O que eu aprendi com Seiiti Arata?

É preciso ouvir cada vez mais histórias de sucesso que nos inspiram a crescer e acreditar em nossos sonhos e, quando conheci Seiiti Arata não tive dúvidas de que ele era uma dessas figuras.

Acompanhe mais um dos meus textos! Eu sou Max Satiro, e hoje vou mostrar para vocês tudo o que eu aprendi com um grande nome do empreendedorismo, Seiiti Arata! Não perca essa leitura!

Quem é Seiiti Arata?

Uma das primeiras lições que aprendi com Seiiti Arata é que a apresentação deve ser feita na primeira pessoa. Apesar de fazer parte do mundo corporativo, ele faz questão de se apresentar às pessoas contando sua trajetória pessoalmente.

Assim, da mesma forma como escrevo em meu blog, usando a primeira pessoa e mostrando a vocês tudo o que aprendi com diversas personalidades do mundo do empreendedorismo, Arata também usa esse tom menos formal para falar de si mesmo e de sua carreira.

Essa forma de escrever e de se apresentar aproxima muito mais as pessoas dele e de seu trabalho, já que dá ao texto um caráter muito menos formal e parece palpável para quem está lendo e conhecendo sua obra.

Assim, aprendi a lição com Seiiti Arata, somos pessoas comuns e devemos estar próximos uns dos outros, acessíveis para que outras pessoas possam se aproximar de nós e aí sim, dentro das empresas podemos aplicar a formalidade que é necessária ao mundo dos negócios!

A conversa lado a lado

A segunda e preciosa lição que aprendi com Seiiti Arata também deriva da primeira: simplicidade. Ele sempre se mostrou contrário aos consultores do mundo empreendedor que passam a se parecer com figuras de mestres inalcançáveis.

Para poder falar ao seu público, Seiiti Arata sempre fez questão de manter conversas lado a lado, olhos nos olhos, sem querer ser visto como alguém detentor do saber que não está ao alcance dos outros, sem uma posição de privilégios, como ele diz.

Isso é algo muito raro no mundo dos negócios e é principalmente por isso que acredito que sua obra é única e que Arata é uma das figuras mais importantes a serem estudadas quando pensamos em consultoria de negócios.

Apesar de todo esforço para demonstrar simplicidade e fugir da figura de mestre, o consultor afirma que esse posicionamento costuma afastar algumas pessoas de sua obra e até de sua vida. Explica porque isso costuma ocorrer e como isso também tem a ver com o sucesso dos negócios.

Não queira um guru

Seiiti Arata explica que grande parte das pessoas que pensam em começar um negócio ou estão interessadas no mundo do empreendedorismo costumam acreditar em soluções mágicas e por isso esperam um guru.

A maioria dos consultores se apresenta dessa forma, como um sábio, um guru que pode fazer a diferença para o sucesso ou fracasso do negócio do outro, enquanto ele acredita que seja o próprio empresário o responsável por esse sucesso.

Essa é uma das lições mais importantes que também aprendi com ele: cada pessoa é responsável pelo seu próprio sucesso, sendo os outros apenas orientadores, exemplos ou apoiadores.

Acreditando na capacidade das pessoas que estão nos ouvindo é que podemos fazer a diferença na vida delas e não nos mostrando como a única solução. Quem faz isso está desprezando a capacidade do outro de ser grande!

Esses são os primeiros ensinamentos de Seiiti Arata, hoje considerado um dos grandes nomes da consultoria empresarial no Brasil e no mundo, também um exemplo de simplicidade inigualável!

Não queira algo vindo do nada

Outro ensinamento que aprendi com Seiiti Arata é que as pessoas que procuram um guru o fazem porque desejam um caminho fácil, um milagre que as levará diretamente para o sucesso de seus negócios sem esforço.

Só que todas as pessoas de sucesso sabem que isso não é verdade, a não ser que você tenha herdado um reino todo muito bem gerido e ainda assim consiga manter a gestão para o crescimento dos negócios que recebeu de graça.

Mas para a grande maioria das pessoas que obtiveram sucesso em seus negócios o trabalho foi duro, assim como o desenvolvimento do caminho pessoal e profissional desses empreendedores não ocorreu de uma hora para outra.

Exatamente porque realizou treinamentos com pessoas de diversas áreas de atuação, Seiiti Arata conseguiu elaborar cada uma dessas histórias e transformá-las em referências para seu trabalho.

Implementar o que é ensinado em sua própria empresa e adaptar as técnicas dos consultores para seu próprio negócio talvez seja o maior desafio que as pessoas podem enfrentar. É preciso estar disposto a isso!

O mal da procrastinação

Seiiti Arata também me ensinou que a maioria das pessoas que fala em crescimento profissional deixa tudo para depois e que esse é um mal ligado à procrastinação.

Querer crescer, mas acreditar em milagre e não tomar nenhuma medida para implementar o que já aprendeu é o maior problema e também o que faz com que muitas empresas não saiam do lugar e fechem logo nos primeiros meses de existência.

Não existe crescimento exponencial vindo do nada! As histórias de que a empresa abriu e passou a vender milhões logo de cara não são verdadeiras a não ser que você possua um investimento realmente milionário e mesmo assim, questione se essas histórias são reais!

Arata Academy

A Arata Academy é a mais nova criação de Seiiti Arata, que disponibiliza vídeos grátis que também estão públicos no canal do Youtube, mais lista de vídeos privados somente para quem adquire seu conteúdo e alguns vídeos que podem ser acessados apenas ao colocar seu nome na lista de e-mails.

Assim, grande parte do conteúdo criado por Seiiti Arata está disponível para todos e compensa muito acessar esse conhecimento desenvolvido em anos de experiência por uma das figuras mais reconhecidas no mundo dos negócios! 

Não deixe de conferir a Arata Academy e conheça mais histórias como essa e veja tudo o que aprendi com as principais personalidades do mundo dos negócios no Brasil e no mundo! Continue seguindo o blog da V4 Company!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email