v4 company logo blog marketing digital

Como Conseguir Mais Pacientes com Marketing Digital

O mercado odontológico tem crescido de forma substancial nos últimos anos, fazendo com que a concorrência cresça cada vez mais. Dessa forma, tanto clínicas quanto dentistas independentes têm batalhado para se destacar.

No entanto, o que boa parte dos profissionais e estabelecimentos não aproveita é o potencial que o marketing digital entrega na hora de mostrar ao público todos os serviços prestados.

É certo que é possível adquirir mais pacientes através do marketing digital, porém, é preciso executar o trabalho de atração, captação e conversão da forma correta.

O que acontece é que a maioria dos profissionais e clínicas realiza postagens em uma determinada mídia social, como o Instagram, sem um objetivo claro e espera que os clientes sejam altamente impactados.

Com algum tempo de tentativa da forma errada, é natural que se crie uma desmotivação sobre o marketing digital e o trabalho seja descontinuado. Com isso, surge uma oportunidade muito grande para quem quer investir da forma correta.

É exatamente para isso que eu decidi escrever sobre como você, dentista, ou a clínica que você trabalha, pode captar mais pacientes através do marketing digital.

Siga a leitura e entenda o que você precisa fazer para transformar a internet em um forte canal de captação de receita e geração de clientes para o seu consultório.

Como Conseguir Mais Pacientes com Marketing Digital

Para fechar mais pacientes através do marketing digital, tenha consistência

O primeiro ponto, antes de entrar no aspecto técnico e nas sacadas que você pode utilizar para a sua clínica, é a consistência dentro do trabalho de marketing digital.

Acima, eu citei que um dos principais problemas dos consultórios odontológicos era começar um trabalho na internet de forma improvisada, não alcançar resultados no curto prazo e acabar desistindo.

Logo nas primeiras semanas, a ausência de resultados incomoda e torna mais difícil o prosseguimento, porém, um dos pilares de qualquer trabalho no meio digital é a consistência e a perseverança.

É claro que não vai ser nas primeiras semanas que os clientes descobrirão o seu consultório e marcarão consultas e procedimentos. É preciso um trabalho de construção de marca e de credibilidade com as pessoas impactadas.

Portanto, antes mesmo de começar, tenha em mente que o seu trabalho será visando tanto o curto quanto o médio e longo prazo. Dessa forma, mesmo que os resultados não apareçam de forma imediata, você não pode desistir.

O que fazer para captar mais pacientes para o seu consultório odontológico?

O mundo do marketing funciona de forma diferente para cada nicho de mercado, possuindo peculiaridades de acordo com o público, o produto/serviço e até mesmo a região onde o estabelecimento está localizado.

Com clínicas odontológicas não é diferente, já que até o comportamento da concorrência será um fator decisivo para a forma como o seu trabalho de marketing será realizado.

Entretanto, algumas diretrizes podem ser tomadas como base para um trabalho consistente e de resultado. Por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode fazer o marketing da sua clínica de forma simples e eficiente.

Trabalhe forte nos canais de atração do público

Naturalmente, para você conseguir trazer mais pacientes, precisará de canais de marketing que sirvam como atração para o público em geral.

Provavelmente, quando se fala em canal de atração, você pensa diretamente nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. A verdade é que elas também são canais de atração, mas você não precisa ficar limitado a estas citadas.

Além das mídias sociais, você ainda possui como canais fortes de atração o buscador do Google e o site da sua clínica. Para estes dois canais, você deverá priorizar a clareza e a objetividade das informações.

Mídias sociais

Além de fazer publicações com certa frequência falando sobre os seus procedimentos e entregando ao público informações sobre a sua clínica, você também precisará variar no formato, visando aumentar o engajamento.

Atualmente, o Instagram oferece diversas ferramentas diferentes de publicação, que possuem algoritmos específicos e podem funcionar ou não para o seu consultório. Tudo o que você precisa fazer é testar.

Construa um planejamento onde os conteúdos entregues sejam relevantes para a sua audiência e chamem a atenção de quem ainda não costuma consumi-lo.

Stories, Reels, IGTV e Feed são as principais possibilidades que devem ser exploradas. Cada uma delas possui uma característica específica e é consumida de forma diferente pela audiência.

Varie nas abordagens, entregue conteúdos de valor e metrifique o desempenho dos conteúdos. Dessa forma, você conseguirá medir o que dá e o que não dá certo, assim como os próximos passos que devem ser dados.

Google Meu Negócio

Essa ferramenta do Google é gratuita e é obrigatória para qualquer negócio que possui uma abrangência local, como é o caso de um consultório odontológico.

Basicamente, o Google Meu Negócio é o compilado de informações sobre um estabelecimento que aparece à direita na página de resultados de busca do Google e é fundamental para que o seu público encontre a sua clínica.

Ali, você precisará disponibilizar informações como endereço, telefone, horários de atendimento, site, entre outros dados que servirão para o cliente ir até você.

Tenha um site responsivo e otimizado

Apesar de não ser unanimidade entre dentistas e clínicas, o site é o ambiente mais apropriado para conter todas as informações sobre procedimentos, serviços e informações gerais do seu consultório.

Diferente das mídias sociais, que costumam possuir um ciclo de vida, o site ficará disponível para as pessoas pelo tempo que você desejar, sem depender de nenhuma plataforma de terceiros.

Além de possuir um site, ele precisa ser adaptável para dispositivos móveis, possuir um tempo rápido de carregamento e entregar as informações necessárias para o visitante de forma clara e objetiva.

Por fim, o site da sua clínica precisa ser otimizado para os buscadores, visando aparecer nas primeiras posições sempre que um cliente em potencial efetuar uma busca relacionada ao seu nicho de mercado.

Invista em mídia on-line paga

Além de captar audiência de forma orgânica, é fundamental que um investimento para mídias pagas seja destinado com consistência. Isso porque é a mídia paga que alcançará novas pessoas e encontrará novos clientes.

Hoje em dia, as ferramentas do Facebook Ads e do Google Ads, principalmente, permitem que o seu investimento seja utilizado mostrando anúncios para as pessoas certas no momento certo.

Essa abordagem, quando realizada corretamente, pode transformar os resultados do seu consultório e lotar facilmente a agenda de consultas.

Portanto, busque profissionais capacitados para realizar o serviço de gestão de tráfego pago para a sua clínica e comece o quanto antes a atingir mais pessoas de forma correta na região de atuação do seu consultório.

O atendimento será a porta de entrada para a captação de clientes

A partir do momento que o cliente acessou algum dos seus canais de atração de público e se interessou por determinado serviço ou teve dúvidas, os canais de contato serão acionados e a sua equipe precisa estar pronta.

Para se ter uma média, segundo estudos da Zenvia, a intenção de consumo de um visitante reduz em 50% quando a resposta do estabelecimento é dada depois dos primeiros 10 minutos após o contato.

Entretanto, a média do tempo de resposta no Brasil é de 5 dias! Isso mesmo, 5 dias para responder a uma dúvida de um cliente. É exatamente por isso que a sua equipe precisa estar pronta para responder o mais rápido possível.

Um atendimento humanizado, prestativo e de qualidade pode fidelizar um cliente, independente do preço praticado pelo seu consultório ou do procedimento desejado pelo cliente.

O seu foco deve ser proporcionar experiências incríveis

Desde o primeiro contato através dos canais de atração até o fim da realização de um procedimento, o seu paciente estará sendo impactado por experiências, sejam elas boas ou ruins.

Experiências ruins costumam ser mais facilmente lembradas do que as boas, portanto, mantenha o seu foco em valorizar a jornada do paciente durante todo o processo e se manter próximo do mesmo.

Normalmente, os clientes são carentes e gostam de atenção. Por mais que algo fuja do esperado, um atendimento personalizado e próximo pode ser o suficiente para manter a experiência positiva.

Experiências são sempre compartilhadas

Independente de ser uma experiência boa ou ruim com a sua clínica, o paciente sempre a compartilhará com outras pessoas. A diferença é que um impacto positivo traz clientes, já o negativo os afasta.

Apesar de não ser uma publicação ou um anúncio, o cliente que recomenda o seu produto ou serviço também é um canal de marketing. Por isso, estimule os seus pacientes a fazer publicações e recomendarem a sua clínica.

Dessa forma, você ganhará credibilidade e estará mais perto de alcançar novas pessoas com potencial de consumo e gerar uma rede de pacientes satisfeitos. Isso fortalecerá o seu negócio e garantirá um grande sucesso a longo prazo.

Conclusão

Trabalhar para captar mais pacientes através do marketing digital é um processo que envolve ferramentas e estratégia, porém, acima de tudo, envolve pessoas, sonhos e felicidade.

Um paciente que transforma o seu sorriso costuma ser mais feliz e compartilhar o seu sentimento. Dessa forma, o seu consultório será divulgado e o seu serviço ganhará destaque.

A execução do trabalho com as ferramentas corretamente aliada ao fato de proporcionar experiências positivas é a combinação perfeita para o sucesso de qualquer dentista ou clínica.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email