Livros sobre marketing digital: 5 obras que você precisa conhecer

A internet conta com uma infinidade de conteúdos sobre marketing, dos artigos extensos, aos vídeos no TikTok. Entretanto, se você deseja conhecer ainda mais esse universo, livros sobre marketing digital podem ser uma boa pedida. 

Procurou por ‘’livros sobre marketing digital’’ no Google, se deparou com uma infinidade de títulos e não sabe quais escolher? Confere esse artigo até o final, pois separamos algumas leituras que vão turbinar os seus estudos na área! 

Como escolher livros sobre marketing digital para ler?

Primeiramente, localize onde estão as suas principais dúvidas e sobre qual assunto da área você deseja se aprofundar. 

O marketing digital é composto de várias outras subunidades que quando combinadas e usadas da forma certa resultam em sucesso. 

Alguns conteúdos que estão conectados com o marketing digital são: 

  • Copywriting 
  • Gestão de Tráfego 
  • Performance
  • Vendas 
  • Redes Sociais

Para escolher com qual peça jogar, você precisa conhecer as regras do jogo. Assim, se o seu desejo é ampliar os conhecimentos em copywriting, por exemplo, busque entender qual o impacto de um bom copy dentro do marketing digital.

Antes de mais nada, estude e busque livros sobre marketing digital de forma geral. Com isso, ao entender como cada unidade funciona, você desenvolverá um olhar mais analítico sobre a área. 

Dessa forma, você se tornará um profissional que sabe lidar melhor com o mercado do marketing.

5 livros sobre marketing digital para conhecer e ler

Se você optou por conhecer as regras do jogo, ou seja, o marketing digital de uma maneira geral, está no lugar certo. 

Os livros sobre marketing digital que vamos listar a seguir abordam desde a origem do marketing até a realidade que conhecemos nos dias de hoje. Confira!

1- The End of the marketing as we know it 

Em português, o título da obra pode ser traduzido como ‘’O final do marketing como conhecemos.’’

Escrita por Sérgio Zyman, ex-diretor de Marketing da Coca-Cola, esse livro foi uma grande inspiração para a criação da V4 Company. Por isso, o título ocupa o primeiro lugar da nossa lista de livros sobre marketing digital.

Lançado no final da década de 90, o livro nos apresenta como surgiram alguns dos slogans da Coca-Cola, e também o grande fracasso da New Coke. 

Em The end of the marketing how we know it, Zyman defende que marketing é só marketing quando a empresa vende tudo o que é capaz de produzir. Assim sendo, o principal foco do marketing é gerar impacto em vendas.

2- Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital

livros-sobre-marketing-digital-kotler

Em uma lista sobre livros de marketing digital, não poderia faltar Philip Kotler. O autor é conhecido como o pai do marketing.

Em Marketing 4.0, Kotler nos apresenta de forma didática o que as características da 4ª era do marketing, como por exemplo a transição entre o offline e o digital.

Outro ponto trazido por Kotler na obra são os 4P’s do marketing, conhecidos como: produto, preço, praça e promoção. E também como funciona cada um.

Além disso, Kotler aborda a conexão entre Marketing 4.0 e a economia digital. Nesse novo contexto, os clientes estão cada vez mais conectados, além de interagir de forma diferente com a marca. 

Desse modo, o autor nos apresenta as novas fases do contato entre o consumidor e as marcas, que são: assimilação, atração, arguição e apologia. 

3- A Bíblia do Marketing Digital

Escrita por Cláudio Torres, a obra é baseada em anos de pesquisas e experiências do autor.

Nos capítulos 1 e 2 da obra, Torres apresenta os principais conceitos sobre marketing digital. Ou seja, o autor usa as primeiras páginas de A Bíblia do Marketing Digital para guiar o leitor sobre o conteúdo que será desenvolvido no restante do livro.

A obra funciona como um guia prático de como utilizar a internet e implementar ações de marketing, seja o leitor empreendedor, publicitário ou curioso pela área.

Alguns dos temas tratados neste livro sobre marketing digital são: a revolução digital, os novos consumidores e as redes sociais. Além disso, a obra também fala sobre publicidade e como construir campanhas na internet.

4- Isso é Marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar

Em Isso é Marketing, Seth Godin defende um marketing sem spam, mentiras e de conexões verdadeiras entre os envolvidos 

Em resumo, Godin nos apresenta ao longo das páginas um passo a passo para que as estratégias de marketing sejam aplicadas de forma eficaz. Segundo o autor, um marketing eficiente começa no desenvolvimento do produto. 

Se você está buscando por uma leitura um pouco mais focada na audiência, esse é um dos livros sobre marketing digital que não pode faltar na sua lista.

5- Contágio: Por que as coisas pegam?

livros-sobre-marketing-sergio-zyman

Escrita por Jonah Berger, a obra não é um livro sobre marketing digital em si. Entretanto, a obra é uma leitura interessante para profissionais da área e vendedores.

Em Contágio: Por que as coisas pegam?, Berger nos explica porque os conteúdos tornam-se virais, ou seja, amplamente difundidos. 

Um dos pontos apontados por ele é o uso de gatilhos mentais. Essa técnica é usada com frequência em ações de marketing digital, com o intuito de impactar o público de alguma maneira.

Onde comprar livros sobre marketing digital?

Todos os livros citados ao longo deste artigo estão disponíveis na Amazon. Além disso, os títulos podem ser encontrados na versão impressa ou digital, para quem gosta de ler pelo Kindle. 

Além da Amazon, livros sobre marketing digital estão à venda no e-commerce, como nas Americanas e no Submarino. E também nos sites de livrarias Saraiva e Cultura. 

V4 Company e livros sobre marketing digital 

Escrito pelo CEO, Dener Lippert da V4 Company, o livro Cientista do Marketing não poderia faltar nas nossas indicações de livros sobre marketing digital. 

Na obra, Dener apresenta a história da V4, bem como as técnicas que nos transformaram na maior assessoria de marketing do país.

Além disso, o livro também explica o funcionamento do método V4, com a finalidade de ajudar o leitor a colocar o conteúdo na prática.

Em síntese, o Cientista do Marketing é mais do que um conteúdo sobre marketing, growth e digital. O livro é  uma obra sobre gestão. 

Cientista do Marketing está disponível na Amazon, com versão impressa e digital.


Quer saber mais sobre o assuntol? Acesse o nosso conteúdo especial sobre o que é marketing digital e continue acompanhando o nosso blog.

Deixe seu Comentário