A nova definição de looking ahead e como esse conceito vai MATAR seus concorrentes

Pesquisando por looking ahead na internet você vai se deparar com definições vindas de dicionários de inglês, algumas imagens bregas e também um professor famoso de inglês ensinando o que significa esse phrasal verb.

Nada disso diz muita coisa relacionada ao título deste post, certo? Mas fique por aqui, tudo em breve fará muito sentido.

Looking ahead significa muito mais do que uma definição de dicionário, um verbo frasal ou algumas imagens bregas. 

Looking ahead tem a ver com uma cultura organizacional e com explorar todo o potencial que a sua empresa tem para crescer sem limites.

Neste artigo, você vai aprender  como é possível criar uma cultura de looking ahead na sua empresa e como é possível com ela matar seus concorrentes e dominar o mercado onde você atua!

O que, afinal, significa looking ahead?

Looking ahead, segundo o dicionário Linguee, significa: olhar para o futuro, olhar para frente.

Primeiramente, é importante ressaltar que – provavelmente – TODAS as empresas estão sempre olhando para frente. Afinal, quem vive de passado é museu, e não estamos aqui debatendo se você olha para o futuro ou não.

Mas existe uma diferença crucial entre olhar para o futuro e realmente ter uma cultura de looking ahead.  

No quadro abaixo você vai ver uma lista das 10 empresas que mais inovaram durante o ano de 2020:

Quantas delas são referência para você? Quantas delas você busca conhecer e aplicar os mesmos conceitos no seu negócio?  

A V4 Company observa o comportamento de algumas dessas empresas há um bom tempo, e dentro do modelo de atuação delas, escolheu um lema para assumir para si mesma que define exatamente quem vai figurar na lista de mais inovadoras, e quem não vai: looking ahead.

Nós sabemos que analisar e avaliar tantas empresas diferentes, compreendo sua atuação e inovação é uma tarefa complicada. Portanto, não se preocupe se você não havia feito isso antes.

Continue lendo, pois vamos destrinchar aqui a importância desse conceito, como aplicá-lo e também vamos justificar a razão apresentada no título: por que aplicar o conceito de looking ahead no seu negócio vai matar seus concorrentes!

A importância de olhar sempre para frente

Em março de 2020 o mundo inteiro mudou. Não havia consenso sobre o que aconteceria, a situação era extremamente nova e havia muita dúvida sobre como deveria ser a atuação das empresas naquele momento.

A própria V4 Company sofreu muito naquele momento. Neste vídeo aqui você vê um gráfico do cancelamento de contratos que aconteceram a partir de abril, e pode imaginar como aquilo afetou uma empresa jovem, que tinha tudo para crescer e assumir o mercado.

Ao invés de lastimar o momento e procurar justificativas para o fracasso, a V4 juntou todo o fôlego que restava e, muito por causa da cultura do looking ahead, conseguiu contornar a situação para se tornar a maior marca do setor.

Você deve estar imaginando que somente uma cultura  não é capaz de modificar o presente e delinear o futuro.

Mas através desse texto vai ficar inegável que o olhar sempre à frente foi um dos grandes fatores responsáveis por nos fazer chegar até aqui e também por acelerar nosso crescimento, principalmente comparado aos concorrentes.

Quer saber, então, como aplicar essa cultura no seu negócio? Prepare-se para uma jornada pelo nosso canal do YouTube e prepare-se também para ser surpreendido(a).

Como aplicar o looking ahead

Looking ahead é uma cultura estampada por toda a V4. 

Todos os nossos investidores conhecem o termo, existe uma sala com esse nome e uma série de quase 200 vídeos no YouTube que ensinam empresários a aplicar a filosofia nas suas empresas.

Ninguém está livre de cometer erros na gestão de um negócio. A própria V4 Company já precisou refazer a rota algumas vezes pois havia desviado parcialmente do caminho.

O importante é saber que existe um destino determinado e um mapa previamente desenhado para ter certeza de que, quando o deslize acontecer, você saiba para onde voltar.

É por isso que a filosofia looking ahead norteia várias decisões aqui na V4.

Por exemplo: você contrataria para sua empresa uma pessoa que fosse sua amiga de longa data, que parecesse muito competente para a vaga?

Depende. De acordo com a cultura looking ahead, você somente vai contratar alguém que não gere amarras que impeçam o crescimento do negócio no futuro.

A C.F.O., Carla Marques, explicou isso muito bem no vídeo abaixo:

Como contratar amigos sem prejudicar a empresa

Outra dúvida que sempre surge, principalmente para quem está iniciando uma empresa, e que pode ser facilmente resolvida pensando no futuro, é qual o melhor regime tributário para se enquadrar.

Novamente, quem resolveu muito bem a questão, e ainda lembrando de ressaltar a importância do forecasting, foi a nossa C.F.O. e sócia, Carla:

O melhor regime tributário para franquias

Algumas outras questões que surgem e que podem abalar a saúde e longevidade de uma empresa são a dificuldade em seguir processos.

O looking ahead também resolve essa questão, na medida em que ele determina os processos pensando no sucesso futuro da empresa.

Por que seguir processos é tão importante

A mesma coisa se dá no que diz respeito estimar o valuation de uma empresa e a conceder sociedade a um colaborador.

Valuation e sociedade para um colaborador.

Todas essas decisões estão pavimentadas na visão de longo prazo do negócio e podem ocasionar perdas irreparáveis quando tomadas considerando apenas o presente da empresa.

Alguns dos erros acima podem apenas  fazer você parecer um idiota (contratar um familiar que no futuro começa a dar problema pra empresa) ou mesmo deslizar no processo e acabar tendo que voltar algumas casas no tabuleiro.

Porém, algumas delas podem ser realmente prejudiciais e colocar tudo a perder. Mensurar erroneamente o valuation do negócio, por exemplo. Ou conceder sociedade a um colaborador sem conhecê-lo bem… enfim, são inúmeros os motivos pelos quais a visão de longo prazo pode salvar sua empresa.

Vamos ver agora como nem toda cultura é boa para uma empresa e por que você deve defini-la o quanto antes.

Nem toda cultura é boa

E é por isso que você deve rejuvenescer a cultura organizacional da sua empresa. 

Mas antes de sair modificando tudo, é importante entender por que nem toda cultura é boa e qual o motivo de a cultura do Looking ahead fazer sentido aqui na V4.

Então, vamos lá.

A cultura organizacional da empresa é um conjunto de crenças e valores que define a organização e orienta o comportamento dos colaboradores. Ela pode se expressar em símbolos, e se desdobrar em inúmeras ações da empresa.

Primeiramente, vamos analisar um exemplo corriqueiro: 

Tomaz tem uma empresa de contabilidade. Ele tem um sobrinho que entrou há pouco tempo na universidade de ciências contábeis e seria muito conveniente para esse sobrinho se ele pudesse iniciar o curso já com um emprego fixo, na futura área de atuação.

Correto? Pensando a longo prazo, no desenvolvimento do negócio, não.

O sobrinho de Tomaz tem 18 anos. Ele é jovem, está aprendendo sobre o mundo.

E sendo tão jovem, será que deveria ser atribuído a ele um cargo com responsabilidades comuns a pessoas com mais experiência?

No momento em que ele fizer algo errado, um deslize qualquer, Tomaz vai ser capaz de tomar as providências cabíveis ou vai ficar atrelado ao fato de que, por ser seu sobrinho, o rapaz não merece punição tal qual qualquer outro funcionário?

 Esse tipo de comportamento pode acabar gerando uma situação de vício entre as relações, inclusive de cumplicidade.

Se uma empresa se orgulha de ter uma cultura organizacional completa e bem pensada, ela deve antever esse tipo de situação desde o início, e contratar somente quem for competente, livre de amarras sociais.

Além disso, pessoas do âmbito familiar tendem a nunca deixar seus empregos em empresas familiares. Pode olhar ao seu redor e confirmar o que eu digo.

Você acha que isso faz sentido pra uma empresa? Nem mesmo um funcionário sem essas amarras deveria ficar mais de 5 anos num negócio para não se tornar algo similar a um funcionário público.

Por exemplo, você sabia que a Amazon oferece anualmente 5 mil dólares para seus funcionários que quiserem deixar a empresa com a única condição de nunca poderem voltar a trabalhar nela?

Isso evita que as pessoas permaneçam tempo demais numa rotina que vai torná-las pouco rentáveis e acomodadas. Além  disso, quem permanece na empresa e resiste à tentação de sacar os 5 mil limpos, sente  que participa de algo muito maior do que si mesmo, sente que participa de todo um ecossistema. Uma cultura.

Você concorda? Se sim, então agora você  está pronto(a) para chegar à última parte deste artigo.

Por que o conceito de Looking ahead no seu negócio vai matar seus concorrentes

Quando falamos de Looking ahead como cultura organizacional, estamos dizendo que esse conceito vai nortear tudo o que a empresa fizer.

Cada decisão, cada movimento, cada contratação, vão ser sempre pensando em chegar no caminho do lucro exponencial.

E por que isso vai matar seus concorrentes?

Simplesmente porque eles estão presos no dia-a-dia, nas tarefas corriqueiras. Presos em solucionar problemas e em contratar familiares tornando a empresa um cabide de empregos.

Porque na hora em que você fizer seleção para vagas abertas, os melhores candidatos vão preferir a sua empresa.

Porque você vai se tornar líder no mercado, tanto para os seus consumidores, quanto para seus colaboradores.

E, finalmente, porque as pessoas vão sair de empresas antigas e consolidadas para trabalhar junto com você em busca desse ideal compartilhado.

A V4 Company trabalha há anos em cima do conceito de cultura organizacional de Looking ahead por causa disso. Porque sabe que essa trajetória é longa e precisa ser construída.

Se você quer exterminar seus concorrentes, o caminho é esse.

Comece a se questionar: o que define a minha empresa? E se não encontrar nada que faça seus olhos brilharem, então você precisa pegar um papel branco e começar do zero. 

Ou então, os seus concorrentes que estão lendo esse artigo aqui vão matar você no futuro.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email