Formulário de Lead: Como Funcionam os Leads Nativos no Google?

Você sabe qual é o objetivo de mercado do Google?

Se você respondeu “facilitar a vida de seus usuários na busca daquilo que eles estão procurando na plataforma”, está corretíssimo!

A cada dia que passa, o Google sempre realiza atualizações que priorizam a experiência de uso de qualquer pessoa.

E também dão às empresas e negócios mais opções e ferramentas para anunciar em sua plataforma, o Google Ads, para que elas também consigam atrair mais clientes para seu negócio.

As extensões do Formulário de leads do Google para anúncios da Rede de Pesquisa são um fator de mudança tanto para usuários quanto para as empresas e profissionais de marketing.

Trazendo formulários de geração de leads para a pesquisa do Google, essa nova extensão de anúncio possibilita aos anunciantes capturar pesquisadores de alta intenção, diretamente nas páginas de resultados de pesquisa do Google.

Ou seja, uma grande mudança que ampliará a experiência de uso para os consumidores, e também abre portas para que negócios aumentem suas vendas através dos leads nativos do Google.

E no artigo de hoje, você verá com mais detalhes:

  • Como funciona o formulário de leads do Google;
  • Quais os benefícios desta nova atualização;
  • Requisitos;
  • Passo a passo de como inserir um formulário em suas campanhas no Google Ads.

Vamos lá?

Formulário de Lead: Como Funcionam os Leads Nativos no Google?

Leads Nativos no Google: entendendo seu funcionamento

As extensões de formulário de lead do Google aparecem como caixa de chamada ao lado dos seus anúncios da Pesquisa Google.

Os anúncios de formulário de lead do Google trazem formulários desta natureza à pesquisa do Google, permitindo que os anunciantes consigam capturar leads diretamente nas páginas de resultados de pesquisa.

Essas extensões de formulário estão disponíveis nos resultados de pesquisa do Google em dispositivos móveis e aparecem como uma extensão dos seus anúncios de pesquisa regulares.

São exibidas como uma caixa de chamada que contém uma frase para chamar a atenção do usuário, e um ícone ao lado do seu anúncio de pesquisa.

Depois que um cliente clica na chamada à ação, ele é levado diretamente para um formulário do Google de carregamento rápido e otimizado para celular.

A seguir, você verá com mais detalhes o funcionamento dos leads nativos no Google, e como eles podem ajudar o seu negócio:

Você cria uma extensão de formulário de lead lá no Google Ads e a adiciona a uma campanha.Você pode usá-las em campanhas Discovery, de pesquisa, de vídeo e de display;

As pessoas do seu público-alvo acessam um Serviço do Google (como o YouTube) e interagem com o anúncio que contém a extensão.

Ao abrir o formulário, elas podem enviar informações de contato, como endereço de e-mail, número de telefone e outros detalhes, de acordo com a configuração que você fez anteriormente.

Por fim, você pode fazer o download dos seus leads e gerenciá-los no Google Ads.

Neste caso, você tem a opção de fazer o download dos leads em um arquivo CSV ou criar uma integração com seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Obs.: só é possível fazer o download dos leads enviados nos últimos 30 dias.

A extensão de formulário de lead do Google para anúncios da Rede de Pesquisa já está disponível.

Basta seguir as instruções passo a passo que foram descritas aqui.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

O formulário nativo permite a você coletar dados de leads, como nome, email, código postal e número de telefone a partir de seu anúncio.

Ou seja, sem a necessidade de criar landing pages ou formulários da web, fazendo com que o usuário não precise sair da página do Google.

E ele mesmo preenche automaticamente os campos com informações, facilitando assim a experiência do usuário ao navegar pelas páginas.

E para você que anuncia no Google Ads, outras grandes vantagens são:

  • Captura de leads com mais facilidade: quando alguém está pesquisando ativamente um produto ou serviço on-line, geralmente é um bom sinal de que ela está bem interessada naquele produto ou serviço, e os formulários nativos aumentam ainda mais a chance deste usuário comprar de você;
  • Melhor experiência do usuário no celular: os anúncios de formulário do Google aumentam a facilidade para os usuários que pesquisam sua empresa ou serviços em qualquer lugar em seus dispositivos móveis enviarem suas informações e entrarem em contato com você.
  • Formulários pré-preenchidos que aumentam as conversões: o Google faz um preenchimento automático dos formulários de lead com os dados que já possui sobre eles, tornando ainda mais fácil para o lead enviar seus dados.
  • Melhora as taxas de conversão de anúncios da Rede de Pesquisa: o Google relata que os primeiros testadores beta notaram uma melhora nas taxas de conversão de leads.
  • Conversão mais rápida de seu público alvo: ao fornecer uma experiência do usuário muito mais fácil, existem menos barreiras para que os leads enviem seus dados.
  • Anúncios mais relevantes: os anúncios de pesquisa do Google são exibidos com base no histórico anterior e no envolvimento dos usuários nos serviços do Google.
  • Sincronização dos leads de formulário diretamente ao seu CRM com o Driftrock: você consegue manter o acompanhamento rápido dos leads, garantindo que suas equipes de marketing e vendas sejam notificadas no instante em que um novo lead for criado. O Driftrock envia leads dos formulários de leads do Google diretamente para o CRM ou a caixa de entrada de e-mail da equipe de vendas, para que você não precise baixar e distribuir manualmente arquivos CSV.

O Google a cada dia que passa, procura facilitar tanto para os seus usuários quanto para os que anunciam e usam a plataforma para alavancar as vendas de seus negócios.

E como você pode notar, existem vantagens interessantes que com certeza, irá elevar o crescimento de sua empresa no Google.

Requisitos para a Utilização do Formulário de Leads

De acordo com o próprio artigo do Google sobre as extensões de formulário de lead, os requisitos são:

  • Ter um bom histórico de conformidade com as políticas.
  • Possuir uma conta do Google Ads em uma indústria ou subindústria qualificada. Indústrias ou subindústrias sensíveis (por exemplo, conteúdo sexual) não podem usar formulários de lead.
  • Ter uma Política de Privacidade da sua empresa. Ao criar uma extensão de formulário de lead no Google Ads, você precisa fornecer um link para sua política de privacidade, que é exibida no fim do formulário.

Além disso, quando você adicionar uma extensão de formulário de lead a uma campanha de Discovery, vídeo ou display ou criar uma campanha de pesquisa em que um clique no título abre um formulário de lead, será necessário cumprir o seguinte requisito:

Acumular mais de US $50.000 em gastos totais no Google Ads. Para anunciantes com contas gerenciadas em outras moedas que não sejam o dólar americano, o valor de gasto será convertido para USD usando a taxa de câmbio média mensal referente a essa moeda.

Caso não atenda algum destes, vale a pena analisar e tomar as ações necessárias para ter acesso às vantagens dos leads nativos do Google.

Criando uma campanha do Google com extensões de formulário de Leads

As extensões de formulário de lead do Google estão disponíveis em todas as contas do Google Ads.

E a seguir, você verá como é simples e fácil criar sua primeira campanha de anúncios de formulário do Google, passo a passo:

  • Faça login na sua conta do Google Ads, selecione Campanhas no menu da página à esquerda e clique em “Criar uma nova campanha”;
  • Selecione “Leads” como seu objetivo de campanha;
  • Escolha “Pesquisar” como seu tipo de campanha;
  • Selecione o envio do formulário de lead como você deseja atingir sua meta de campanha;
  • Clique em Continuar para avançar para as configurações da sua campanha – dê um nome à sua campanha e selecione se deseja exibir seus anúncios nas Redes de Pesquisa e Display do Google;
  • Configure a segmentação e o público-alvo da sua campanha;
  • Configure o orçamento e os lances da sua campanha;
  • Selecione Extensão do formulário de lead na lista “Extensões de anúncio”;
  • Configure sua extensão de lead – você pode criar o texto da extensão de lead que aparecerá como o título na sua caixa de texto destacado em seu anúncio e selecionar em uma lista de opções de frase de chamariz;
  • Crie seu formulário de lead – dê um título e uma breve descrição ao formulário de lead e crie suas perguntas. No momento, o Google oferece a opção de coletar o nome, o email, o número de telefone e o código postal de um lead;
  • Criar mensagem de envio de formulário – a etapa final da configuração do formulário de lead é criar uma mensagem curta que o lead verá após o envio do formulário. Use esta mensagem para agradecer, definir expectativas sobre as próximas etapas e enviar leads ao seu site;
  • Revise e aceite os termos de serviço – Ao criar uma extensão de anúncio pela primeira vez, você será solicitado a concordar com os termos de serviço do Google;
  • Configure grupos de anúncios e crie seus anúncios – Depois que seu formulário de lead for criado, você poderá criar seus grupos de anúncios e anúncios;
  • Confirme e envie sua campanha ao vivo, e aí está: agora você criou sua primeira campanha publicitária de formulário de lead do Google.

Conclusão

Você pode revisar o desempenho da sua campanha nos relatórios da campanha e fazer o download de seus leads navegando para Anúncios e Extensões – Extensões e clicando no link Download de leads para o formulário de lead relevante.

Lembre-se de que o Google armazenará seus leads apenas por 30 dias, então você deverá fazer o download dos dados regularmente se não quiser perder os leads registrados.

Você pode também adicionar uma extensão de formulário de lead a uma campanha de anúncios do Google existente, seguindo os passos abaixo:

  • Faça login na sua conta do Google Ads;
  • Selecione Anúncios e extensões no menu do lado esquerdo;
  • Escolha Extensão no menu suspenso;
  • Clique no botão de adição e crie uma nova extensão de formulário de lead;
  • Selecione a quais campanhas você gostaria de anexá-lo;
  • Crie seu formulário de lead e clique em Salvar;

Viu como é fácil?

Faça bom uso desta nova ferramenta do Google, e veja um aumento nas vendas e na captação de novos leads em seus anúncios no Google Ads.

V4 Company

Potencialize suas vendas com o método que vem transformando o marketing digital. Saiba mais sobre como a V4 Company pode ajudar o seu negócio. Clique Aqui para saber mais.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email