Thiago Souza

Thiago Souza

17 de maio de 2019

A Inclusão digital dentro das empresas brasileiras: Teoria X Realidade

INTRODUÇÃO

Dentro de um mundo cheio de oportunidades, o Marketing Digital apresenta vários benefícios. Devido a facilidade da tecnologia em favor do uso de ferramentas de Marketing Digital, os resultados são disponibilizados em tempo real, facilitando e muito a tomada de decisão baseada em dados de tráfego de site para melhor monitoramento. Como define Conrado Adolpho Vaz:

Numa visão de mercado mais abrangente com relação ao Mercado Digital encontramos benefícios para pequenas e médias empresas, que podem se beneficiar dentro de um mercado tão concorrido, Eric Santos (2010, s. p.), destaca que “O Marketing digital é mensurável, conseguimos desta forma medir todos os detalhes da campanha, e de certa forma definir onde ficam melhor alocados nossos investimentos”.

Ademais, as estratégias de Marketing Digital segundo Torres (2009, p. 70) são divididas em sete categorias, “Marketing de Conteúdo; Marketing nas Mídias Sociais; Marketing Viral; E-mail Marketing; Publicidade On-line; Monitoramento”.

Entre muitos dos outros benefícios, Larissa Carlos (2016, s.p.), aponta alguns deles “Custo benefício positivo; Segmentação de público; Captação de audiência; Fidelização de público; Mensuração”.

Afinal em médio e longo prazo aumentará a presença online da marca da empresa. Além disso, criará um melhor relacionamento com os clientes, aumentará a autoridade da marca da empresa, terá concorrência com empresas maiores, terá maior fidelização com os clientes, o público será mais segmentado, e os resultados atingidos terão valor em longo prazo.

Devido à carência de profissionais ou até mesmo de agências de Marketing Digital, que em alguns casos não atendem as necessidades das empresas, são cometidos muitos erros, tanto nos processos gerenciais e operacionais das empresas, o que acarreta em perdas tanto para agências de marketing digital, empresas e profissionais do ramo. Entre eles podemos citar a falta de planejamento como apontado por Alberto Valle em 2015:

Embora um dos piores erros de marketing digital, e também um dos mais comuns, é não criar um plano de marketing digital que vá orientar as ações nos diversos canais. É praticamente como navegar sem uma bússola ou então dirigir um carro apagado em uma estrada escura. Você simplesmente não sabe para onde está indo e se por um acaso chegar, não irá perceber isso (VALLE, 2015, s.p).

Muitos profissionais que ocupam cargos privilegiados em empresas com carreira consolidadas e com boa remuneração estão trocando de área para trabalhar com Marketing Digital, como aponta Natanael Oliveira (2017, s.p.), que comenta “com um salário de R$120 mil por ano e respeitado na empresa, abandonou tudo para trabalhar com Marketing Digital e teve uma história de sucesso”.

Similarmente, dentro das Mídias Sociais é onde as empresas deveriam dar maior atenção, pois cometem erros que poderiam ser evitados. Um dos mais comuns, por exemplo, é não manter uma frequência consistente de publicações nas Mídias Sociais.

Se as aplicações de Marketing Digital forem aplicadas de forma correta, podem mudar a história de qualquer empreendimento, como nos casos que veremos a seguir.

João Alves, em 2014, cita o caso da Clínica Sérgio Correia no ramo de Odontologia, localizada na cidade de Curitiba, com o suporte da empresa Creativebizz, desenvolveu um novo site com restruturação da parte de SEO. Fez com que o novo site fosse mais atraente e tivesse conteúdo mais relevante para o visitante. Em um período de oito meses houve um aumento de 730% nas visitas da página do cliente.

Agora, um case de sucesso Marketing Digital

Conquanto, como é citado por Gabriel Portilho em 2016, a Bertholini Imobiliária, localizada no Rio de Janeiro, conseguiu se destacar no mercado imobiliário com a utilização de técnicas de Marketing Digital, considerado hoje um case de sucesso no mercado imobiliário.

Gabriel Portilho é consultor de Marketing Digital e fundador da primeira Agência de Inbound Marketing Imobiliário, trabalhando em empresas do segmento imobiliário nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo foi escalado para realização de ações de Marketing Digital para a imobiliária.

Inesperadamente a restruturação da imobiliária começou no final de 2014, teve como foco principal a utilização da Internet para fidelizar seu público, e atingir potenciais novos clientes. O desafio da imobiliária era construir do zero através da web, novas estratégias para atrair vendedores e compradores de imóveis no bairro nobre do Rio de Janeiro conhecido como Grajaú. Através de ações de Marketing de Conteúdo, com produção de conteúdo relevante para atingir o público alvo da imobiliária, desta forma através da Internet o objetivo era se diferenciar das grandes imobiliárias na região.

O processo interno da imobiliária antes do Marketing Digital funcionava da seguinte forma, o contato era direto com o vendedor para realizar todo o processo de pesquisa, apresentação e aquisição dos imóveis. Depois de implantado o processo de Marketing Digital, foi criado ao público conteúdo de relevância através da Internet, e o contato com os vendedores era feito somente no final do processo de compra dos imóveis na região.

Principalmente dos resultados alcançados pela imobiliária, ela conseguiu um melhor posicionamento de mercado, devido a estratégia de Marketing de Conteúdo, para os clientes é muito mais interessante uma pequena imobiliária especializada na região do que uma grande imobiliária que atua em todas as regiões da cidade.

Primeiramente outro diferencial é que o público hoje já tem como referência a imobiliária por já ter uma estrutura sólida online construída. Algumas estratégias de médio e longo prazo foram aplicadas como a principal delas foi o Marketing de Conteúdo que na definição de Cláudio Torres em 2009:

Posteriormente é o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto.

Portanto o marketing de conteúdo é uma das ferramentas on-line disponíveis para utilização em sua estratégia de marketing (TORRES, 2009, p. 87).

Entretanto além do Inbound Marketing definido por Carlos Justino em 2016 “O InboundMarketing, afim de uma tradução literal para o português poderia ser chamado de ‘Marketing de Entrada’, mas também tem sido conhecido por alguns como ‘Marketing de Atração’ ou o ‘Novo Marketing’. Ambas estratégias geram tráfego orgânico, ampliando e gerando mais negócios num prazo programado de até dois anos.

Eventualmente com as ações de Marketing Digital a captação de Leads qualificados foi ampliada, que é exatamente o público alvo da imobiliária com capacidade de gerar novos negócios. Com todas estas ações em apenas um ano de investimento em Marketing Digital a imobiliária já tem ótimos resultados e vem crescendo cada vez mais.

Mas como a Bertholini criou toda essa campanha online de sucesso? Gabriel Portilho 2016 destaca:

Decerto quando se tem objetivo de desenvolver campanhas na Internet, sabemos que é um caminho difícil. É preciso ter conhecimentos multidisciplinares em programação para web, design, publicidade, redação e plataformas de tecnologia para conseguir desenvolver bem o Marketing Digital Imobiliário (PORTILHO, 2016, s.p.).

Igualmente o sucesso alcançado pela Bertholini Imobiliária, foi montada uma equipe para atender esse Case de Sucesso, desta forma foi fundada a P10 Imob Digital, a primeira Agência de Inbound Marketing totalmente especializada no Mercado Imobiliário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Marketing Digital consiste em utilizar a Internet como ferramenta para difusão de comunicação, publicidade, propaganda e todo o conjunto de estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do tradicional marketing.

A fim de que, pode-se concluir que o Marketing Digital é uma prática de fundamental importância para sobrevivência das organizações num atual cenário de recessão econômica.

logo v4 company blog