Nichos Competitivos: Como Anunciar

Muitos empreendedores que desejam aumentar suas vendas pensam que é abraçando o mundo que irão conseguir tal feito. Mas, será que atirar para todos os lados é uma boa ideia para alavancar suas vendas?
Estreitar o funil talvez seja uma melhor opção. Apostar em um nicho de mercado pode te levar a trabalhar mais focado, concentrando seus esforços e recursos em um público específico, trazendo maior rentabilidade.
Mas, o que é nicho de mercado? Como posso encontrar esses nichos competitivos e como anunciar em tais nichos? 
Encontre aqui tudo o que você precisa saber para anunciar em nichos competitivos.

O que é nicho de mercado, afinal?

Nicho de mercado é uma parcela do mercado pouco explorada ou não atendida, com necessidades e preferências particulares e específicas. Nada mais é que uma forma de segmentação.

Sua empresa pode se especializar e adquirir um alto conhecimento, se especializando no ramo. É possível assim fugir de um mercado sobrecarregado de profissionais que oferecem as mesmas coisas.

Quando a empresa encontra o seu nicho, ou seja, seu público alvo específico, ela foca seus esforços e recursos e passam a direcionar melhor suas estratégias as ações de marketing.

É possível ainda ter um conhecimento maior sobre as características e necessidades dos seus clientes, sendo mais ágil na resolução de problemas. As ferramentas específicas são criadas para atender melhor o seu público.

Mas, não confunda nicho com segmento de mercado. Um segmento de mercado é um grupo de pessoas com interesses e necessidades semelhantes. É uma parcela de um mercado já explorado.

Nicho é uma pequena fração de um segmento, um grupo pequeno e ainda inexplorado. Apresenta um perfil de consumidor específico com necessidades e anseios que ainda não foram explorados.

Por que é importante definir um nicho de mercado?

Se você entrar em um mercado oferecendo produtos para um segmento mais amplo, pode perder algo fundamental para a consolidação no mercado hoje, a especialização.

Você irá concorrer com um número de empresas muito maior e será difícil oferecer uma proposta realmente assertiva aqueles que você pretende alcançar. 

Focado em um nicho de mercado, você se torna especialista naquilo que está oferecendo, atendendo um número menor de pessoas, óbvio, mas estabelecendo vínculos mais consistentes, sendo possível fidelizar clientes com mais facilidade.

O plano de marketing também se torna mais certeiro. Você direciona seus esforços a um público carente de um determinado serviço e um mercado pouco ou nada explorado. 

Seus lucros podem ser ainda maiores. Já que a concorrência é bem menor, você pode ditar o seu preço e obter mais lucros, mesmo que a quantidade de vendas não seja tão expressiva.

Desta forma, definir e investir em um nicho de mercado é concentrar seus recursos (como tempo, dinheiro, trabalho e dedicação), em geração de conhecimento e consequentemente aumento dos lucros e receitas de sua empresa.

Os 4 tipos de nicho

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e sua importância, vale ressaltar também que você pode utilizar das características do seu público alvo para explorar o segmento a fundo e encontrar o nicho que sua empresa pode seguir. 

As características são subdividas de 4 maneiras:

  • Segmentação geográfica: continente, país, estado, cidade, bairro ou região. Se você quer abrir uma farmácia de manipulação, basta escolher o local onde não possui nenhuma, por exemplo.
  • Segmentação demográfica: a renda, a raça, a faixa etária, a ocupação, classe social, são características que podem ser analisadas para construir seu público-alvo.
  • Segmentação comportamental: são os hábitos de consumo dos clientes, seus anseios, necessidades, o que consomem e com qual frequência.
  • Segmentação psicográfica: personalidade, estilo de vida, valores, crenças, entre outros.

Nichos competitivos

Antes que possamos falar daquilo que realmente interessa, que é como anunciar em nichos competitivos, precisamos entender o que é nicho competitivo

Então, vamos lá! Um nicho de uma espécie para a Biologia basicamente se resume em sua função ecológica, sendo definida por um conjunto de condições, interações e recursos que ela precisa para se manter.

Ainda de acordo com a Biologia, no que se refere a nicho e competição, é que duas espécies não podem ter exatamente o mesmo nicho em um determinado habitat e coexistir de forma estável, pois elas iriam competir pelos mesmos recursos.

Certo, mas o que isso tem a ver com o mercado, com geração de lucros e com anunciar meus produtos? Relativamente, tudo!

O que mais tem crescido atualmente são os anúncios online de produtos e serviços em redes sociais e demais locais da internet. 

As empresas têm explorado estes recursos já que, a maioria das pessoas passa horas conectada no Facebook, Instagram e utilizam o Google para vários tipos de buscas e serviços.

Isso tem tornado essas plataformas cada vez mais sobrecarregadas de anúncios e propagandas. Então surgem as principais questões deste artigo: Como anunciar em nichos competitivos

Como fazer com que meu negócio se destaque entre os anúncios do Google, Instagram, Facebook…?

O próximo tópico deste artigo irá responder essas questões.

Como anunciar em nichos competitivos?

Como dito anteriormente, os anúncios online tem sido uma grande aposta atualmente e aqueles que sabem explorar os seus recursos acabam se sobressaindo em um mercado cada vez mais competitivo.

Você já ouviu falar em mídia paga no Facebook? Ou ainda não explorou todos os recursos que a rede social mais usada do mundo pode oferecer? 

Se ainda não, sinto em dizer que você tem perdido uma excelente oportunidade de lucrar por meio da plataforma.

Há duas coisas que todo mundo faz hoje em dia e com freqüência é utilizar os mecanismos de busca, como o mais famoso deles: o Google e entrar no Facebook.

Mesmo se sua clientela for bem específica, com certeza ela está no Facebook ou realiza buscas no Google. Sim, essas plataformas pertencem ao um nicho competitivo, mas é importante saber explorá-las.

Agora que definiu e encontrou seu público-alvo, precisa colocar o seu produto ou o seu serviço diante deles.

Uma maneira muito eficaz é colocar seus anúncios no Facebook. Mas, não é simplesmente pegar o anúncio e compartilhá-lo. É preciso se atentar a forma correta de fazer isso. Isso vale para qualquer rede social.

O retorno de anunciar nessas plataformas é tão significativo, que os investimentos em mídias sociais vêm crescendo a cada ano. 

Mais de 1 milhão de pequenos negócios tem usufruído do Facebook e 92% dos profissionais de marketing social anunciam nessa rede social. 

Considerando que o maior desafio de um empreendedor ou profissional de marketing é levar seu público – alvo a conhecer o seu produto ou serviço, é importante se atentar ao SEO e no marketing de mídia social. 

Apostar na ferramenta paga do Facebook, o Facebook Ads tem sido eficaz para vários empreendedores. Quanto mais você anuncia no Facebook Ads mais você alcança visibilidade perante seus clientes. 

O Google também é muito procurado no que se refere à publicação de anúncios.  Com certeza, pode ser considerado uma vitrine para o seu negócio, se for bem explorado.

A maioria recorre ao Google para encontrar aquilo que precisam, seja um restaurante para comer ou um calçado que desejam comprar, por exemplo. 

Por isso, muitas empresas apostam no Google para aparecerem em seus resultados orgânicos, tendo maiores oportunidades de alcançar clientes, fechar negócios e aumentar sua lucratividade.

É possível anunciar no Google gratuitamente, mas é um trabalho constante que exige disciplina e principalmente persistência.

Há várias ferramentas que o Google oferece, são elas:

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio utiliza várias ferramentas em um único lugar. É só se cadastrar com os principais dados da sua empresa, que por meio do Google Maps, o pin da sua empresa aparecerá no celular, computador ou tablet do seu cliente.

SEO – Search Engine Optimization

Você provavelmente já está familiarizado com esse termo e com certeza já utiliza técnicas de SEO em seu site. Utilizando esta ferramenta da maneira certa, você aumenta consideravelmente as suas chances de aparecer em pesquisas orgânicas no Google.

Google Ads

Com o Google Ads é possível alcançar clientes quando eles pesquisarem por algo que você oferece.

O anúncio é ajustado com base nos resultados desejados. O anúncio pode ter um alcance global ou local, basta ajustá-lo e o Google o mostrará para as pessoas certas.

Conclusão

Fazer com que um produto ou serviço seja encontrado pelo seu público-alvo, com certeza não é uma tarefa fácil, exige esforço e dedicação.

Aqueles que se sobressaem em um nicho competitivo, são aqueles que buscam aprender e a encontrar ferramentas disponíveis que auxiliam neste processo de forma inteligente e eficaz.

Há diversas formas de anunciar em nichos competitivos, aqui foi explorada somente algumas em duas plataformas que são basicamente, utilizadas por todos.

O segredo está em direcionar seus anúncios ao seu público específico, ou seja, aqueles que você realmente quer atingir. Fazendo com que seu anúncio chegue diante deles.

Seja inteligente! Use e abuse daquilo que os meios digitais têm a oferecer. Descubra onde os seus clientes estão e leve seus produtos até eles, da forma mais acessível possível.

Invista naquilo que poderá te trazer um retorno significativo, mas lembre-se: tal retorno nem sempre é imediato, é importante persistir!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email