Pitch de vendas: 7 dicas para um discurso irresistível

Para que um vendedor consiga efetivar uma compra, o que não pode faltar é um discurso objetivo e convincente sobre o produto ou solução ofertada. Ou seja, um pitch de vendas.

Termo popular entre o universo das startups e times de inside sales, o pitch nada mais é do que uma apresentação breve com o objetivo de fechar um negócio. 

O pitch de vendas segue o mesmo padrão. No entanto, a apresentação é acompanhada de perguntas, com a finalidade de entender as demandas do cliente, além de técnicas de vendas como o Spin Selling.

Apesar da sua popularidade em soluções de compra e vendas, um pitch pode ser realizado com diversas finalidades. Você pode fazer um pitch, por exemplo, para se apresentar em uma entrevista de emprego, para prospectar novas oportunidades de negócio ou apresentar uma ideia. 

Quer saber como fazer um pitch de vendas de irrestível e vender cada vez mais? Acompanhe esse artigo até o final, pois vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Afinal, o que é um pitch de vendas?

O pitch em si consiste em uma apresentação breve. A prática é bastante comum no universo de startups, onde empreendedores apresentam os seus empreendimentos com o objetivo de conquistar aportes financeiros.

Se você já assistiu a pelo menos um episódio de Shark Tank, já deve estar familiarizado com o pitch. No programa, empreendedores têm poucos minutos para expor o seu produto, ideia ou serviço, e assim apresentar a sua proposta por uma parte do negócio.

Assim como na atração televisiva, os vendedores precisam saber como conduzir um pitch de vendas. Ou seja, apresentar o produto ou solução ofertada em um curto espaço de tempo, e estar preparado para as dúvidas de quem está no outro lado da linha ou objeções. 

A importância do pitch para equipes comerciais

No Shark Tank, por exemplo, o que vemos é um representante buscando apresentar o seu produto para um grupo de jurados. Mas quando a negociação é responsabilidade de um time, e não apenas de uma pessoa, como funciona esse discurso?

Em um time de vendas, o pitch precisa ser de conhecimento de todos os profissionais pré-vendas, ou seja, LDRs, SDRs e BDRs, até os vendedores. Essa uniformidade no discurso, passa para quem está no outro lado da tela a impressão de estar falando com uma única marca, além de evitar ruídos. 

Quanto aos benefícios internos, apostar em um pitch de vendas é uma forma de ganhar tempo. Uma vez que a empresa já tenha um discurso consolidado e uma abordagem comercial bem definida, não será necessário criar um novo discurso a cada lead.

As características de um pitch de vendas de sucesso

Em um contexto de vendas consultivas, prática comum em modelos Inside Sales, apenas apresentar as funcionalidades e os benefícios não é suficiente para que a venda ocorra. O que vende é o discurso de quem é o responsável pela negociação. Por isso, um pitch de vendas é algo tão importante. 

Confira três elementos que fazem de um pitch de vendas um verdadeiro sucesso: 

Objetividade

De antemão, o pitch consiste em uma apresentação breve. Por isso, o vendedor precisa ser assertivo na sua comunicação. 

Storytelling 

Um pitch de vendas eficaz conta com uma boa narrativa, sendo capaz de despertar o interesse e a curiosidade do ouvinte.

Simplicidade 

Em resumo, um pitch de vendas precisa ser de fácil compreensão para quem ouve. Jargões e termos técnicos devem ser deixados de lado no momento do pitch.

7 dicas para fazer um pitch de vendas de sucesso

Um pitch de vendas é uma tática usada para apresentar um produto, despertar o interesse, e assim realizar a venda. 

Veja as nossas dicas para que o seu pitch de vendas seja irresistível:

1- Conheça quem está do outro lado da linha

O primeiro passo para que o seu pitch de vendas funcione, é saber para quem será feita a apresentação. Por isso, busque coletar o máximo de informações possíveis para construir um discurso que faça sentido para o interlocutor, ou seja, o destinatário da mensagem.

2 – Autoconhecimento

Qual problema o seu produto ou serviço resolve? Tenha isso em mente na hora de apresentar o seu pitch. 

Os benefícios e as funcionalidades são informações importantes de comunicar para quem está do outro lado na tela. No entanto, é preciso ir além delas. 

Por isso, escute o que o seu lead tem a dizer. E a partir disso, estabeleça conexões entre o problema do lead e como o produto que está sendo ofertado é capaz de resolvê-lo. Para isso, você pode aplicar o Spin Selling.

3- Evite jargões e termos técnicos no pitch de vendas

Um pitch de vendas de sucesso precisa ser de fácil compreensão. Por isso – e se possível -, deixe de lado termos técnicos e palavras difíceis. O mesmo vale para siglas.

O intuito do pitch é ser uma apresentação breve, objetiva e direto ao ponto. O uso de jargões e termos técnicos nessa etapa pode dificultar ao invés de ajudar a criar uma conexão com o lead.

4- Mostre o valor do produto que você está oferecendo

Entre as opções oferecidas pelo mercado, qual o diferencial do produto ou serviço oferecido pela sua empresa? Tenha em mente esse aspecto na hora de elaborar o pitch. Dessa forma, o cliente vai conseguir entender como você se destaca em relação a concorrência.

5- Prepare-se para perguntas e objeções 

Como vendedor, conheça o produto ou solução que você está oferecendo para quem está do outro lado da linha. 

6- Fale sobre os cases de sucesso

Apresente para quem está do outro lado da linha os resultados obtidos. Para que essa informação faça sentido para o lead, selecione os cases atendidos mais próximos do seu cliente. 

7- Combine o pitch com outras estratégias de venda

Você já ouviu falar em Rapport? Essa técnica faz com que o vendedor quebre o gelo com o cliente, criando uma conexão e uma relação de confiança. 

Antes de começar o seu pitch de vendas, converse com quem está do outro lado da linha. Questione sobre as principais demandas e mostre que a solução ou produto ofertado por você pode ajudar. 

Como os profissionais da V4 Company usam o pitch?

O pitch de vendas é uma entre as várias expertises colocadas em prática pelo time comercial da nossa assessoria de marketing. Através da escuta ativa e de um discurso objetivo e sem jargões técnicos, buscamos nos conectar com quem busca as nossas soluções com o objetivo de ofertar o produto mais apropriado.

Quer saber como turbinar as suas vendas internas? Conheça o nosso Playbook de Execução de Inside Sales.

Ficou com vontade de conhecer mais dicas? Você pode conferir o vídeo do nosso coach de vendas e equity partner da V4 Company, Romulo Fernandes, respondendo algumas dúvidas sobre o que um Pitch de Cold Call deve ter:

Deixe seu Comentário