Marketing digital para franquias

Você sabe como funciona uma estratégia de marketing digital para franquias? Antes de entrarmos neste tópico, precisamos entender como esses empreendimentos funcionam e quem são os atores envolvidos.

Primeiramente, franquias são um modelo de negócio no qual uma empresa concede direitos a uma pessoa, física ou jurídica, de representá-la através do pagamento de royalties. 

Ou seja, sabe aquele restaurante que em quase todo shopping tem uma unidade? Ou ainda, aquela academia que tem várias unidades distribuídas ao longo de uma cidade? Esses são alguns exemplos de negócios que adotaram o modelo de franquias para expandir a sua área de atuação.

Nesta relação, tanto quem coloca o know-how do empreendimento à disposição, quanto quem investe no negócio tem os seus próprios objetivos. Dessa forma, com a estratégia correta, o marketing digital pode ajudar ambos os lados.

Assim, de um lado temos a franquia, que deseja crescer em números de unidades e lucratividade. Já no outro, temos o franqueado, que assim como a franquia  deseja o lucro, e também se tornar uma referência no local onde está. 

Por isso, na hora de montar uma estratégia de marketing digital para franquias, é necessário ter clareza de quem é o cliente: a marca em si ou o franqueado, além dos objetivos e verbas disponíveis de cada um. 

Quer saber mais sobre o como funcionam as estratégias de marketing digital para franquias e franqueados? Nós da V4 Company, maior assessoria de marketing digital do Brasil, e com mais de 5000 projetos atendidos, vamos te contar o potencial do marketing digital para esse modelo de negócio. 

Como funciona o marketing digital para franquias?

Quando o assunto é vendas, mais importante do que saber vender é saber quem está realizando a compra do outro lado. Porém, no caso das franquias, temos o empreendimento em si e quem deseja investir em uma unidade do negócio

Em 2021, investimentos em marketing digital representaram 58% do valor investido por empresas, de acordo com uma pesquisa da CMO Survey, com resultados divulgados pelo portal Terra. E para 2022, a previsão é de um aumento de 14,7%. 

Com isso, cada vez mais investimentos em marketing digital tem se tornado comum dentro do mundo dos negócios. Assim, diferente dos investimentos em mídia offline, a mensuração dos resultados é muito mais precisa. 

Dessa forma, para uma franquia, investir em marketing digital pode ser uma das estratégias usadas para atrair novos franqueados e aumentar o número de unidades do negócio

Aqui, as comunicações e os anúncios precisam abordar os benefícios de adquirir uma franquia e se colocar à disposição do futuro investidor. Além disso, a estratégia de marketing digital para franquias servirá de base para o franqueado. 

Como funciona o marketing digital para quem investe em uma franquia?

Agora, vamos pensar em uma rede de lanchonetes que adotou o modelo de franquias como uma forma de expandir o seu negócio. Assim, o proprietário dessa rede tem como foco o mercado B2B business to business. Já o franqueado visa o mercado B2C business to consumer

Se o foco do franqueado é o B2C, ou seja, o consumidor final, podemos dizer que o objetivo aqui é fortalecer a marca em um local específico, como uma cidade, bairro ou shopping. 

Entretanto, quando o assunto é marketing digital, as estratégias usadas pelo franqueado precisam ter em vista o consumidor final. Além disso, o franqueado precisa estar atento às orientações da franquia, evitando comunicações redundantes e conflitos.

Por isso, a franquia pode usar estratégias de marketing digital para falar sobre como adquirir uma unidade do negócio e quais são os benefícios do investidor. Já o franqueado colocaria o marketing digital em prática para anunciar promoções locais e novidades. 

Quais os tipos de franquia que existem no mercado?

No mundo das franchising, existem diversos modelos de negócio que se adequam melhor a necessidade e posicionamento da marca matriz. Assim, trouxemos os modelos mais conhecidos do mercado, são elas: 

Franquia unitária

Esse modelo de franquia é um dos mais comuns no mercado. Nele, o empresário responsável pela empresa permite que outro empreendedor comercialize a marca em locais determinados por ele. 

Esse é o caso de quiosques, lojas e restaurantes em shoppings, por exemplo .

Franquia master 

Na franquia master o franqueado é responsável por todas unidades de uma determinada região. Ou seja, nesse caso o empreendedor não adquire uma única franquia, mas sim o direito de comercializar todas as unidades em um determinado local. 

Franquia de desenvolvimento de área

Parecido com a ideia de franquia master, esse modelo de negócio exige que o empresário seja responsável por todas unidades de uma determinada área. Entretanto, nesse caso, além de gerenciar as franquias, o franqueado precisa abrir uma quantidade de unidades específica nessa região, visando fortalecer a identidade da marca. 

Microfranquia

Por último, destacamos o modelo de microfranquias, o qual mais se parece com a ideia de franquias da V4 Company. Nesse caso, as unidades franqueadas são adquiridas por um valor mais palpável e com um retorno e investimento um pouco menor que as demais. 

Esse é um tipo de franquia que está em constante crescimento e se destaca principalmente por ajudar na consolidação de marca da matriz e ser um braço de mão de obra qualificada. 

Quer saber mais? Acesse a franquia V4 Company e entenda o que você precisa para ser um franqueado da maior assessoria de marketing digital do Brasil

6 dicas de marketing digital para franquias

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o marketing digital para franquias e franqueados, confira algumas dicas que preparamos:

1. O que está sendo feito agora? 

Seja você franquia ou franqueado, faça uma análise das estratégias que estão sendo usadas neste exato momento. Quais canais estão sendo usados? Como está a performance da marca em cada um? Quais estão sendo os acertos? E quais os pontos que precisam ser desenvolvidos?  

Dessa forma, é possível elaborar uma estratégia de marketing digital, é preciso ter em mente qual o momento atual do negócio e quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo.

2. Quem é o seu cliente?

Outro ponto muito importante quando falamos em marketing é a persona. No marketing digital, a persona consiste em uma representação ficcional do cliente ideal de uma marca ou negócio.

Por isso, a comunicação e as estratégias usadas precisam ser direcionadas para alguém. Quanto mais clareza sobre o público, mais assertiva será a captação de leads e mais ágil será o time de vendas.

3. Vamos de estratégia! 

Objetivos e personas bem definidos? Agora é a hora de planejar as ações de marketing digital e conteúdo que serão colocadas em prática. 

No caso de marketing digital para franquias e franqueados, vamos relembrar os pontos de atenção de cada um:

Franqueadora – B2BFranqueados – B2C
Objetivos:Aumentar o número de unidades e o faturamento são alguns objetivos das franquias.*Os franqueados têm como foco conquistar a preferência do consumidor final.
Responsabilidades:Cabe à marca estabelecer o tom de voz,  a identidade visual e orientações gerais sobre a comunicação.Os franqueados têm como responsabilidade seguir as orientações de comunicação da franquia. 
Principais desafios na hora da estratégia e no conteúdo:Propagar a identidade e os valores da marca de uma maneira geral. As comunicações precisam servir como plano de fundo e alavancar para novos conteúdos serem propostos.Estabelecer uma conversa com o consumidor final, seguindo a essência da marca e evitando potenciais conflitos.

*No geral, as franqueadoras atuam dessa forma. Entretanto, na V4 Company, contamos com um time focado em gerenciar o sucesso do cliente. 

4. Conteúdos

É aqui que a estratégia começa a entrar em prática! Assim, com um funil de vendas bem definido, é necessário pensar em conteúdos para cada uma das etapas. 

Dessa forma, podemos dizer que um funil de vendas se divide em: 

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo.

Com essa divisão, quem está no topo do funil está iniciando o seu contato com a marca, mas ainda não está em uma etapa de decisão. É por isso que nela temos pessoas que chegam à empresa através de conteúdos estratégicos, como, por exemplo, ao buscarem por alguma dúvida no google.

Agora, no meio do funil, temos pessoas que já sabem o que é a empresa e quais os serviços oferecidos. Por isso, essa é uma etapa de busca atenta e de uma possível decisão no futuro. Ou seja, quem está no meio, é provável que já passou pelo topo do funil e pode ou não seguir até o final.

Finalmente, ao fundo do funil, temos o cliente em etapa de decisão e imerso nos conteúdos oferecidos. Ou seja quando um grande número de pessoas chega nessa parte do funil e fecha o negócio, podemos concluir que a estratégia adotada está trazendo bons resultados. 

5. Canais 

As plataformas são um ponto importante da estratégia. Por isso, é preciso ter conhecimento sobre como funciona cada canal e as especificações de cada um. Alguns exemplos de canais são o Google Ads e o Instagram Ads

Dessa forma, além das ferramentas de anúncio do Google e do Facebook, outras redes sociais como o Twitter e o LinkedIn possuem suas próprias ferramentas de mídia. 

Assim, o mais importante não é estar em todas as plataformas, mas sim estar nos locais estratégicos para o desenvolvimento da marca e relacionamento com o público.

6 – De olho nos resultados

Por último, uma das principais vantagens em investir em estratégias de marketing digital para o seu negócio é conseguir visualizar os resultados no detalhe. Afinal de contas, com esse modelo de anunciar, é possível obter dados e fazer os direcionamentos necessários para atingir os objetivos estipulados.

Marketing digital para franquias com quem é autoridade no assunto

Mas e ai, o que você achou da ideia de contar com marketing digital para franquias? Entretanto, para montar e colocar em prática uma estratégia dessas, é preciso trabalhar com quem entende e tem experiência no mercado. E nesse caso, nós podemos falar com propriedade no assunto.

Afinal, com um pouco menos de 10 anos de atuação no mercado, somos a maior assessoria de marketing do Brasil. E dessa forma, já ajudamos franquias a usarem todas as potencialidades do digital para crescer no ambiente digital


Agora, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital, continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email