Inbound e Outbound Marketing: o que são? como usar?

­Todo o empreendedor que deseja divulgar o seu negócio, precisa conhecer Inbound Marketing e Outbound Marketing. Essas duas estratégias têm como objetivo melhorar o alcance do seu empreendimento.

Apesar de alguns empresários afirmarem que apenas ações digitais conseguem atingir os consumidores, muitas abordagens tradicionais ainda tem um grande poder. Isso porque, parte da população ainda não utiliza a internet como meio de informação.

Nesse sentindo, é essencial investir em diferentes estratégias. Tenha em mente que o seu público possui vários subgrupos. Cada um deles tem suas necessidades e linguagem próprias.

Por conta disso, você precisa conhecer Inbound Marketing e Outbound Marketing. Aplicados de maneira correta, eles irão não só melhorar o alcance do seu negócio, como também, aumentar a lucratividade.

O que são Inbound Marketing e Outbound Marketing?

O Inbound Marketing e Outbound Marketing são dois conceitos utilizados dentro do marketing. Eles são utilizados para identificar ações on e offline. Confira abaixo quais estratégias cada um engloba.

Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração. Ele é realizado na internet, pois, tem como objetivo atrair os usuários e transformá-los em leads por meio de conteúdos relevantes e de qualidade.

Ele utiliza como base o funil de vendas. Esse processo visa não só gerar audiência, como, também converter os leitores em leads e clientes fiéis. Ele consiste em três fases:

  • Topo de funil: Você apresenta um problema e ensina o visitante a solucioná-lo;

  • Meio de funil: O foco é fazer o leitor reconhecer o problema e considerar a solução apresentada;

  • Fundo do funil: É a fase em que você transformará o usuário em cliente, oferecendo o seu produto/serviço.

Para que essa estratégia funcione, é essencial que o empresário produza conteúdos relevantes. Isso porque, os consumidores irão acessar sua página visando se informar.

Outbound Marketing

Também é conhecido como marketing tradicional. Nessa estratégia, o foco é ir direto ao ponto com o cliente. Ou seja, apresentar o produto/serviço logo de cara e suas vantagens.

Com a Era Digital, essa abordagem caiu um pouco em desuso. Isso porque, a nova geração de consumidores utiliza a internet como principal fonte de informações.

No entanto, ela ainda é eficaz, pois, boa parte dos clientes ainda utilizam e confiam mais em mídias tradicionais. Podemos citar como ações dessa estratégia: folders, comerciais, telemarketing, outdoors, promotores e etc.

Vantagens do Inbound Marketing e Outbound Marketing

O Inbound Marketing e Outbound Marketing são metodologias muito eficazes. Apesar de focarem em públicos diferentes, elas oferecem uma série de vantagens que irão alavancar o seu negócio.

Inbound Marketing

Por conta da sua dinâmica de funcionamento na internet, o Inbound Marketing é muito indicado para empreendedores com um orçamento apertado. Isso porque, ele tem um custo bem menor. Além disso, ele também oferece como diferenciais

  • Maior alcance, pois não há barreira geográficas;

  • Estimula o fortalecimento da identidade da empresa, gerando mais valor para a marca;

  • Possibilidade de mensuração de dados;

  • Criação de ações pontuais para públicos específicos;

  • Diferentes formatos;

  • Foco principal no público da internet

Outbound Marketing

O Outbound Marketing, por sua vez, ainda é a abordagem mais confiável para as mídias tradicionais e os consumidores de outras gerações. Isso porque, boa parte deles não confia plenamente na web. Entre suas vantagens estão:

  • Atendimento direto com o consumidor;

  • O foco são as vendas;

  • Tem mais resultados a curto prazo;

  • Mais bem aceito;

  • Possibilidade de abordar o cliente diretamente no PDV

O Inbound Marketing e Outbound Marketing são metodologias completamente diferentes. Contudo, ambas possuem seus diferenciais que as tornam ferramentas poderosas para o empreendedor.

Qual a Melhor Opção para o seu Negócio?

Muitas pessoas se perguntam, “Mas afinal, Inbound Marketing e Outbound Marketing, qual a melhor opção?” Na verdade, a resposta é simples. Os dois.

As duas estratégias podem ser extremamente benéficas para o seu empreendimento. Isso porque, além de possuírem dinâmicas diferentes, elas também conseguem atingir os consumidores de forma diferenciada.

Logo, trabalhar com ambas fará que você tenha um alcance maior.

Contudo, você deve estar se perguntando, “Mas e o orçamento?” Uma boa dica é você alinhar as duas metodologias, para que uma acabe ajudando a outra dar certo.

Por exemplo, você pode fazer um folder que convide os consumidores a curtir a sua fan page. Já na página, você poderá dar um desconto especial para clientes que comprarem na loja e forem seguidores da marca.

Dessa forma, será possível aproveitar ao máximo o potencial do Inbound Marketing e Outbound Marketing. Você verá que em pouco tempo o seu negócio já terá excelentes resultados.

Cuidados ao usar Inbound Marketing e Outbound Marketing

Apesar do Inbound Marketing e Outbound Marketing serem estratégias distintas, é muito importante que você tome alguns cuidados ao usá-las. Assim, você garantirá a eficácia e evitará perder dinheiro.

  • Planejamento: Nunca faça qualquer tipo de ação sem um planejamento prévio. É ele que irá te guiar para alcançar os resultados almejados;

  • Conheça o público: Esqueça o “quero vender para todo mundo”. É essencial que você defina o perfil do cliente para desenvolver campanhas objetivas;

  • Análise os resultados: Sempre mensure os resultados obtidos com as ações. Dessa forma, será possível identificar quais os pontos que precisam ser melhorados;

  • Não esqueça da identidade da empresa: Nas campanhas, lembre-se de focar na imagem da marca, de forma que o consumidor tenha ela como primeira opção.

  • Controle o orçamento: Faça o gerenciamento de todos os valores pagos para a realização das campanhas. Isso irá evitar que você acabe pagando mais do que pode e fique no vermelho;

  • Foque no ROI: Fique de olho no Retorno Sobre Investimento (ROI) e veja se a porcentagem é realmente vantajosa para o seu empreendimento.

Com esses simples cuidados, ficará mais fácil criar ações de do Inbound Marketing e Outbound Marketing. Se utilizadas de maneira correta, ambas as estratégias podem gerar excelentes resultados para o seu empreendimento.

Gostou dessas informações? Então aproveite para deixar o seu comentário e curtida. Além disso, confira outras dicas para alavancar o seu projeto no post “Isso vai mudar o rumo do seu negócio”.

Fontes

https://resultadosdigitais.com.br/blog/inbound-outbound-marketing/

https://www.outboundmarketing.com.br/diferencas-outbound-inbound-marketing/

https://blog.ingagedigital.com.br/diferenca-entre-inbound-e-outbound-marketing/

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email