otimizar suas campanhas para aumentar os lucros. Se você atrai clientes ou compradores em potencial, pode ser necessário se registrar para conversão.

Considerando a perspectiva integrada de comunicação e marketing, a gestão do relacionamento com o cliente é a base. Para isso, a solução mais eficaz é o software desenvolvido para esse fim. 

O software de integração de canais usará seus resultados porque permitem que várias instâncias sejam agregadas em uma plataforma digital. 

Portanto, é um facilitador ao medir KPIs de conversão não pertencentes à internet.

Conclusão

Saber mensurar a conversão offline do seu negócio é importante para obter dados mais concretos do poder de alcance de suas campanhas e anúncios.

É claro que no offline o trabalho é mais dificultoso, mas os resultados prometem ser promissores.

Utilizar uma planilha, mesmo que feita a mão ou softwares que permitem obter dados fundamentais dos clientes como nome e telefone, por exemplo, permite conhecer melhor o seu público e o alcance de suas divulgações.

Para isso, é importante ainda que seu time de vendas esteja bem treinado para não deixar passar informações importantes como, se a pessoa teve acesso a alguma campanha do seu negócio nos últimos dias.

Utilizar de mecanismos e ferramentas, mesmo que manuais traz bons resultados no que se refere à conversão offline.

O importante é perceber onde suas estratégias de marketing estão chegando e se alcança de alguma forma o seu público-alvo. O Facebook é uma ótima plataforma a ser utilizada para este fim. 

As pessoas passam horas conectadas nesta rede social, o que a torna capaz de encontrar as pessoas que você deseja e levar você a se conectar com clientes em potencial.

Não perca tempo! Comece a mensurar a sua conversão offline o mais rápido possível. Isso o ajudará a definir melhor suas estratégias de marketing e vendas, direcionando o seu foco a atender as necessidades de seus clientes.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email