v4 company logo blog marketing digital

Como Fazer Rastreamento de Vendas pelo Whatsapp?

Cada vez mais, os canais de contato com o cliente estão se tornando pessoais, em locais onde o cliente possui facilidade de acesso. Mas como fazer o rastreamento de vendas em ferramentas como o Whatsapp?

Uma estratégia de marketing foi criada, as campanhas estão rodando e o ponto final da trajetória do cliente será no Whatsapp do seu comercial. O fluxo é interessante, pois o aplicativo de mensagens é conhecido pelo cliente.

Entretanto, atualmente, a ferramenta de anúncios do Facebook Ads, por exemplo, não possui uma integração que faça esse rastreamento de forma nativa, dificultando a metrificação dos dados.

Até mesmo para botões de Whatsapp presentes no site da sua empresa, é importante saber se as pessoas estão o utilizando e se as estratégias estão sendo eficazes, trazendo resultados para o seu negócio.

O objetivo desse conteúdo é ressaltar a importância de utilizar o aplicativo de mensagens na sua estratégia de marketing e te ajudar a mensurar os resultados das ações. Portanto, siga a leitura!

O Whatsapp como ferramenta de vendas

É notório que, cada vez mais, o consumidor está no controle de qualquer processo de vendas. Com a informação ao seu alcance, o comportamento de compra dos clientes mudou e os negócios precisaram se adaptar.

Uma das mudanças mais facilmente percebidas foi relacionada aos canais em que as marcas atuam, principalmente com a democratização do acesso à internet e o fortalecimento das estratégias de marketing digital.

Enquanto, há alguns anos, a propaganda na televisão era o grande diferencial estratégico das grandes empresas, atualmente as coisas mudaram. Estratégias pessoalizadas se tornaram mais importantes e mais eficazes.

Um dos efeitos dessa personalização do marketing é a forma como os negócios estão sendo conduzidos, sejam eles para vendas mais complexas ou simplificadas, como produtos do varejo.

Além dos contatos telefônicos e dos atendimentos presenciais, boa parte das negociações são conduzidas por meio do Whatsapp, onde vendedor e cliente se comunicam com o intuito de agilizar as tratativas.

O cliente já está familiarizado com o Whatsapp

Se o consumidor está no controle do processo de compra, o vendedor precisa se adaptar ao seu comportamento natural, estando presente nos canais onde o cliente se sente mais confortável.

Com isso, a migração para o Whatsapp é natural, já que é uma das mídias mais utilizadas atualmente e que possui um tempo de resposta muito rápido, facilitando a agilidade das negociações.

Supondo que um cliente acessou o site de uma empresa, deseja fazer contato com a mesma e percebeu que existem várias formas de obter resposta. Provavelmente ele considerará alguns fatores para escolher o canal de contato:

  • previsão de tempo de resposta;
  • facilidade de utilização;
  • familiarização com o canal.

Esses três fatores definirão qual é o melhor canal para efetuar o contato e, coincidentemente (ou nem tanto), o Whatsapp atende aos três requisitos, por ser rápido, fácil e familiar para qualquer consumidor.

Sendo assim, o cliente será direcionado para um diálogo pessoal, onde ele poderá acompanhar diretamente pelo seu celular, com o aplicativo que é, possivelmente, o que ele mais utiliza diariamente.

Por que rastrear as vendas pelo Whatsapp?

Ao realizar uma campanha com o objetivo de gerar vendas, o time de marketing precisa ter noção da efetividade das ações. Com isso, o retorno sobre os resultados precisa chegar até os responsáveis dentro do marketing.

Entretanto, ao chegar no Whatsapp, o cliente para de gerar dados para as ferramentas de anúncios, como o Facebook ads, entrando em um território “desconhecido” para os rastreadores.

Isso pode prejudicar o andamento das ações, a otimização das campanhas e, consequentemente, os resultados gerais.

À medida que o rastreamento de vendas pelo Whatsapp é implantado, o marketing começa a ter mais dados sobre a qualidade dos leads, a quantidade de vendas e o que precisa ser feito com relação isso.

As campanhas ganham uma dinâmica diferente, os resultados começam a aparecer em maior quantidade e os investimentos começam a gerar retornos ainda mais satisfatórios.

Como fazer o rastreamento de vendas pelo Whatsapp?

A utilização do mensageiro verde para as estratégias de marketing e comerciais é muito interessante para aumentar a taxa de conversão e a proximidade com o cliente, porém, existem algumas limitações.

Para o time de marketing, o Whatsapp acaba se tornando um local com baixa rastreabilidade, principalmente pelo fato de que é mais difícil automatizar o rastreamento do cliente.

Enquanto em sites e e-commerces é possível instalar scripts de monitoramento, que entregam feedbacks de como o cliente se comporta, quais páginas acessa e em quais formulários se inscreve, no Whatsapp isso não acontece.

Essa falta de rastreamento de vendas pelo Whatsapp pode ocasionar uma perda na rastreabilidade das campanhas executadas pelo time de marketing, porém, este é um problema que tem solução.

Implantação de ferramentas

Sempre que precisamos rastrear um processo ou torna-lo automatizado, pensamos em ferramentas que possam nos entregar essa automatização. Com o Whatsapp, isso também é possível.

Na realidade, existem algumas ferramentas que servem exatamente para esse rastreamento, porém, o mais indicado é utilizar algo que integre diretamente com a sua plataforma de CRM.

Integrar com o CRM é agilizar mais uma etapa no processo de vendas, afinal, quando o vendedor está fazendo a negociação, ele já pode alimentar a sua plataforma central de gestão das vendas.

Sendo assim, fica mais fácil repassar as informações ao time de marketing e gerar ainda mais informações para análises posteriores, tanto da qualidade dos leads quanto da capacidade de conversão do time de vendas.

Vantagens da utilização de ferramentas automatizadas

O rastreamento de vendas pelo Whatsapp por meio de ferramentas torna o processo ainda mais rápido. Com poucos cliques, o vendedor por criar negócios, movimentar negociações e gerar dados no CRM.

Além disso, existe uma garantia maior de que a plataforma de gestão de vendas será alimentada de forma mais fiel, afinal, a real utilização do CRM é um problema presente em grande parte dos negócios.

Para empresas com maior poder financeiro, o investimento nessas ferramentas é baixo, o que acaba se pagando por conta do tempo ganho e da facilidade que estas trazem para a operação comercial.

Desvantagens da utilização de ferramentas automatizadas

Enquanto, para grandes empresas, o investimento é baixo e se paga com o tempo, para empresas menores nem sempre a perspectiva é a mesma. Precisar investir em mais uma ferramenta pode ser um problema.

Criação de um processo manual de rastreamento

Se o custo envolvendo a implementação de ferramentas é um problema, processos que envolvem execuções manuais, porém gratuitas, podem ser uma alternativa. O mais importante é rastrear as vendas.

Nesse caso, o processo é extremamente simples e pode ser resolvido com um formulário do Google, que será preenchido pelo vendedor a cada venda realizada.

Para isso, ao efetuar uma venda no Whatsapp, o vendedor deverá preencher o formulário com algumas perguntas, como:

  • Loja (unidade);
  • Vendedor;
  • Identificação do cliente;
  • Produto(s) vendidos;
  • Valor de venda;
  • Observações sobre a negociação.

Com estas informações, o time de marketing terá, à sua disposição, um relatório completo sobre o desempenho das campanhas e das conversões da equipe comercial.

Além disso, devido ao fato de os formulários do Google gerarem uma planilha com as respostas, é possível criar relatórios personalizados a partir das respostas.

Inclusive, até uma ferramenta de BI (Business Inteligence) pode ser alimentada com base nesses dados, centralizando informações como investimento, retorno, quantidade de leads gerados e taxa de conversão da equipe de vendas.

Vantagens desse processo

O rastreamento de vendas pelo Whatsapp, sendo feito no formato mais manual, é mais barato para qualquer empresa e traz possibilidades extras, como a integração com um relatório de BI.

Outro ponto positivo é a integração que o processo exige entre os times de marketing e vendas, já que tudo se baseia na comunicação entre ambos.

Sabendo que esta é uma dificuldade de várias empresas, o alinhamento desse processo pode ser um passo importante para que o trabalho dos dois times entre em uma sintonia afinada, contribuindo para diversos outros fatores.

Desvantagens desse processo

Processos manuais demandam mais tempo, o que pode ser um problema caso a escala de vendas seja maior, já que, a cada venda, o vendedor precisará realizar o preenchimento do formulário.

Outro ponto, que é positivo e também é negativo, é a necessidade da sintonia entre os times de marketing e vendas. Caso a comunicação não seja fluida, o processo pode não funcionar como o esperado.

Conclusão

O rastreamento de vendas pelo Whatsapp é uma medida necessária para qualquer negócio que deseja metrificar de forma mais completa o seu processo de vendas, principalmente no caso de vendas mais complexas.

As negociações pelo mensageiro já acontecem diariamente, em quase todos os modelos de negócio, portanto, metrificar este processo é um ganho muito grande, principalmente para as ações de marketing.

No entanto, como toda melhoria, exige uma implantação, seja ela de um sistema ou de um processo de equipe. O mais importante é que as equipes comprem a ideia de rastrear as negociações e realmente contribuam para o processo.

Assim, o reflexo no desempenho das equipes de marketing e vendas será notado a curto, médio e longo prazo, sendo útil, inclusive, para o crescimento da empresa como um todo.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email