capa conteudo 3 erros marketing digital

Thiago Souza

Thiago Souza

23 de janeiro de 2020

Pare de cometer os 3 erros mais comuns no marketing digital

Erros são comuns em qualquer área, entretanto podem ser potencialmente danosos quando o assunto é marketing digital. Caso você esteja mais ambientado com as práticas do ramo ou caiu de paraquedas neste último ano durante a última semana, hoje apresentamos os três maiores erros de quem trabalha com o marketing digital e mais uma dica bônus ao final.

Nunca é tarde para reconhecer deslizes de atuação. Entretanto, é necessário diagnosticá-los o quanto antes, a fim de corrigir e buscar melhores resultados para a sua empresa e para seus clientes.

1. Entenda as potencialidades do MKT digital

Para começar, uma realidade polêmica: Marketing digital não é a mesma coisa que vender infoproduto. Muitos clientes buscam os nossos serviços acreditando que este é o tipo de serviço oferecido, afunilando tudo em links afiliados.

Realmente embalar um serviço em como um produto digital realmente pode ser um procedimento mais simples. Contudo, esta prática não PODE ser a regra.

Marketing digital nada mais é do que o marketing tradicional – com estratégias que dão certo há 30 anos – só que aplicadas a um cenário digital. A grande vantagem agora reside no poder de segmentação deste ramo. Além disso, há o destaque das inúmeras possibilidades de mensuração, uma vez que podemos contar quantas pessoas viram aquela peça, entre outras métricas importantes.

2. Busca por soluções unilaterais

Outro erro recorrente é a busca por soluções unilaterais. Uma única estratégia que funcionará perfeitamente, a “bala de prata”. Apesar de existirem OFERTAS com esse viés, não são vão atender às expectativas e às necessidades de demanda de uma empresa.

Se um cliente busca opções em Google ads, o profissional mediano irá lhe entregar o que foi pedido. Já o um marketeiro de qualidade acima da média deve apresentar outras possibilidades, como ads no Facebook. Estratégias únicas de tráfego, ainda que demonstrem resultados, acabam por limitar soluções, não contemplando o cliente nas suas particularidades.

Não pode-se oferecer apenas uma opção, colocando todos os ovos em uma única cesta. O objetivo precisa contemplar todas as oportunidades que o cliente tem e assim buscar assertividade nas soluções de marketing digital.

3. Cuide do seu cliente

O terceiro erro é referente à identidade de uma empresa. 

Nenhum empreendimento tem apenas uma persona, correspondente a um alvo. O negócio precisa sempre manter uma carteira de clientes diversa. Isso é ainda mais evidente com empresas b2c, que vendem diretamente ao consumidor final.

Muitos empreendimentos que poderiam vender para diversos nichos acabam se limitando dentro das inúmeras possibilidades que existem.

Busque um montar um grid de clientes, entendendo quem é o público que você gostaria de atender na sua empresa, e buscando os objetivos finais de cada cliente e o que ele representa para o negócio.

Para montar esta grade de prospectivos clientes, aqui está a dica extra: tente antever problemas que podem ser resolvidos por alguma solução que você vende. Como assim?

Pessoas têm problemas para os quais você tem a solução. Entretanto, você precisa oferecer essa solução, e pode empregar marketing digital para chegar a mais pessoas e, consequentemente, vender mais. Mas sério, como assim?

Suponhamos que você tenha uma academia, que busca aumentar a rentabilidade. Até então, o seu foco era em homens e mulheres de 20 a 40 anos, que buscavam o emagrecimento. Entretanto, a sua empresa se localiza em um bairro com um grande número de idosos.

Por que não buscar estratégias para este público, enfocando mais nas necessidades da galera 60+, como melhor qualidade de vida através de exercício físico de baixo impacto?

A ideia é sempre apostar no marketing digital como uma ferramenta para impulsionar os seus negócios e fazê-los crescer, buscando potencializar suas vendas e seu rendimento empresarial. O objetivo principal é chegar a mais pessoas de forma mais inteligente e bem focada.

Evite cometer erros mais comuns no marketing digital com uma assessoria

Cometer erros é normal, mas isso não pode acontecer se você está focado em vender mais. Por isso, se você busca formas de se destacar no digital e aumentar seu faturamento, contar com uma assessoria de marketing pode ser um primeiro passo.

Mas como uma assessoria pode me ajudar? Confira o vídeo do que a V4 Company faz e entenda o que a maior assessoria de marketing do Brasil pode fazer pelo seu negócio.

logo v4 company blog