Vender mais Calçados Através do Marketing Digital

A sua empresa vende calçados em um estabelecimento físico ou online e você gostaria que as vendas decolassem, atraindo mais clientes? Então, você precisa colocar em prática boas ações de marketing.

Independente do porte do seu negócio ou do seu investimento, uma coisa é certa: é possível vender mais calçados através do marketing digital seguindo apenas alguns passos.

Abaixo, disponibilizamos nove dicas para fazer um bom marketing para sua loja de calçados, envolvendo materiais online e offline.

Portanto, se você tem interesse no assunto, prepare-se para excelentes dicas!

Vender mais Calçados Através do Marketing Digital

1. Mídias Sociais

Para alavancar as vendas, antes de tudo, é preciso definir e ter em mente qual o posicionamento da empresa no mercado e criar um plano estratégico, para então estabelecer as personas do negócio, ou seja, os perfis dos seus clientes.

Estar envolvido no digital não é uma estratégia exclusiva do comércio eletrônico. Esse é o principal meio de atração e descoberta do seu negócio, já que é o ponto de partida para atrair clientes nos estágios iniciais da jornada de compra.

Com mais pessoas conectadas, a presença digital das marcas tornou-se algo natural, indo além da apresentação de produtos ou do lançamento de coleções.

Para vender mais calçados através do marketing digital, é preciso lançar a sua coleção no online! E mais: as mídias sociais passaram a ser utilizadas como ferramentas para entender o comportamento dos consumidores.

Além disso, o uso estratégico das mídias sociais pode proporcionar aos times de marketing ou, até mesmo, aos lojistas, o poder de antecipar tenências e conseguir entregar aos clientes exatamente o que eles buscam.

Segundo o Ubersuggest, uma ferramenta utilizada para pesquisar palavras-chave, a expressão “loja de calçados” é pesquisada pelos brasileiros, em torno de 22.200 vezes ao mês no Google Brasil.

Pode levar alguns meses até a sua empresa alcançar os primeiros resultados nas ferramentas de busca. Todavia, se você dispõe de recursos para investir em anúncios, talvez não precise esperar tanto.

Isso porque, investir em link patrocinados do Google Ads é uma excelente forma de alcançar um público que, já está procurando por um determinado produto e, portanto, é um ótimo canal de marketing para sua loja de calçados.

No Google Ads, você também encontra a exibição em blogs e as estratégias de remarketing, que direcionam conteúdos para aqueles usuários que já pesquisaram por palavras-chave específicas.

3. Fidelize clientes e incentive as indicações

Muitas empresas oferecem descontos na primeira compra como forma de incentivar consumidores indecisos a finalizar a aquisição e fazer com que ele crie uma boa impressão sobre sua marca.

Um benefício desse tipo de ação é, que muitos desses novos clientes podem voltar a comprar em sua loja, atingindo o nosso objetivo, que é fidelizar clientes.

Isso, porque, vender para alguém que já é cliente é muito mais fácil e barato. Por isso, é muito importante também oferecer descontos e vantagens adicionais para clientes antigos, levando-os à indicar o seu negócio aos amigos.

Do mesmo modo, outra forma de se utilizar dessas fidelizações é o cashback, um método de compra e venda em que o consumidor recebe de volta parte dinheiro investido na compra.

Os programas de indicação também são excelentes formas de atrair um público por um custo menor. Basta oferecer brindes, vantagens e/ou descontos.

4. Eventos e patrocínios

Você também pode participar, patrocinar, ou mesmo organizar eventos e fazer parcerias com marcas que fazem sentido para a estratégia de posicionamento da sua empresa.

Tais eventos e patrocínios, podem ser divulgados pelas redes sociais ou por e-mail, direcionados a sua persona.

5. Aposte em mídias sociais

Nos dias de hoje, dificilmente você verá alguém que não faça parte de alguma rede social. De acordo com pesquisas, 66% da população brasileira utiliza redes sociais, podendo ser Google, Facebook, WhatsApp e Instagram, o YouTube, entre muitas outras.

Tenho certeza que irá encontrar o seu público-alvo nessas mídias. Portanto, busque conhecer todas as suas funcionalidades e utilizá-las, com hashtags e etiquetas de localização, em caso de loja física.

Se estiver querendo aumentar os seguidores, você pode realizar um sorteio que, certamente, trará um bom engajamento com sua página.

Outra excelente fonte de novos clientes nas mídias sociais para vender mais calçados através do marketing digital, são os anúncios. No Facebook ads, você encontrará opções excelentes para segmentação de acordo com gênero, interesses e até mesmo, a localização.

6. Utilize o Google Meu Negócio

Para que sua empresa apareça no Google Maps e nos resultados do buscador, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fundamental para aqueles que têm uma ou mais lojas físicas.

Além disso, o usuário pode encontrar, no buscador, o endereço e outras informações importantes da loja, como avaliações de clientes, fotos, endereço, horário de atendimento, site, e-mail e telefone.

Esta dica que, embora tradicional, costuma trazer bons resultados. Você pode enviar cupons de desconto para clientes fiéis, novidades sobre lançamentos e até mensagens automáticas sobre uma compra.

Entretanto, evite sobrecarregar a caixa de e-mails de seu cliente para que você não se torne algo negativo.

Faça o envio e gerencie através de softwares especializados, nos quais é possível criar listas e enviar e-mails personalizados para as personas, de acordo com o tipo e o modelo de calçado.

7. Produza conteúdo de qualidade

Anúncios costumam apresentar resultados mais rápidos, porém, a maioria dos internautas clicam em links orgânicos, na página de resultados do Google.

Por isso, investir na produção de conteúdo, também é uma excelente estratégia de marketing para lojas de calçados, já que permite você criar um espaço que servirá de blog em seu site e produzir conteúdos relacionados aos produtos com os quais trabalha.

Por exemplo, se a sua empresa tem como carro chefe, sapatilhas para o dia a dia, você pode dar dicas sobre as vantagens dos modelos confort.

Vale lembrar que, produzir conteúdo de qualidade e direcioná-los de acordo com o perfil de clientes, é uma excelente forma de posicionar a sua marca como uma autoridade no mercado.

8. Organize a sua loja

Entretanto, outra forma de atrair clientes e vender mais calçados é caprichar na organização e apresentação da loja, sobretudo, da vitrine.

Quando você posta fotos da sua loja nas redes sociais, por exemplo, a aparência do local costuma chamar a atenção.

Garanta que a decoração esteja de acordo com o estilo do público-alvo e, em datas comemorativas, faça algumas mudanças interessantes, de forma que seu cliente se sinta motivado a entrar.

Se você tiver um e-commerce, atente-se com a velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, como tablet e smartphone, e à facilidade de navegação, crie um site intuitivo, capaz de se antecipar as necessidades, gostos e desejos dos seus clientes.

Busque sempre oferecer em sua loja: novidades! Clientes se interessam por produtos diferentes sempre.

Mantenha seu estoque preparado para repor os produtos faltantes e adicionar novos produtos para que o cliente se sinta sempre convidado a visitar a sua loja e, por consequência, realizar a compra.

9. Promova as no WhatsApp business

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para vender mais calçados através do marketing digital. Por meio deste app, você pode enviar mensagens para vários contatos, de uma só vez, desde que essas pessoas o tenham adicionado à lista de contatos.

Você pode cadastrar mensagens automáticas, para quando você está ausente, criar linhas de transmissão e marcar seus contatos com etiquetas, que o ajudam a categorizar os clientes de acordo com seus critérios.

10. Busque ser o melhor

Entre no mercado para ser o melhor e explore todos os benefícios do marketing digital para fazer isso acontecer!

Estude o mercado, a sua concorrência, conheça os gostos, as necessidades e os desejos de seus clientes.

Procure investir em diferencial, oferecendo aquilo que os seus concorrentes não oferecem, não falamos somente em relação aos preços, mas agregue valor ao seu produto, à sua marca e divulgue isso.

Treine sua equipe para ser a melhor, procure os melhores fornecedores que lhe proporcionem um produto de boa qualidade, e certifique-se de oferecer a melhor experiência.

Conclusão

Se a sua empresa vende sapatos, tênis, sandálias e artigos relacionados em um estabelecimento físico ou na internet e você quer atrair mais clientes, colocar em prática ações eficazes de marketing digital como as descritas acima, trará excelentes resultados.

 O primeiro passo, basicamente, é definir as diretrizes básicas de posicionamento da empresa no mercado, criar um plano estratégico e, é claro, definir as personas do negócio, isto é, estabelecer os perfis de clientes ideais.

Só então, com esse direcionamento, os gestores podem escolher canais para investir e desenhar estratégias para obter um bom retorno sobre o investimento.

Neste artigo, indicamos 10 maneiras de fazer um bom marketing para loja de calçados, entre ações online

Agora que você já conhece 10 grandes sugestões de marketing para loja de calçados, coloque-as em ação na sua empresa. Crie um plano estratégico que defina os recursos para cada uma das atividades.

Além disso, leve em consideração as limitações de tempo e dinheiro da companhia e desenvolva campanhas excelentes, de bom retorno sobre o investimento.

Prefere contratar uma Assessoria de Marketing?

Nós da V4 Company podemos te ajudar nisso! Clique Aqui e saiba mais.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email