PDV Marketing: estratégias essenciais para o seu negócio

PDV é a abreviação de ponto de venda. E o PDV Marketing diz respeito ao conjunto de estratégias de marketing digital usadas para negócios físicos. 

Apesar de uma grande parcela da população realizar as compras pela internet, há ainda quem prefira ir até o local para ver o produto com os próprios olhos. Seja para conversar com o vendedor, experimentar algo e assim realizar a compra. 

Segundo um levantamento realizado pela Zebra Technologies, 58% dos consumidores latino-americanos desejam voltar a realizar compras em lojas físicas com a flexibilização da pandemia de Covid-19. Este estudo foi realizado a partir de 5100 entrevistas com varejistas e consumidores de 14 países, entre eles o Brasil.

Diante disso, pensar em como atrair consumidores para a dimensão física de um negócio é essencial. Assim, o uso de estratégias de marketing digital é um dos caminhos para que mais pessoas cheguem até o seu empreendimento.

Quer saber como implementar o PDV Marketing no seu negócio? Veja as dicas que preparamos para você! 

Afinal, PDV Marketing é para o meu negócio?

A resposta é sim! Você não precisa ser um grande varejista e ter um faturamento milionário para pensar em PDV Marketing. Dessa forma, se o seu objetivo é alcançar tal patamar, o marketing pode te auxiliar nessa jornada. 

Assim como os e-commerces, lojas físicas e negócios locais têm muito a ganhar com o uso de estratégias de marketing digital. Afinal, com tantos concorrentes não basta ter o melhor produto para vender mais, é preciso ter visibilidade para alcançar a audiência. 

Como o marketing digital impulsiona as vendas de um PDV?

Como diz o ditado popular: quem não é visto não é lembrado. Por isso, você precisa se preocupar com a existência do seu negócio para além da dimensão física. 

Por isso, diversos consumidores buscam pelo produto que desejam na internet antes de sair de casa para realizar a compra. Entretanto, o processo contrário também pode acontecer, com clientes buscando pelo produto na loja física antes de adquirir uma mercadoria. 

Diante disso, você precisa de um planejamento de marketing que conecte o digital e a dimensão física do seu negócio.  

Estratégias de PDV Marketing aplicáveis ao seu negócio

O marketing digital é uma ferramenta poderosa que vai te auxiliar a conectar mais pessoas com o seu negócio. Entretanto, quando o assunto é ponto de vendas é preciso pensar tanto em digital quanto na dimensão física do seu negócio. 

Seja no digital ou na dimensão física, é importante que o seu negócio tenha uma identidade. As estratégias de marketing adotadas no PDV precisam dialogar com o físico. Assim, a audiência terá a impressão de estar conversando com um único negócio. 

Além disso, o que mais é importante para o seu PDV Marketing? Acompanhe as nossas dicas a seguir: 

1- Defina o seu público-alvo

Uma das primeiras coisas a se definir quando o assunto é marketing é o público para quais as ações serão direcionadas. 

Ofertar carne e produtos à base de animais para quem é adepto do veganismo não é uma estratégia inteligente, né? Por isso, seja no online ou no ponto de venda, o seu marketing precisa dialogar com quem realmente é o público do negócio. 

2- Pense na experiência do usuário 

Um site que não é otimizado e que tudo é muito burocrático desanima o cliente e não gera uma experiência positiva. Em um ponto de venda o processo é semelhante. 

Diante disso, pense no seu PDV como um todo. Da iluminação, a distribuição de vendedores, passando pelo número de caixas e disposição dos elementos. 

Todos os elementos citados anteriormente vão te ajudar a proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes. 

3- Não deixe a desejar no atendimento 

Seja no online ou no ponto de venda, o cliente deseja ser bem atendido. Diante disso, use as redes sociais também como um canal de relacionamento, e não apenas de divulgação.

Em síntese, um atendimento de qualidade tanto no momento da compra como para que a retenção aconteça, ou seja, que o cliente retorne e compre novamente.

4- Invista em marketing digital para o seu PDV

O marketing digital não é uma ferramenta exclusiva para negócios online, e a sua loja física pode se beneficiar e muito desse investimento. 

Para começar a pensar em uma estratégia digital para o seu negócio, você pode ir por dois caminhos, sendo eles: montar uma equipe interna ou terceirizar o serviço.

Dependendo do porte do seu empreendimento e faturamento, você pode contar com uma equipe mais enxuta para conduzir o seu marketing. A maturidade e a complexidade do seu negócio serão fatores decisivos na hora de montar a sua equipe de marketing.

Caso você opte por terceirizar esse serviço, algumas empresas, como por exemplo a nossa assessoria de marketing, oferecem soluções na área.

Como implementar PDV Marketing no seu negócio?

pdv-marketing

Agora que você já sabe a importância do PDV Marketing para o seu negócio e conhece algumas estratégias, pode estar se perguntando como fazer para colocar esse conteúdo em prática. 

Confira os pré-requisitos básicos para começar o seu PDV Marketing:

  • WhatsApp Business – Exclusivo para o atendimento de clientes 
  • Vendedores capazes de reportar os resultados gerados no ponto de vendas
  • Envolvimento do stakeholder para fornecer os resultados de vendas

A partir desses pré-requisitos e do nosso playbook PDV – A mágica de atrair clientes, você pode começar a colocar em prática as estratégias sugeridas anteriormente.

PDV Marketing com quem é autoridade no assunto

Para colocar em prática o PDV Marketing do seu negócio, será necessário que profissionais de marketing e vendas dialoguem entre si. Assim, é possível mensurar de forma mais precisa os resultados e mudar a estratégia se necessário. 

Em um primeiro momento, você poderá contar com uma equipe um pouco mais enxuta na condução de ações de PDV Marketing. Entretanto, à medida em que o negócio for crescendo, poder contar com uma assessoria de marketing digital é um grande trunfo para o seu negócio. 

Acesse o nosso conteúdo especial sobre PDV e marketing digital para lojas físicas e fique ainda mais por dentro do assunto! 

Quer saber como aplicar PDV Marketing ao seu negócio? Baixe gratuitamente o nosso Playbook de Execução para PDV.

Deixe seu Comentário