Como Rastrear Vendas em Restaurantes?

Esta é uma dúvida que assola grande parte dos gestores de empresas chamadas de food services e que não conseguem rastrear as vendas em restaurantes, tornando mais difícil o trabalho de marketing.

O processo de rastreamento de vendas envolve, principalmente, a identificação dos clientes. Você lembra qual foi a última vez que foi a um restaurante e fez um cadastro? Este é um erro comum, mas que pode ser resolvido facilmente.

Esse e outros pontos podem ser melhorados no processo de vendas de uma empresa do nicho alimentício e que pode interferir diretamente nos resultados obtidos pelo negócio como um todo.

Realizar ações de marketing também é algo complexo para o segmento, já que não é tão fácil entender o que deu certo e o que não deu, quais canais estão gerando mais resultados e o que deve ser feito nas próximas ações.

Tudo isso pode ser resolvido com a implementação de algumas melhorias, que nós trouxemos nesse artigo e você entenderá como fazer. Siga a leitura e aproveite!

Entendendo o mercado de restaurantes

Quantos restaurantes (que não são fast food) você consegue lembrar que alcançaram patamares de liderança nacional? Provavelmente você lembrou de 2 ou 3 que se destacam, como é o caso do Madero.

Entretanto, você já se perguntou por que as empresas desse nicho não alcançam proporções maiores de mercado? O que elas fazem de errado? Será que os gestores não possuem esse objetivo de expansão?

A realidade está coração do negócio, os fundadores. Geralmente, um restaurante é um lifestyle business, ou seja, é um negócio que foi criado porque o dono possui grande apreço pelo segmento.

Dificilmente, um food service é aberto por um empreendedor que visa gerar lucros e atingir um nível nacional de expansão. Estes tendem a investir no nicho de fast food, como Bob’s e Subway.

Inclusive, uma das falhas está, exatamente, em não rastrear vendas em restaurantes. Os clientes entram, consomem e saem sem gerarem qualquer tipo de dado relevante além dos produtos consumidos e do valor gasto.

Esta é uma característica que acaba minando o poder do marketing, já que esta é uma ciência que trabalha diretamente com dados e é aprimorada por meio deles. Se não existem dados, o marketing perde potencial.

Estabelecimentos reféns de plataformas

Outro comportamento natural é a utilização de plataformas de entrega, por exemplo, como o iFood e a criação de uma dependência delas. Dessa forma, as taxas se tornam um problema, pois diminuem a lucratividade do negócio.

Entretanto, a dependência de plataformas de terceiros está diretamente relacionada à impotência do estabelecimento para gerar a própria demanda e, assim, investir em um serviço próprio de entrega, por exemplo.

Esta virada de chave pode representar um aprimoramento no serviço de captação de clientes e uma redução de custos na entrega dos produtos, o que pode aumentar ainda mais a lucratividade.

Como rastrear vendas em restaurantes?

O processo de rastreamento de vendas em restaurantes é mais simples do que parece e não é executado pelo simples fato de o gestor não estar pensando no seu próprio crescimento.

O apreço pela profissão e o direcionamento para o operacional limita a visão do responsável e acaba fazendo com que este não enxergue as possibilidades existentes no nicho para obter mais resultados e um maior crescimento.

Cadastro de clientes

Em um primeiro momento, parece que o cadastro do cliente vai ser algo demorado e chato, como acontece em grandes redes de lojas de roupas ou departamentos, no cadastro para o cartão da loja, por exemplo.

No caso de restaurantes, o processo é muito mais simples e pode ser feito durante o processo de pagamento.

Afinal, quanto tempo demora para perguntar o nome e o telefone do cliente? Essas duas informações, aliadas ao comportamento de consumo do cliente, podem gerar dados valiosíssimos para a sua empresa.

Benefícios do rastreamento de vendas

O simples cadastro dos clientes pode gerar uma quantidade de insights para o seu negócio que, infelizmente, poucos donos de restaurantes valorizam.

Acontece que a geração de dados relevantes é a alma para a obtenção de melhores resultados e potencialização das ações de marketing.

A seguir, você entenderá quais são os principais benefícios de se rastrear vendas em restaurantes e como eles impactarão no seu negócio.

Compreensão do LTV

Ao identificar o cliente, você conseguirá rastrear a sua assiduidade, sendo assim, além de rastrear a venda no restaurante, você ainda consegue entender quanto ele gastou em um determinado período de tempo.

O LTV é fundamental para entender a recorrência dos clientes, o nível de satisfação dos mesmos e a qualidade dos produtos e do atendimento que está sendo entregue.

Se o LTV for alto, os clientes estão ficando satisfeitos e voltando para consumir novamente. Já nos casos de LTV baixo, ações de retenção precisam ser estabelecidas para melhorar a lucratividade do negócio.

Compreender o comportamento do cliente

Quais são os dados utilizados para formar os combos de um restaurante? Que informações foram geradas para definir o comportamento de compra do cliente? Estas são perguntas relevantes para qualquer food servisse.

Entender o que os clientes consomem, com qual frequência e qual a combinação dos pedidos é uma forma de criar opções ainda mais atrativas, assim como entender quais são os itens que merecem ações promocionais.

Fomentar ações de remarketing

Depois de sair do estabelecimento, que tipo de ação é realizada para que o cliente retorne? Rastrear vendas em restaurantes também tem o objetivo de impactar os clientes novamente após a primeira visita.

Um simples cadastro já faz com que seja possível a utilização da lista de clientes para a criação de públicos nas ferramentas de anúncios, fator que pode ser um diferencial na aquisição de clientes.

Extrair o máximo de cada ponto de venda

Depois de alcançar determinado patamar, é normal que os restaurantes busquem abrir novas unidades em outros locais da cidade, visando atender mais clientes e aumentar o faturamento.

No entanto, abrir filiais é um processo que custa muito caro e leva bastante tempo para gerar lucros de forma efetiva, tendo em vista o investimento que é empregado para a criação do novo ponto de venda.

Com isso, se faz necessária a extração do máximo potencial de cada ponto de venda, algo que também não é explorado pelos gestores dos estabelecimentos, reduzindo o potencial lucrativo do negócio.

Para fazer isso, várias ações podem ser executadas, inclusive em períodos que são considerados “mortos” para boa parte dos gestores.

Ao analisar os dados gerados pelos cadastros, o gestor pode perceber que o público masculino não está sendo muito impactado, ou que os homens costumam frequentar em determinados dias.

Dessa forma, ações específicas podem ser criadas, aumentando o LTV dos clientes e gerando receitas que não eram previstas. Algumas ideias de ações podem ser:

Promoções para a primeira compra em dias de baixo movimento

A segunda-feira é, tradicionalmente, um dia fraco para restaurantes. Porém, por que não reduzir a margem de contribuição dos produtos para adquirir clientes para esse dia?

Que tal uma promoção com um certo desconto na primeira compra para a segunda-feira, onde o seu restaurante poderá receber mais pessoas e, assim, ganhar um público que não consumiria normalmente.

Programas de fidelidades

Outra desculpa para fazer o cadastro. Ao invés de entregar um cartão que o cliente pode perder com o tempo, utilize um sistema que controle a recorrência do cliente.

Sendo assim, ele pode ganhar benefícios por consumir várias vezes no seu restaurante, como lanches grátis ou uma bebida, por exemplo.

Este tipo de ação fortalece o crescimento do LTV, justifica a realização do cadastro e potencializa o rastreamento de vendas no restaurante.

Marketing de influencia

Todas as pessoas possuem um nível de influência sobre aqueles que são mais próximos, seja na rede social ou dentro de casa. Por que não utilizar isso para gerar ainda mais demanda?

Uma promoção onde o cliente ganha um desconto por publicar uma foto marcando o seu restaurante pode ser uma excelente forma de ganhar mercado sem a necessidade de investir altos valores em mídia.

Além disso, influenciar pessoas é mais fácil quando a ação é realizada por alguém próximo. O amigo de uma pessoa tem muito mais poder de convencimento sobre o seu restaurante do que um anúncio no Facebook.

O mais simples funciona

Geralmente, a implementação de mudanças gera um certo receio em qualquer dono de estabelecimento, porém, existem algumas melhorias simples que fazem muita diferença nos resultados da empresa como um todo.

Rastrear vendas em restaurantes por meio de cadastros pode ser uma ação simples, que tomará 30 segundos do cliente no momento da saída, porém, que fará muita diferença para ações futuras de retenção dos consumidores.

Conclusão

Em vez de buscar abrir novos pontos ou investir em ações de marketing que exigem muito investimento, rastrear as vendas em um restaurante pode ser o primeiro passo para um crescimento exponencial.

As ações podem ser realizadas de forma mais assertiva, os seus clientes se envolverão de forma significativa com a marca e, com certeza, o seu faturamento tende a ganhar proporções muito maiores.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email