WHATSAPP MARKETING: Guia para o Seu Negócio!

Que o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo você já sabe, porém, nem todo mundo conhece o potencial que o WhatsApp Marketing possui para alavancar o seu negócio.

Quando se fala em estratégia de marketing, normalmente as empresas pensam em Facebook, Instagram, Google, Youtube e em muitos outros canais, porém, nem sempre o mensageiro verde é lembrado.

No entanto, é preciso ressaltar que o WhatsApp é uma das ferramentas com maior potencial de venda dentro de uma estratégia de marketing. Isso acontece por vários motivos e nós falaremos deles mais à frente.

Além disso, não se pode ignorar o fato de que o aplicativo de mensagens já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários espalhados por todo o mundo. Sem contar que, só no Brasil, já são mais de 100 milhões de adeptos.

Com um número de usuários brasileiros que representa a metade da população total do país, é praticamente impossível que o seu cliente não utilize o WhatsApp quase que diariamente.

Para se ter uma ideia, a taxa de abertura de mensagens no app é de aproximadamente 98%. Ou seja, a cada 100 mensagens que a sua empresa enviar para os clientes, uma média de 98 delas serão abertas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de utilizar o WhatsApp Marketing na sua estratégia de negócio, siga a leitura e entenda como fazer isso da forma correta e obter resultados significativos.

WHATSAPP MARKETING: Guia para o Seu Negócio!

Principais motivos para incluir o Whatsapp Marketing na sua estratégia

Sendo um dos aplicativos mais utilizados em nosso país, o WhatsApp precisa estar sempre no radar das suas campanhas de marketing.

Mesmo que ele não seja utilizado em 100% delas, mantê-lo ativo e atendendo clientes é fundamental para que as suas taxas de conversão aumentem e os lucros do seu negócio possam ganhar potencial.

Para te ajudar a entender melhor, listamos alguns benefícios da ferramenta para a sua empresa. Confira!

Aproximação do cliente

É fato que uma conversa no WhatsApp é um dos contatos mais próximos que uma empresa pode ter com o seu cliente, junto com o telefone, se não existir contato físico.

Uma conversa bem conduzida no aplicativo de mensagens é capaz de construir um relacionamento com clientes e prospectos, tornando a sua marca mais relevante na cabeça das pessoas e gerando ainda mais credibilidade.

Além disso, o WhatsApp ainda entrega a maior liberdade possível durante o diálogo com o seu público, permitindo que qualquer formato de mensagem seja enviado, desde texto até vídeos e/ou ligações.

Aumento da possibilidade de conversão

As pessoas confiam muito mais em pessoas quando o assunto é realizar qualquer tipo de compra ou contratação. Não é à toa que as lojas possuem os seus vendedores e estes realizam vendas constantemente.

O suporte próximo, a possibilidade de tirar dúvidas e garantir que determinado produto ou serviço satisfaz as suas necessidades são fatores determinantes para que um cliente decida efetuar ou não a conversão desejada.

Além disso, no caso de vendas mais complexas, o WhatsApp Marketing permite, inclusive, que o atendente dissolva possíveis objeções dos prospectos e personalize a oferta de acordo com as necessidades de cada um.

Esses artifícios, durante um processo de venda, são decisivos e quase sempre diferenciarão a sua marca dos seus concorrentes. Portanto, comece a considerar este canal agora mesmo para o seu marketing.

Facilitação do processo de compra

Vamos analisar dois cenários e você dirá qual é mais interessante para você:

  • Utilizar um canal da empresa para se comunicar com os clientes, fazendo com que eles tomem decisões em um ambiente que não é familiar;
  • Utilizar um canal do cliente para se comunicar com a empresa, fazendo com que eles tomem decisões em um ambiente extremamente familiar.

O fato de o WhatsApp ser um território conhecido torna o processo de compra e venda mais fácil. Naturalmente, o cliente estará menos propenso ao comportamento “defensivo” e você terá maior abertura de diálogo.

Além disso, ao acessar um site ou qualquer outro ambiente da empresa, a possibilidade de se conectar via WhatsApp costuma chamar a atenção dos clientes em um aspecto extremamente positivo.

Menor custo

Este é um dos maiores benefícios, provavelmente, para que uma empresa realize as suas vendas.

Fora do WhatsApp, qualquer ferramenta de diálogo que entregue as possibilidades que o mensageiro proporciona são pagas e os custos nem sempre são acessíveis, a depender do poder aquisitivo do seu negócio.

Porém, com o advento da inserção do WhatsApp Marketing na sua estratégia de vendas, os seus custos tendem a reduzir, a taxa de conversão tende a aumentar e a satisfação do cliente também.

Principais formas de utilizar o WhatsApp nas ações de marketing

A versatilidade de possibilidades dentro do WhatsApp é um dos principais trunfos da ferramenta dentro de uma estratégia. No entanto, normalmente ele será utilizado em três frentes para um negócio.

Ao mesmo tempo que esta é uma ferramenta extremamente acessível e que está no smartphone de quase todos os brasileiros, ele também é um ambiente pessoal e privativo dos seus clientes.

Portanto, saber utilizá-lo da forma correta é uma regra básica para não colocar todo o seu planejamento em risco.

Ferramenta de suporte ao cliente

Este é um formato onde a sua equipe de vendas não abordará os clientes de forma agressiva. Contudo, o canal será utilizado como um meio de relacionamento, solucionando dúvidas e se mantendo por perto do cliente.

Naturalmente, com essa aproximação, é comum que a maturidade do cliente para novas compras esteja um pouco mais aguçada, já que ele já tem noção que o seu negócio dá todo o suporte necessário e está sempre à disposição.

Realização de vendas de forma reativa

Neste formato, a sua equipe de vendas trabalhará de forma passiva, recebendo os contatos via WhatsApp e atendendo-os de forma a converter os leads que chegarem.

Apesar de possuir uma alta taxa de conversão, os vendedores servirão como um facilitador para uma decisão que, na maioria das vezes, o cliente já tomou, que é a de comprar.

Realização de vendas de forma proativa

Esse é um método delicado e que deve ser colocado em prática com muito cuidado por qualquer negócio. Afinal, já falamos anteriormente que o WhatsApp é um local privativo para os usuários.

Dessa forma, receber ofertas inesperadas pode gerar um impacto negativo e acabar manchando a imagem que a sua empresa construiu com todo o atendimento.

Por isso, dê prioridade para os outros métodos, deixando este para momentos em que o cliente já imagina que o seu contato virá e, que deve ser feito de forma extremamente pessoal e nada robotizada.

Whatsapp Marketing na sua estratégia de vendas

Depois de entender os benefícios do WhatsApp Marketing, é fundamental que você saiba como aplicar esse canal na sua estratégia de vendas. Isso porque erros nessa mídia podem ser muito prejudiciais para o seu negócio.

Comunique-se com o público da forma correta

Entender quem é o seu público, quem são as pessoas que serão contatadas via WhatsApp e quais são os pontos que serão abordados durante o diálogo é fundamental para que a utilização da ferramenta seja assertiva.

Para isso, a construção das personas é fundamental, de modo que elas guiarão a forma como você se comunicará com as pessoas dentro do app de mensagens.

Ademais, procure entender o perfil do cliente logo nas primeiras mensagens. Em alguns casos, uma conversa formal será indicada, porém, para alguns públicos a utilização de GIFs e figurinhas é muito interessante.

Utilize o WhatsApp Business

Criado especificamente para que as empresas se comuniquem com seus clientes de forma profissional, o WhatsApp Business entrega uma série de funcionalidades importantes para o seu negócio.

Fatores como informações detalhadas no perfil, configuração de mensagens automáticas e algumas métricas disponibilizadas são muito interessantes para compor a sua estratégia como um todo.

Torne a comunicação pessoal e personalizada

Por mais que exista a possibilidade de automatizar boa parte dos diálogos, se o seu objetivo é converter clientes pelo WhatsApp a saída será sempre tornar as conversas mais pessoais.

Devido à evolução dos chatbots, as pessoas estão um pouco cansadas de conversar com robôs e dão muito valor quando percebem que estão sendo atendidas por pessoas.

Fatores como a utilização de diálogos mais descontraídos e do próprio nome do cliente são fundamentais para o aprimoramento do relacionamento.

Não seja invasivo

Nossa última dica é, na realidade uma regra dentro do WhatsApp Marketing. Diversos negócios utilizam o contato dos clientes para enviar promoções sem o mínimo de conversa ou de relacionamento.

Esse tipo de conduta torna o processo ainda mais difícil e as chances de conversão reduzem e muito.

Além disso, também procure tomar cuidado com o excesso de mensagens, a utilização de listas de transmissões e a inclusão dos clientes em grupos sem a sua autorização.

Tudo isso pode soar intrusivo e acabar prejudicando uma oportunidade de aproximação que o seu negócio tem, que é o WhatsApp.

Conclusão

Aproveitar os benefícios do WhatsApp Marketing e tomar os devidos cuidados na comunicação com os clientes são atitudes que podem alavancar os seus resultados, inclusive com custos muito baixos.

Portanto, treinar a equipe para um atendimento de qualidade e gerar tráfego para os canais de mensagens são sempre um importante caminho para o sucesso nas vendas por meio do mensageiro.

V4 Company

Potencialize suas vendas com o método que vem transformando o marketing digital. Saiba mais sobre como a V4 Company pode ajudar o seu negócio. Clique Aqui para saber mais.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email