Marketing Digital: 15 dicas valiosas para deslanchar suas campanhas!
Thiago Souza
26 de julho de 2016
Google Adwords, Rede de Display, Taboola, Blogs independentes, Linkedin Ads, Facebook Ads, inbound Marketing, gatilhos mentais, unbounce, landing pages… Os termos, fontes de tráfego e ferramentas do mundo do marketing digital são inúmeros e poderíamos fazer um glossário de 100 páginas sobre eles, mas ainda assim não seria o suficiente.
Esse “mundo mágico” é realmente bastante complexo, e capaz de trazer resultados jamais antes vistos em qualquer estratégia tradicional. Por isso diariamente compartilhamos conteúdo gratuito de qualidade aqui no blog!
Hoje vamos trazer 15 dicas rápidas e valiosas de marketing digital que com certeza farão diferença para a sua empresa:
- Ao anunciar no Google Adwords, evite palavras muito amplas, procure ser o mais específico possível. Seguindo a teoria de cauda longa, quanto mais específico o termo, mais assertivo, menor a concorrência e mais barato e otimizado será o seu anúncio.
- Jamais invista todo o seu orçamento em um único argumento por julgar que o mesmo é o mais relevante. Explore todos os atributos do seu produto e todas as personas distintas dentro do seu público. Só após muitos testes você estará pronto para julgar o que funciona ou não.
- Se essa for a sua primeira vez anunciando no Facebook Ads, dê preferência para imagens com cores fortes e contrastantes, que chamem a atenção do usuário. O logo da empresa tende a não funcionar muito bem. Priorize pessoas, mulheres felizes, de preferência.
- Jamais invista todo o seu orçamento em uma única fonte de tráfego. Faça testes em Google Adwords, Taboola, Facebook Ads, Blogs independentes e dilua o seu orçamento a fim de otimizar os seus resultados.
- Não compre listas de e-mail, por mais que pareça uma boa ideia. Esse caminho, apesar de parecer muito sedutor, é fadado ao fracasso uma vez que a sua comunicação cairá em spam facilmente, já que o usuário não tem qualquer relação com a sua empresa.
- Ao utilizar softwares de e-mail marketing, evite imagens muito grandes. A grande maioria das plataformas que utilizamos é limitada e e-mails com grande volume de imagem caem na caixa de spam do usuário.
- Evite palavras muito “batidas” em seus disparos de e-mail. Termos como “fre”, “clique aqui” no assunto apesar de parecerem uma boa ideia, muitas vezes são interpretados como spam e a comunicação acaba nem chegando ao usuário.
- Existe uma linha muito tênue na construção de relacionamento via e-mail marketing. Se você enviar muitos e-mails, as pessoas irão cancelar a assinatura. Se você enviar pouco ou nenhum, não existirá relacionamento. O ideal é, na média, 1 por semana.
- Ao produzir conteúdo para o seu site, página no Facebook ou e-mail marketing, considere “quebrá-lo” e formatá-lo para ser consumido de maneiras distintas. Grandes blocos de textos costumam não funcionar bem no ambiente online.
- Tenha uma postura ativa de vendas, mas evite forçar a barra. Crie propostas de valor, mas entregue conteúdo gratuito relevante também. Nesse sentido o inbound marketing funciona muito bem porque você irá conquistar a atenção do público ao invés de comprá-la.
- Produza sempre conteúdo inédito. Ainda que você não tenha tanto tempo para se dedicar a isso, antes feito do que não feito. Jamais copie conteúdo de outros portais, isso além de “pegar mal”, não vai ajudar a otimização nos mecanismos de busca.
- Ao escrever conteúdos para o seu blog ou página, crie uma linha editorial e organize uma estrutura com títulos em tópicos. Isso irá auxiliar naqueles dias que “faltar inspiração”, aumentando a produtividade e diminuindo a procrastinação.
- Faça o papel de “detetive” buscando canais que o seu cliente em potencial consome, marcas que se relaciona e concorrentes seus. Estude o seu público e será muito mais fácil criar a comunicação certeira para o seu cliente ideal.
- Ao contrário do que muita gente pensa, um grande número de fãs no Facebook só tem valor por prova social. Na prática, o algoritmo do Facebook não mostra publicações de empresas para o usuário que curtiu sua página, a menos que a publicação seja impulsionada.
- Utilize as redes sociais para de fato se relacionar com a sua audiência. Siga de volta, compartilhe publicações que o seu cliente marcou você e esteja atento para responder qualquer dúvida, crítica ou elogio.
Você já conhecia algumas dessas dicas? Experimente aplicá-las e tenho certeza que você colherá excelentes resultados logo!