Como Fazer um Planejamento de Marketing Digital Efetivo?

Toda empresa quer realizar campanhas que gerem um grande número de vendas e aumento no faturamento, entretanto, nem todas dão valor para a alma de qualquer ação: o planejamento de marketing digital.

Assim como qualquer projeto, as campanhas de marketing precisam seguir uma linha de desenvolvimento para obterem o sucesso desejado. Essa linha sempre começa pelo planejamento.

Imagine um edifício sendo construído sem um planejamento prévio. Provavelmente, a obra apresentaria uma série de problemas que não foram previstos e o resultado final poderia ser diferente do esperado.

Com o marketing não é diferente, algumas diretrizes precisam ser definidas para que a campanha a ser executada saia dentro dos conformes. Da mesma forma, medir o sucesso de uma campanha sem planejamento é muito difícil.

Pensando nisso, preparamos um guia para te auxiliar a criar um planejamento de marketing digital de qualidade, que guiará as ações e aumentará as chances de sucesso das suas campanhas.

A importância de um planejamento de marketing digital

Realizar um planejamento de marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer campanha. Ele será o documento que ditará as regras, definirá os prazos e auxiliará a mensurar os resultados.

Dentro do planejamento, por exemplo, estão as metas de cada campanha. Como a sua empresa avalia os resultados e mensura os dados sem um objetivo ou metas definidas? O que caracteriza o sucesso ou o fracasso?

Lembre-se, sempre, que marketing é uma ciência que está diretamente relacionada a dados. O sucesso e o fracasso de uma campanha são determinados pelo atingimento, ou não, dos objetivos que foram previamente definidos.

Realizar uma campanha sem planejamento é assumir o risco de não atingir os resultados esperados. Da mesma forma, caso os atinja, provavelmente os recursos utilizados poderiam ser melhor utilizados.

Ou seja, se você obteve bons resultados com uma campanha sem planejamento, provavelmente você poderia ter alcançado patamares ainda maiores se tivesse produzido um.

Passo a passo de um planejamento de marketing digital efetivo

Se você já entendeu a importância do planejamento de marketing digital, está na hora de aprender como executa-lo de forma coordenada, facilitando a execução por parte das pessoas responsáveis.

Um planejamento é, basicamente, a união dos conceitos mais básicos do marketing digital, aplicados de forma prática no seu negócio, fortalecendo as ações e potencializando os resultados.

Passo 1: definindo um objetivo

Toda campanha de marketing precisa de um objetivo. Por exemplo na Black Friday, o objetivo de uma loja de eletrônicos é realizar uma determinada quantidade de vendas na sexta-feira de promoções.

O objetivo precisa ser algo concreto e mensurável, não podendo ser algo abstrato, que acaba caindo na subjetividade e será ainda mais difícil de definir se foi ou não atingido após a campanha ser finalizada.

Um conceito muito interessante na definição do objetivo é o de meta SMART. Esta é uma sigla da língua inglesa que significa S (específico), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (Temporal).

Na prática, ao definir um objetivo para esta campanha, ele precisa atender a cada uma das letras da sigla principal. Desta forma, o objetivo poderá ser mensurado e o resultado da campanha será entendido facilmente.

Um exemplo de objetivo SMART é:

“Atingir um crescimento de 30% nas vendas do e-commerce na Black Friday”.

Perceba que o objetivo definido atende às especificações, pois:

  • é específico, pois é facilmente entendido e determina um ponto de “chegada” único e factível;
  • é mensurável, pois possui um número de crescimento determinado;
  • é relevante, pois envolve um crescimento no número de vendas, fator relevante para qualquer negócio; e
  • é temporal, pois possui um período determinado para ser atingido.

O fator “atingível” não foi avaliado, pois, nessa situação hipotética, não temos dados suficientes para determinar se o objetivo é atingível. Entretanto, para as campanhas do seu negócio, é importante que este fator seja atendido.

Passo 2: definindo a persona

Com o objetivo definido, é primordial que a persona da campanha seja definida ou escolhida, caso seja utilizada uma persona já modelada para o negócio. A definição da persona será o Norte para a comunicação geral da campanha.

A persona é um personagem semifictício criado para representar o cliente ideal. A sua formulação se dá através de dados retirados da base de clientes da empresa, atrelados aos objetivos da organização.

É com a persona definida que serão estipulados o tom da comunicação, o formato de linguagem (formal ou informal), a estética empregada nas peças gráficas e os canais de comunicação com o cliente.

Além disso, a persona também guiará todas as ações, pois, com esta definida, a marca passará a se comunicar com uma única pessoa, não com várias. Isso facilitará o processo criativo e trará maior assertividade para as ações.

É importante ressaltar que a persona pode ser o diferencial para o sucesso de uma campanha, entretanto, quando formulada de forma errada, pode resultar em uma comunicação falha e no insucesso das ações.

De forma resumida, a persona evitará que a sua empresa anuncie carne em um bairro de veganos. Quando bem definida, ela guiará as ações e otimizará todos os recursos demandados para a execução da campanha.

Em um cenário hipotético, vamos criar uma persona para uma loja de ferramentas.

Persona: João

João possui 30 anos, possui uma oficina mecânica e é extremamente crítico com a qualidade das suas ferramentas. Suas principais dificuldades estão relacionadas com a durabilidade dos seus objetos de trabalho.

Os objetivos principais de João são entregar soluções de alta qualidade para os seus clientes, de forma rápida e que minimize o retrabalho, otimizando o tempo e os recursos diários da oficina.

Passo 3: entendendo o mercado e a concorrência

Com a persona definida, você já conhece o seu cliente e já sabe qual o seu comportamento, entretanto, é importante dar uma olhada no comportamento do mercado e no que os seus concorrentes estão fazendo.

Esta análise é importante, também, para garantir uma maior assertividade nas ações, afinal, você precisa estar à frente dos concorrentes ou, no mínimo, caminhando junto com eles.

Entender o que já foi realizado por outras empresas para a sua persona e tentar coletar a maior quantidade de dados relevantes possíveis, para entender o sucesso destas ações, é importante para a sua campanha.

Para fazer essa análise, utilize as redes sociais e os canais de venda dos concorrentes diretos do seu negócio e, também, das empresas que são referência no seu nicho e no seu mercado de atuação.

Se a sua empresa atua no território nacional, utilize como referência grandes empresas brasileiras que atuam no seu nicho. O mesmo vale para o mercado internacional.

Passo 4: definindo canais

Esta etapa levará em consideração tudo o que foi definido anteriormente. Os canais de atuação da marca durante a campanha serão um diferencial importantíssimo para o seu sucesso.

Defina todos os canais que serão utilizados, desde as redes sociais e o Google, para anúncios, por exemplo, até as páginas de captura e conversão que serão utilizadas durante a campanha.

Esse mapeamento será importante para que a equipe operacional entenda especificamente o que se espera da campanha e possa executar o que for definido de forma mais rápida e mais assertiva.

Passo 5: definição dos conteúdos e das ações

Esta é a etapa mais complexa. O time que está responsável pelo planejamento precisará definir as ações que serão realizadas e os prazos de execução. Esta é a fase que guiará todo o processo de execução de forma específica.

É a partir desta etapa que sairão os briefings para os times de design, redação, entre outros produtores de conteúdo que farão os materiais que serão veiculados durante a campanha.

Para isso, pode-se utilizar metodologias como o 5W2H para definição de cada ação, assim como ferramentas de gestão de projeto, como o Trello, para documentar as demandas e acompanhar o progresso das mesmas.

A equipe por trás do planejamento de marketing digital

Um planejamento de marketing digital precisa de um gestor que fique responsável pelo projeto como um todo e coordene as equipes para a realização da campanha de acordo com o que foi planejado.

A figura do gestor é uma constante, entretanto, é necessário entender o tamanho da equipe para definir a hierarquia. Equipes menores podem ser gerenciadas por uma pessoa só, já as maiores precisam de subdivisões.

O mais importante é que o cronograma do projeto seja definido pelo gestor e as ações sejam executadas pela equipe de acordo com o que foi planejado. Na maioria das vezes, o planejamento é feito por um grupo menor de pessoas.

No caso da indústria, por exemplo, podem estar envolvidos no planejamento o gestor de marketing, um gestor comercial e um gestor do negócio, para que as estratégias sejam definidas e as responsabilidades também.

É importante lembrar que marketing e comercial trabalham sempre juntos, por isso, é imprescindível que membros da equipe comercial também participem do processo de planejamento de marketing digital.

Conclusão

Realizar um planejamento de marketing digital é uma tarefa necessária para qualquer empresa antes de começar a execução das campanhas. Planejar é, literalmente, otimizar recursos e potencializar os resultados.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email